fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A impressionante expansão do Franchising

Redação de Redação
20 de março de 2014
no Artigos
0

O sistema de franquia tem crescido de importância como estratégia de expansão de negócios no setor de varejo e de serviços em todo o mundo e, particularmente no Brasil, ao possibilitar uma combinação virtuosa entre o forte interesse pelo empreendedorismo individual conjugado com o suporte de marcas, processos e conceitos corporativos.

Essa equação tem feito com que empresas exclusivamente franqueadoras acelerem sua expansão, ao mesmo tempo em que corporações de serviços e varejo, e mesmo a indústria fornecedora, adotem o sistema como uma alternativa prioritária para acelerar sua expansão com menor comprometimento de capital próprio.

Como resultado são multiplicadas as alternativas para os empreendedores individuais e ao mesmo tempo se formam corporações transnacionais, como a IMC ou Arcos Dorados, ambas mexicanas, que ao lado de Alshaya no Oriente Médio, X-5 na Rússia ou 7-Eleven no Japão, ou mesmo O Boticário no Brasil,  criam estruturas para operar diversas marcas em bases empresariais onde o diferencial é o profundo conhecimento do mercado e das estratégias e processos que envolvem o Franchising.

Nesses casos o conhecimento das práticas de mercado, o poder de negociação junto aos shoppings e tudo que envolve tecnologia e a gestão do relacionamento entre franqueadores e franqueados são elementos fundamentais da expansão do negócio que é utilizado para atuar em diversos segmentos, com diferentes marcas, usualmente convergentes, para potencializar resultados.

Na situação brasileira onde o acesso a capital de risco sempre foi mais limitado e as empresas do setor dependiam fortemente de sua própria geração de caixa para expansão, o sistema de franquia concilia ainda essa virtude de diluição do investimento e do risco, ao integrar franqueadores e franqueados para viabilizar e acelerar a expansão.

Essa situação é particularmente interessante no caso das indústrias de consumo que têm ido ao mercado na busca de criação de canais próprios e exclusivos, como é o caso de Hering, Cacau Show, Marisol, Malwee e muitas outras.

Como resultado, o segmento no Brasil tem apresentado impressionante expansão, na esteira do crescimento do consumo que o país viveu nos dez últimos anos, fazendo com que o faturamento do setor chegasse a US$ 55,7 bilhões em 2013, com um crescimento de 162,7 % no período de 2006 a 2013.

Para efeito de comparação, os números equivalentes nos EUA, maior mercado de consumo no Mundo, mostram crescimento de apenas 18,7 % no mesmo período, o que evidencia que naquele mercado, já teria atingido sua maturidade e a evolução agora será menor e vegetativa. No mercado norte-americano as vendas consolidadas do setor atingiram US$ 801 bilhões em 2013.

Nos Estados Unidos existiam perto de 757 mil estabelecimentos franqueados no final de 2013, com uma média de 397 estabelecimentos por mil habitantes, a maior densidade de unidades em relação à população, porém o mercado apresenta involução, com a queda do número de estabelecimentos já que em 2007 existiam 771 mil unidades franqueadas nos diversos setores.

No Brasil temos uma situação absolutamente diversa já que cresceu fortemente o número de estabelecimentos, lojas ou postos de serviços, que passou de 65,5 mil em 2007 para 115 mil no final de 2013, com uma densidade ainda bastante baixa de 1747 unidades por mil habitantes, demonstrando o potencial para continuidade de sua expansão.

No franchising brasileiro o momento é de continuidade de expansão, pelo espaço e demanda ainda existentes, mesclado com consolidação e forte ênfase na melhoria da gestão das redes franqueadas, muitas das quais têm vivido período de forte crescimento e deverão se concentrar agora, prioritariamente, na melhoria de seus modelos de governança e gestão, incorporando informação, tecnologia, melhores práticas e processos para maximizar o desempenho do negócio para o franqueado e o franqueador.

Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

A nova realidade dos shopping centers no Brasil

Próxima Postagem

Novas dimensões no Franchising

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

O foodservice nunca gostou da mesmice
Artigos

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo
Artigos

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company
Artigos

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Os inconformados mudam o mundo!
Artigos

Os inconformados mudam o mundo!

23 de fevereiro de 2021
Tempo de compartilhar para avançar
Artigos

Tempo de compartilhar para avançar

22 de fevereiro de 2021
Em 2019, inflação para famílias de renda mais baixa fica em 4,6%
Artigos

Consumo na pandemia: em números

22 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

Novas dimensões no Franchising

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021
Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: