fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Novas dimensões no Franchising

Redação de Redação
20 de março de 2014
no Artigos
0

Quando uma empresa como Google elege o franchising como uma de suas estratégias de expansão de negócios, assim como Procter & Gamble, Unilever, Nestlé, Casino, Carrefour, X5 (maior grupo varejista de origem russa), e corporações na Austrália, Índia, países do Oriente Médio e Ásia, a ideia do franchising como algo que envolve detentores de marcas e conceitos de negócios atuando junto a franqueados individuais, deve ser revista.

Existe uma nova dimensão global para o Franchising que está muito adiante da ideia original de detentores de marcas se relacionando com operadores individuais, agora se transformou em algo muito mais ambicioso onde corporações são formadas para operar franquias de marcas em escala, no mínimo internacionais, como é o caso de Arcos Dorados, operador McDonald’s na América Latina, ou Alsea, franqueado de diversas marcas também na América Latina, dentre elas Starbuck’s, Cheesecake Factory, Friday’s e PF Chang’s. Da mesma forma, corporações como o grupo Casino ou Carrefour, também operam negócios com marcas franqueadas, diversificando seu portfólio de negócios.

Em todos os casos a premissa é o conhecimento relevante sobre mercados e negócios setoriais, que permitem a criação de novas oportunidades e conseguem escala para melhorar o desempenho geral.

Tome-se também como exemplo o grupo Alshaya com sede no Kuwait, que opera mais de 70 marcas internacionais em áreas como o Oriente Médio, Norte da África, Europa, Turquia e Rússia, com mais de 36 mil funcionários, uma corporação global que tem no modelo de franchising sua base de atuação, sendo ao mesmo tempo franqueado e franqueador.

O mesmo a situação da rede de conveniência 7 Eleven que teve o seu controle global comprado pelo franqueado japonês e que se tornou a maior rede mundial com mais de 32 mil lojas em todo o mundo.

Nesse contexto, o Brasil tem sido alvo da atuação  mais cautelosa  de grupos franqueadores externos, como é o caso de Arcos Dorados, IMC e Alsea, ao invés da criação de grupos de origem nacional expressivos que multiplicam bandeiras e marcas a partir de seu conhecimento das estratégias, práticas e modelos de negócios. Dentre esses se destacam O Boticário, com sua recente ampliação de marcas e negócios, BFFC, que a partir das operações de Bob’s vem incorporando novas marcas e conceitos, como KFC, Pizza Hut, Doggis e, mais recentemente Yoggi.

Também merecem registro as operações da Brasil Franchising, que opera diversas marcas como Livrarias Nobel e outras como a Rede Serviços do Futuro, operadora de diversas marcas nas áreas de serviços, como sapatarias, chaves, costura e lavanderia.

A avançada regulamentação envolvendo os negócios de franchising no Brasil, que pode ser considerada uma das mais avançadas e equilibradas no mundo, é um primeiro elemento importante para a continuidade no desenvolvimento do setor, assim como a maturidade que já se vive no Brasil, em boa parte desenvolvida pelo trabalho pioneiro da ABF – Associação Brasileira de Franchising e as consultorias e prestadores de serviços que atuam no setor, o que coloca o país como gerador de benchmarks globais.

A recente entrada de grupos financeiros, nacionais e internacionais, em negócios de franchising, como BTG, Advent, Carlyle e outros, desenha uma nova e importante realidade, trazendo ainda mais investimentos, profissionalismo e maturidade ao setor, e redesenhando a realidade futura do setor de Franchising no Brasil em tudo contribuindo para sua mais rápida evolução, desenvolvimento e aumento de sua participação na economia brasileira o que deveria, necessariamente, ser complementado com uma postura mais ativa na exportação de marcas e conceitos brasileiros para o mercado global.

Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

A impressionante expansão do Franchising

Próxima Postagem

Desafios no caminho do Omnichannel

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

O foodservice nunca gostou da mesmice
Artigos

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo
Artigos

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company
Artigos

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Os inconformados mudam o mundo!
Artigos

Os inconformados mudam o mundo!

23 de fevereiro de 2021
Tempo de compartilhar para avançar
Artigos

Tempo de compartilhar para avançar

22 de fevereiro de 2021
Em 2019, inflação para famílias de renda mais baixa fica em 4,6%
Artigos

Consumo na pandemia: em números

22 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

Desafios no caminho do Omnichannel

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021
Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: