fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Lojas de conveniência se preparam para a ditadura do saudável

Redação de Redação
9 de dezembro de 2014
no Artigos, Malls
0

O crescimento nas vendas das lojas de conveniência tem sido maior do que o do varejo total nos Estados Unidos – entre 2008 e 2013, o aumento anual composto das vendas nas mais de 126 mil C-Stores americanas foi de 3,2%, superior portanto aos 2,5% registrados pelo varejo daquele país.

No entanto, este setor deve mudar bastante nos próximos anos, influenciado pelos novos anseios dos consumidores. Essa foi a mensagem principal do NACS Show, mega convenção promovida pela National Association of Convenience Stores em outubro passado, em Las Vegas.

Para começo de conversa, o crescimento de concorrentes como drogarias, restaurantes de comida rápida e supermercados de vizinhança tem afetado os negócios e elevado o nível de exigência dos consumidores, que hoje demandam, além de facilidade e rapidez nas compras, um ambiente agradável, produtos de qualidade e bom atendimento nas lojas de conveniência.

Isso significa que além de boa localização e preços, é preciso melhorar também a operação como um todo. Vale dizer que no Brasil os desejos dos consumidores não são tão diferentes assim. Pesquisa do Sindicom revelou que os três atributos mais apreciados pelos brasileiros em lojas de conveniência são, pela ordem, limpeza e organizacão da loja, atendimento e qualidade de produtos.

Voltando aos desafios das C-Stores nos Estados Unidos, não é exagero dizer que, dentre todos, o principal fator de mudança será a onda da saudabilidade que varre o país e deve mudar bastante o mix dos produtos vendidos por lá. Quer exemplos? Os cigarros, que ainda lideram as vendas em lojas de conveniência americanas, tem perdido terreno ano após ano.

De outro lado, o hábito da alimentação saudável ganha cada vez mais adeptos. Pesquisa da NRA – National Restaurant Association mostrou que 70% dos consumidores americanos tem maior propensão a escolher lugares que oferecem comida saudável. Isso significa que alimentos frescos e naturais e bebidas com propriedades terapêuticas, por exemplo, ampliarão seu espaço nas lojas de conveniência. Como afirmou David Freeman, jornalista que foi um dos keynote speakers da convenção, “consumidores abandonarão as lojas que não tiverem opções saudáveis”.

No Brasil, o setor ainda engatinha – temos por aqui somente 7 mil lojas de conveniência. Mas as oportunidades são muitas. Afinal, apenas 18% dos nossos postos de combustíveis possuem lojas de conveniência, enquanto nos Estados Unidos esse índice chega a 86%. Se a expansão do mercado de conveniência brasileiro é certa, resta de outro lado uma dúvida – quanto tempo vai levar até que as tendências apontadas pelo NACS Show deste ano cheguem com força ao nosso país? Eu apostaria em pouco tempo.

Aliás, em muito pouco tempo. 😉

Luiz Alberto Marinho (marinho@gsbw.com.br), sócio-diretor da GS&BW.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: c-storeEUAnaturalsaudáveltendênciavarejo
Postagem anterior

Lojas 'híbridas' crescem o dobro dos hipermercados

Próxima Postagem

Depois de "A Loja Vazia", BR Malls traz "A Árvore Vazia"

Redação

Redação

Relacionada Posts

A tecnologia que gera humanidade
Artigos

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
O varejo físico sem portas e longo alcance
Artigos

O varejo físico sem portas e longo alcance

14 de janeiro de 2021
Receita de sucesso: clareza na jornada de compras e diversificação de formatos
Artigos

Receita de sucesso: clareza na jornada de compras e diversificação de formatos

12 de janeiro de 2021
Concentração no varejo aumentou e vai aumentar mais
Artigos

Concentração no varejo aumentou e vai aumentar mais

11 de janeiro de 2021
Diversidade e inclusão genuína no ambiente de trabalho
Artigos

Diversidade e inclusão genuína no ambiente de trabalho

8 de janeiro de 2021
A pandemia mudou a relação das pessoas com suas casas e cidades – e com o consumo também
Artigos

A pandemia mudou a relação das pessoas com suas casas e cidades – e com o consumo também

7 de janeiro de 2021
Próxima Postagem

Depois de "A Loja Vazia", BR Malls traz "A Árvore Vazia"

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

15 de janeiro de 2021
Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

15 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: