fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Uncategorized

O Momento é de trégua

Redação de Redação
25 de junho de 2014
no Uncategorized
Tempo de leitura:3 mins read
0

Estou alinhado entre os mais inconformados com o que tem acontecido ao Brasil em termos de valores, ética, seriedade, corrupção, malversação no uso dos recursos públicos e descaso com a saúde, educação e a segurança. E como tal, tenho buscado usar meu capital pessoal, em especial relacionamentos e alguma influência, para sensibilizar, advogar e propor uma atitude contestadora e, ao mesmo tempo, construtiva, para mudar o que temos pela frente.

O país e nossos sucessores não merecem isso que aí está. Estão roubando nossa esperança e sem esperança não há razões para prosseguir. Mas é preciso reconhecer que estaremos nos próximos dias vivendo um período muito especial que mereceria outras reflexões para além daquelas do curto prazo.

Gostemos ou não o Brasil estará na maior e mais acessada vitrine do Mundo. Serão bilhões de pessoas acompanhando pelas mais diversas mídias o que já está acontecendo e irá acontecer durante a Copa do Mundo. Inegavelmente, o mal está feito. O que poderia ser um momento único e mágico para mostrar um país sério, que sabe planejar, organizar, receber e envolver, em boa parte já está comprometido.

O que se refere a planejar, organizar, racionalizar e excelência em realização, elementos que teriam enorme valor no mundo dos negócios e na valorização das marcas, produtos, imagem, empresas e profissionais brasileiros, não irá mais acontecer.

Essa Copa poderia ser a redenção de muitos aspectos associados negativamente à imagem do Brasil. Poderia, mas não será. Ao contrário, vamos confirmar muitos dos elementos associados à nossa imagem empresarial e profissional. Agora não é exatamente o momento de discutir as causas. Adiante sem dúvida temos que fazer essa discussão e cobrar quem deve ser cobrado.

No entanto ainda temos um conjunto de elementos que depende apenas de nós, os brasileiros e que, felizmente, corre paralelo ao conjunto de elementos controlados ou administrados pela coisa pública.

Diz respeito à nossa capacidade de receber, envolver, comemorar e vibrar com o que de mais puro e autêntico temos em nosso comportamento: a alegria de viver, no seu sentido mais amplo. Isso é genuíno e natural, faz parte de nosso jeito de ser.

De forma quase inconsequente me alinho àqueles que propõem uma trégua neste momento, tentando salvar o que pode ser salvo com respeito à realização da Copa do Mundo.

O primeiro a levantar essa bandeira foi Abilio Diniz durante o Fórum de Comandatuba e posteriormente em artigo dedicado a esse assunto, seguido por outro do Nizan Guanaes, nos mesmos termos. Por si só a tese já estaria muito bem defendida. Mas na prática ainda não vemos que ela tenha dominado e é importante o reforço da proposta.

O que está feito, está feito, e temos que cobrar responsabilidades, mas no momento, temos que salvar o que pode ser salvo e é aí que entra o nosso melhor lado, aquele em que somos mestres, que é nossa capacidade de superação face às adversidades.

Definitivamente o que se nota é um clima muito diferente de outras Copas. A decoração e as bandeiras nas casas, ruas, bairros, comércio e barracas é tímida, quase subversiva. As bandeirolas nos carros em número quase insignificante. Tudo com medo de parecer alienação. A atitude das pessoas de forma geral é contida, desconfiada. O clima é de cautela associada com rancor por conta das manifestações e problemas agravados no dia a dia.

O chamamento é que coloquemos, por alguns dias, os problemas de lado para envolver e encantar os que irão ver e acompanhar o evento, buscando ampliar a imagem positiva que se tem do país nos seus aspectos habituais de alegria, espontaneidade, descontração, comunicação e relacionamento humano, elementos importantes, quase que únicos associados à imagem Brasil.

É responsabilidade de cada um contribuir de alguma forma para que tudo isso não seja perdido e que possamos salvar um pouco e, principalmente, aprender muito. E, passada a festa, vamos fazer a faxina que precisa ser feita.

Aprender com os erros ensina mais do que com acertos.

 

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: consumidorescopa do mundotrégua
Postagem anterior

É na confiança que mora o perigo

Próxima Postagem

Jogai por nós

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Shopping Ilha Plaza retoma atividades no Rio
Notícias

Shopping Ilha Plaza retoma atividades no Rio

9 de abril de 2021
Consumidor irá usar o 13º para pagar dívidas e fazer compras
Uncategorized

Após três quedas seguidas, número de brasileiros com dívidas cresce no fim de 2020

6 de janeiro de 2021
Luckau
Uncategorized

Empoderamento digital: Luckau, marca de chocolates zero açúcar, cresce 356% durante a pandemia

27 de novembro de 2020
Mercado-Livre
Destaque do dia

Mercado Livre admite ter interesse na compra dos Correios

15 de novembro de 2020
Clube de livros Leiturinha atinge 100 mil assinantes
Destaque do dia

Com crianças em casa, Leiturinha vê número de assinantes subir 15% na pandemia

10 de novembro de 2020
Halloween: em ano de pandemia, marcas investem em delivery de “gostosuras”
Foodservice

Halloween: em ano de pandemia, marcas investem em delivery de “gostosuras”

30 de outubro de 2020
Próxima Postagem

Jogai por nós

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Pague Menos

90% das entregas do e-commerce da Pague Menos são feitas em até 3 horas

13 de abril de 2021
Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

13 de abril de 2021
Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios

Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios

13 de abril de 2021
Showroom virtual da Tmall

Tmall, do Alibaba, lança showroom virtual em 3D para marcas de móveis

13 de abril de 2021
Credicard lança conta digital 100% gratuita e integrada ao Pix

Credicard lança conta digital 100% gratuita e integrada ao Pix

13 de abril de 2021
Boulevard Shopping Campos, em Campos dos Goytacazes (RJ)

Aliansce Sonae reabre shoppings em Campos (RJ) e Parangaba (CE)

12 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: