fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O perfil da Casa Brasileira

Redação de Redação
25 de junho de 2014
no Artigos, Inteligência de Mercado
0

O domicílio brasileiro está mudando significativamente ao longo da última década. Todos sabem que a renda cresceu, o desemprego diminuiu, o crédito ficou farto e acessível, porém não obrigatoriamente barato e que o consumidor passou a comprar diversas categorias de produtos com as quais nem sonhava. Pode ser que o modelo de expansão econômica baseado no consumo interno esteja efetivamente esgotado, mas o certo é que os domicílios brasileiros mudaram profundamente e com eles mudaram as famílias que neles habitam.

Dados da PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios mostram que de 2001 a 2012, o número de domicílios ligados à rede coletora de esgoto cresceu 69%, significando uma cobertura atual de 57%. Isto dá dimensão no que diz respeito à importância do domicílio no contexto urbano. Ao mesmo tempo, a ligação de energia elétrica cresceu 39% e atingiu uma cobertura de 99%. Estes dois indicadores, por sim só já traduzem uma evolução significativa nos padrões de moradia e representam um indicador direto no que diz respeito ao consumo de materiais construção, em tubos e conexões, fios, interruptores, tomadas, lâmpadas, louças e metais sanitários e por aí afora.

Olhando um pouco mais para dentro das casas do consumidor brasileiro, podemos perceber o quanto ele a equipou ao longo dos últimos anos. O número de domicílios que possuem televisão cresceu 57% e atingiu uma cobertura de 97%. Este fator denota a dimensão da penetração da propaganda realizada, principalmente pelos canais abertos, e o poder da mídia televisiva na comunicação de produtos, marcas e lojas. É a quase totalidade do país sendo atingida por fatos e notícias 24 horas por dia.

Outro aspecto importante liga-se ao fato que a posse de geladeira cresceu 52% em 11 anos e atingiu uma cobertura de 97%. Há 11 anos eram apenas 85% dos lares brasileiros que possuíam este eletrodoméstico. É possível imaginar o quanto mudou o perfil de consumo das famílias que agora podem comprar produtos refrigerados ou então abastecer-se de forma menos frequente, mudando alguns hábitos de compras. As marcas de produtos que demandam refrigeração acompanharam esta evolução e o brasileiro passou a consumir mais laticínios, queijos, iogurtes, bebidas prontas, etc, etc.

Talvez um dos itens que mais tenha mudado e interferido no comportamento de compra do nosso povo seja a posse de computadores, cujo crescimento verificado foi de quase 300% em pouco menos de uma década. Em 2003, apenas 16% dos lares brasileiros possuíam computador. Em 2012 são 46% dos lares. Mais dramática ainda é a interligação destes computadores à Internet. Em 2003, 11% dos computadores estavam conectados à rede mundial e agora em 2012 eram 40%. Por mais que todos percebam que esta mudança no relacionamento com canais, produtos e marcas se modificam rapidamente graças à Internet, observar os números que validam esta percepção nos faz sentir mais presentemente os condicionantes que definirão o consumo no Brasil.

Realizar pesquisas de mercado para conhecer mais a fundo a opinião dos consumidores finais ou intermediários é absolutamente fundamental a todos aqueles que produzem ou oferecem produtos e serviços. Por outro lado é também tão importante acompanhar as tendências que os dados secundários nos apontam e indicam.

A casa brasileira mudou muito e, independentemente do incentivo maior ou menor ao consumo, o cidadão migrou para outro patamar de contato com o mundo, seja no acesso a produtos que antes só via de longe, seja na forma como o mundo a ele se apresenta através das telas de TV e computadores.

O importante é saber avaliar as tendências e ter a certeza plena que o perfil de consumo vai se modificar mais e mais intensamente no Brasil. Conhecer cada vez mais os lares do nosso país é identificar oportunidades e agilizar as mudanças que devem ser feitas em produtos e canais de distribuição a fim de antever mudanças comportamentais, bem como o volume de produtos e serviços que serão demandados.

 Por Luiz Goes (lgoes@gsmd.com.br), sócio sênior de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

 

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: comportamentocultura brasileiraEconomia
Postagem anterior

Onde está o meu produto?

Próxima Postagem

Neoconsumidor Brasileiro 2014 – o maior estudo sobre o perfil multicanal dos brasileiros

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo
Artigos

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company
Artigos

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Os inconformados mudam o mundo!
Artigos

Os inconformados mudam o mundo!

23 de fevereiro de 2021
Tempo de compartilhar para avançar
Artigos

Tempo de compartilhar para avançar

22 de fevereiro de 2021
Em 2019, inflação para famílias de renda mais baixa fica em 4,6%
Artigos

Consumo na pandemia: em números

22 de fevereiro de 2021
Projeções para o consumo em 2021
Artigos

Projeções para o consumo em 2021

19 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

Neoconsumidor Brasileiro 2014 – o maior estudo sobre o perfil multicanal dos brasileiros

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Por falta de peças, GM suspende produção em fábrica de Gravataí

Por falta de peças, GM suspende produção em fábrica de Gravataí

25 de fevereiro de 2021
lojas-americanas

BR Distribuidora fecha parceria com Lojas Americanas para lojas de conveniência

25 de fevereiro de 2021
Alta do e-commerce eleva demanda dos Correios

Projeto de privatização dos Correios prevê parcerias por meio de concessões

25 de fevereiro de 2021
As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: