fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Afinal, existe a “bolha” dos imóveis comerciais para varejo?

Redação de Redação
20 de março de 2014
no Artigos, Pontos Comerciais
0

De fato, tem sido comum visitar shopping centers recém-inaugurados e verificar que existe uma profusão de tapumes. Em alguns casos, há mais tapumes que lojas em funcionamento. A cena incomoda, pois é muito desagradável ver empreendimentos com bela arquitetura e grande magnitude completamente vazios de lojas e de público.

O Brasil ganhou 87 shoppings nos últimos 3 anos e nos próximos 3, preveem-se cerca de mais 120 novos empreendimentos. O ritmo é espantoso. O Brasil atualmente é o país do mundo com o maior número de shoppings em construção. Nem a China, a Índia, EUA e Rússia o superam.

A oferta de novos shoppings cresceu tanto que assustou os lojistas. Afinal, diante de todas as opções surgem os dilemas: qual será aquele que vai “pegar” mais rápido? Como não errar e apostar no empreendimento certo? Infelizmente, são pouquíssimos os shoppings que já nascem “arrebentando de vender”. A lógica natural é de que os consumidores demandam um certo tempo para mudarem seus hábitos de locais de compra. Estatisticamente, este movimento é lento e, em média, um empreendimento demanda cerca de 3 a 5 anos para maturar. Diante disto, os lojistas têm preferido aguardar (especialmente os lojistas satélites e as redes de franquias) e esperar o empreendimento inaugurar, ao invés de comprar uma loja na planta, e de acordo com os primeiros resultados de vendas do shopping, tomar a decisão por investir ou não. Preferem não pagar para ver. Como a oferta de shoppings novos é maior do que o plano de expansão da maioria das redes de lojas, não existe pressa na tomada de decisão. A ordem muitas vezes é de não correr riscos e de não se precipitar.

Mas então, por que os empreendedores de shoppings continuam mantendo os seus projetos se correm o risco de inaugurar os shoppings com poucos lojistas? Bom, houve alguns recuos e paralisações, é verdade. Os investidores estão mais cautelosos. Porém, muitos dos empreendimentos em construção neste momento foram planejados há algum tempo. No auge da economia brasileira, entre 2011 e 2012, captaram recursos por meio de fundos imobiliários, alguns internacionais, e precisam cumprir as metas estabelecidas com os investidores destes fundos. Muitas vezes não dá para simplesmente parar um projeto. Além disso, existe o fator oportunidade, representado por terrenos já adquiridos, mercados pouco explorados, timing em relação à concorrência, contratos já firmados com as lojas âncoras e a premissa de que os empreendimentos e os investimentos têm uma visão de longo prazo, já incorporada nos planos de negócios.

O paradoxo é que, enquanto o panorama entre os novos shoppings é de poucos lojistas, nos shoppings considerados “maduros”, quase inexiste vacância. Pelo contrário. Alguns bons pontos quando surgem são quase disputados a tapas. Não faltam lojistas. E muitas vezes dispostos a pagar um preço alto. Nestes empreendimentos, tanto os valores de luvas quanto de aluguel estão no seu maior nível histórico. Com tendência de alta.

Como se vê, a lei da oferta e procura rege fortemente este mercado.

Afinal, o varejo está expandindo? Sim, consultando as grandes redes de varejo e franquias, unanimemente continuam apostando no crescimento do consumo das famílias brasileiras para manterem seus planos de expansão. Só que não querem expandir a qualquer custo e de qualquer forma. Querem bons pontos, em condições comerciais adequadas.

Além da profusão de novos shoppings, o Brasil também deteve no ano passado o título de país com o maior número de estreias de redes varejistas no mundo. Foi anunciada a entrada de 45 redes internacionais de varejo só no ano passado. Gigantes como GAP, Apple, H&M, Forever 21 e Cotton On, entre outras.

Como se vê, não faltará concorrência entre shopping centers e varejistas no mercado brasileiro. Os próximos anos prometem!

Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br), sócio-diretor da BG&H Retail Real Estate.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Postagem anterior

Metodologias de T&D decorrentes do novo consumidor

Próxima Postagem

Como surpreender os consumidores?

Redação

Redação

Relacionada Posts

Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário
Artigos

Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário

20 de janeiro de 2021
Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia
Artigos

Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
Foodservice pós-pandemia: megastore, flagship ou complexo gastronômico
Artigos

Foodservice pós-pandemia: megastore, flagship ou complexo gastronômico

19 de janeiro de 2021
Os três “R”s para o sucesso do relacionamento com o cliente
Artigos

Os três “R”s para o sucesso do relacionamento com o cliente

19 de janeiro de 2021
Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia
Artigos

Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia

18 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade
Artigos

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
Próxima Postagem

Como surpreender os consumidores?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário

Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário

20 de janeiro de 2021
Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia

Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia

Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
NRF 2021: Consumidor quer entrega no mesmo dia e passo a passo do serviço

NRF 2021: Consumidor quer entrega no mesmo dia e passo a passo do serviço

20 de janeiro de 2021
NRF 2021: Consumidores cobram cada vez mais sustentabilidade das empresas

NRF 2021: Consumidores cobram cada vez mais sustentabilidade das empresas

20 de janeiro de 2021
Nova loja Fast Shop no Shopping Ibirapuera /Crédito: Jozzu Ribeiro

NRF 2021: Entrega em 2 horas da Fast Shop é destaque em painel sobre futuro do varejo

19 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: