fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Eficiência e Produtividade já

Redação de Redação
9 de novembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura:5 mins read
0
Tudo indica que os momentos de bonança vividos pelo consumo no Brasil estão perto do fim. O período de forte crescimento estimulado pela ampliação do mercado interno marcou os últimos anos pela conjugação de melhoria da renda das famílias, emprego, crédito e confiança do consumidor e proporcionou a mais importante transformação da estrutura socioeconômica do mercado com a incorporação de mais 40 milhões de brasileiros à classe média.
 
A verdadeira transformação do consumo não ocorreu exclusivamente por estímulos fiscais ou tributários mas foi decorrente da transformação estrutural do mercado. Porém é preciso reconhecer que nada de relevante deverá acontecer nos próximos seis meses.
 
Sem importantes ajustes macro econômicos e, portanto, o potencial para continuidade de crescimento futuro está muito limitado. Esse cenário já vinha se desenhando desde o ano passado e se considerou que a Copa do Mundo pudesse contribuir decisivamente para uma mudança dessas perspectivas.
 
Por conta de investimentos diretos em alguns setores de fato houveram alguns benefícios expressivos mas, passado esse período e na entressafra que ficará entre a Copa e o resultado das eleições associado com o efeito prático de medidas que possam ser implantadas, teremos um tempo em que o consumo vai andar de lado, impactando o comportamento do consumidor, as vendas no varejo e as decisões de novos investimentos.
 
Período de “banho-maria” na economia brasileira
 
Em termos muito práticos nesse período as empresas não contarão com vento à favor e em alguns segmentos devem considerar a perspectiva do vento contra num quadro agravado pela baixa confiança geral do mercado, a reticente inflação e o aperto no crédito precipitado, principalmente, pelos bancos privados nacionais, ante o temor de aumento da inadimplência.
 
Sem considerarmos a “argentinização” da inflação brasileira cujos índices parecem não representar exatamente a realidade do aumento dos preços aos consumidores, o que agrava a confiança e o próprio consumo, em especial nos segmentos de menor poder aquisitivo.
 
O resultado é o necessário ajuste de velas para navegar com maiores dificuldades e menor velocidade. Como parte desse processo muitas empresas já começaram a revisão das projeções futuras de vendas e a promoção de ajustes em suas estruturas, redução ou maior cautela nos investimentos e igualmente a renegociação de volumes de compras e prazos de pagamentos num processo que, inevitavelmente, só tende a agravar os sintomas percebidos. Mas que não podem ser protelados ou ignorados.
 
O lado mais claro de toda essa situação é a absoluta prioridade em privilegiar tudo o que possa significar melhoria de Eficiência e Produtividade nas operações atuais.
 
Especialmente para os operadores varejistas e seus fornecedores de produtos e serviços o momento é de rever operações de lojas, centros de distribuição, ecommerce, comunicação, promoção, propaganda, preços e condições praticadas, fluxo de caixa, relações com fornecedores, logística e abastecimento, rotação de estoques, análise e concessão de crédito, enfim, rigorosamente tudo.
 
A ênfase que predominou no passado recente de privilegiar a expansão, o crescimentos e a incorporação de novos segmentos e regiões baseado no aumento da participação de mercado foi substituída pela busca da eficiência e produtividade, mesmo que com eventual sacrifício da participação.
 
De forma estruturada porém profunda e ampla é tempo de repensar tudo e até que um eventual novo ciclo econômico se inicie os negócios de forma geral, mas especialmente os ligados ao consumo, precisarão fazer um mergulho para buscar alternativas para encontrar respostas e resultados em suas próprias realidades já que não poderão contar com o estímulo do mercado.
 
O lado positivo de momentos como esses é que sempre se descobre que é possível fazer mais com menos incorporando a mesma lógica predominante no comportamento dos consumidores que também querem cada vez mais por menos.
 
Nota: Alinhado com o momento que vive o mercado, a 17a edição do Fórum de Varejo da América Latina, realizado pela GS&MD – Gouvêa de Souza nos dias 26 e 27 de Agosto no auditório da Fecomércio em São Paulo, terá com tema central a busca da Eficiência e Produtividade no setor. Acesse o programa completo através do site www.forumdevarejo.com.br.
Por Marcos Gouvêa de Souza,  fundador e diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: 17º Fórum de Varejo da América Latinaconsumoeconomia brasileiraEficiênciamercadoprodutividade
Postagem anterior

Como fazer uma comunicação eficaz nas redes de franquias

Próxima Postagem

Dia dos Pais: pesquisa aponta que 61% dos internautas pretendem comprar presente

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Pague Menos
Destaque do dia

90% das entregas do e-commerce da Pague Menos são feitas em até 3 horas

13 de abril de 2021
Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura
Artigos

Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

13 de abril de 2021
Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios
Destaque do dia

Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios

13 de abril de 2021
Showroom virtual da Tmall
Destaque do dia

Tmall, do Alibaba, lança showroom virtual em 3D para marcas de móveis

13 de abril de 2021
Haribo abriu, no Brasil, primeira fábrica fora da Europa
Destaque do dia

Haribo planeja usar fábrica brasileira para abastecer toda a América do Sul

12 de abril de 2021
Desorganização galopante no mercado e no varejo
Artigos

Desorganização galopante no mercado e no varejo

12 de abril de 2021
Próxima Postagem

Dia dos Pais: pesquisa aponta que 61% dos internautas pretendem comprar presente

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Pague Menos

90% das entregas do e-commerce da Pague Menos são feitas em até 3 horas

13 de abril de 2021
Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

13 de abril de 2021
Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios

Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios

13 de abril de 2021
Showroom virtual da Tmall

Tmall, do Alibaba, lança showroom virtual em 3D para marcas de móveis

13 de abril de 2021
Credicard lança conta digital 100% gratuita e integrada ao Pix

Credicard lança conta digital 100% gratuita e integrada ao Pix

13 de abril de 2021
Boulevard Shopping Campos, em Campos dos Goytacazes (RJ)

Aliansce Sonae reabre shoppings em Campos (RJ) e Parangaba (CE)

12 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: