fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home NRF Retail's Big Show

Consumidor e consumo Mais por Menos

Redação de Redação
9 de novembro de 2020
no NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura:3 mins read
0

Houve uma época em que o foco do setor varejista brasileiro era a expansão.  O Brasil estava na mira dos holofotes em todo o mundo, enquanto a Europa e os Estados Unidos ainda se recuperavam do crash da bolsa de valores em 2008.

Os poços de pré-sal foram descobertos, ainda no antigo governo Lula, o Brasil tinha recebido a notícia que iria hospedar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o consumo nas classes C e D tinha aumentando e todos esses fatores apontavam o Brasil como uma grande aposta para o futuro.

Todos os empresários caminhavam juntos rumo à expansão. Porém, nos últimos dois anos, a economia brasileira vem apresentando sérios desgastes. Com o aumento dos juros e da inflação e redução do crédito, os empresários tiveram que mudar o foco.

Segundo o IBGE, o volume de vendas do varejo cresceu 4,3% no ano passado – o que significa o pior resultado desde 2003, bem abaixo dos 8,4% de 2012 e inferior à média dos últimos dez anos (de 7,5%).

Em março deste ano, as vendas caíram na comparação com o mesmo mês do ano passado (1,1% no Brasil e 0,6% no Estado de São Paulo).

Um novo perfil entre os consumidores e os varejistas

Frente a este cenário de novas perspectivas, nota-se uma grande mudança tanto no hábito dos consumidores quanto dos comerciantes. O consumidor da classe C está cada vez mais exigente com relação ao atendimento que recebe no varejo e mais consciente quanto às marcas que deseja.

Especialistas apelidaram este consumidor emergente como “consumidor mais por menos”, ou seja, aquele que possui condições de compra exige mais do atendimento, melhores serviços e quer pagar menos por isso.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo, dentro do novo cenário, com menor crescimento do consumo e do varejo, a atenção deverá se concentrar na busca de alternativas para melhoria da eficiência e produtividade nas lojas.

Se por um lado os consumidores buscam comprar mais por menos, os varejistas investem em buscar alternativas e estudos específicos que possam também produzir e vender mais por menos.

Múltiplos canais de distribuição, operações, design, storytelling e toda a experiência de compra deverão nortear os paradigmas das estratégias dos varejistas no futuro muito próximo.

Segundo Marcos Gouvêa de Souza, sócio-diretor da Consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza, os empresários devem ainda manter certa expansão estratégica, porém dosada para atender um consumidor querendo mais por menos.

Fórum de Varejo da América – Eficiência e Produtividade

Eficiência e produtividade no Varejo serão os dois grandes temas do 17º Fórum de Varejo da América Latina, que acontece entre os dias 26 e 27 de agosto de 2014, na Fecomércio, em São Paulo.

Anualmente, o Fórum de Varejo da América Latina discute temas relevantes para o mercado varejista brasileiro e outros setores relacionados à cadeia de consumo.  O evento é um dos mais completos do país, sendo composto por dois dias de palestras com grandes nomes nacionais e internacionais e 12 salas temáticas simultâneas, com apresentação de 3 cases cada uma.

 

Serviço: 17º Fórum de Varejo da América Latina

26 e 27  de agosto de 2014

FECOMERCIO • SP

Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo – SP

http://www.forumdevarejo.com.br

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: 17º Fórum de Varejo da América LatinaconsumidorconsumoIDVmaispormenosvarejo
Postagem anterior

Neoconsumidor Brasileiro 2014 – o maior estudo sobre o perfil multicanal dos brasileiros

Próxima Postagem

Os 7 maiores desafios do varejo omnichannel

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Destaque do dia

“Varejo físico vai se tornar sistema de suporte para o e-commerce”, diz especialista

25 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas
Destaque do dia

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021
Economia

NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente
Destaque do dia

NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cliente não abre mão da loja física, mas quer menos contato humano
Destaque do dia

NRF 2021: Cliente não abre mão da loja física, mas quer menos contato humano

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Lojistas falam sobre a tecnologia que realmente funciona no varejo
Destaque do dia

NRF 2021: Lojistas falam sobre a tecnologia que realmente funciona no varejo

21 de janeiro de 2021
Próxima Postagem

Os 7 maiores desafios do varejo omnichannel

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Boulevard Shopping Campos, em Campos dos Goytacazes (RJ)

Aliansce Sonae reabre shoppings em Campos (RJ) e Parangaba (CE)

12 de abril de 2021
Avião da Itapemirim

Grupo Itapemirim realiza voos de certificação da Anac nesta semana

12 de abril de 2021
Microsoft trabalha em tecnologias de pagamento automatizado

Microsoft compra Nuance, de inteligência artificial

12 de abril de 2021
Banco Inter atinge R$ 3,7 bi em originação de crédito

Banco Inter atinge R$ 3,7 bi em originação de crédito

12 de abril de 2021
Quase 64% das famílias estão endividadas e sem perspectiva de consumo

Bancos voltam a estender prazo de dívidas

12 de abril de 2021
Assistentes virtuais de diferentes marcas combatem o machismo

Assistentes virtuais de diferentes marcas combatem o machismo

12 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: