fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

É o pior e ainda vai piorar

Redação de Redação
9 de fevereiro de 2015
no Artigos
0

O ICC – Índice de Confiança do Consumidor apurado pelo IBRE da Fundação Getúlio Vargas atingiu em Janeiro seu pior resultado em sua série histórica, desde que começou a ser apurado em Setembro de 2005 e tudo indica, ainda vai piorar, quando as consequências da inflação mais elevada e as crises hídrica e elétrica atingirem a população de forma mais intensa.

E o mercado, o consumo, o varejo e o país como um todo serão ainda mais afetados por essa perspectiva que pode ter consequências mais amplas do que aquelas observadas em Junho de 2013.

Neste mês de Janeiro, o ICC foi de 89,8, quando a média histórica é de 114,8. Levantado nas sete principais capitais brasileiras nas três primeiras semanas de cada mês o índice é formado a partir de duas componentes básicas. A primeira avalia a Situação Atual, que em Janeiro foi 88,5 para uma média histórica de 127,8.

A segunda é a Expectativa que no mesmo mês foi 90,5 para uma média histórica de 107,8. Interessante notar que nas séries históricas as Expectativas normalmente são mais baixas do que a Situação Atual e neste mês de Janeiro, inverteu-se o processo.

Essas percepções dos consumidores são formadas a partir de fatos reais e tangíveis, por exemplo, como a inflação, renda e emprego e outros mais difusos, transmitidos pelos noticiários, comentários e análises, criando essa visão coletiva de como as coisas estão e estarão, afetando seu comportamento de propensão à compra de produtos e serviços, poupança e escolha de produtos, marcas, canais de vendas, crédito e preços no plano mais pragmático do consumo.

No plano mais amplo do país e da sociedade, baixo índice de confiança significa tendência à frustração, desobediência, insatisfação coletiva que pode extravasar para movimentos sociais, atingindo até mesmo o nível de manifestações populares.

Apenas como referência, em Junho de 2013, quando ocorreram as manifestações públicas de insatisfação, o ICC foi de 113,0, com o indicador de Situação Atual em 121,8 e das Expectativas 108,4. Em Julho, portanto logo após as manifestações, o ICC caiu para 109,7, tendo o indicador da Situação Atual reduzido para 110,3 e as Expectativas 107,0. Ou seja, comparado com Junho 2013 a queda do ICC de Janeiro é de 21,5%. Ou seja: alerta vermelho no ar.

Objetivamente um conjunto de fatores irá contribuir para agravar o quadro. A elevada inflação neste começo de ano, a maior em períodos recentes, em particular nos alimentos, que pressiona especialmente os segmentos de menor poder aquisitivo conjugada com a perspectiva, agora realidade, de descontinuidade no abastecimento de água e energia, que vai trazer para dentro de casa os sérios problemas de infraestrutura e falta de planejamento que têm assolado o país.

Enquanto esses problemas envolviam questões como transporte, segurança, educação e saúde, essa insatisfação, de alguma forma já estava incorporada, lamentavelmente, à nossa realidade.

Nessa escalada de agravamento do quadro perceptual, ao trazer para as casas, especialmente nas regiões mais desenvolvidas do país, problemas tão básicos como contingenciamento, ou que nome tenha, de energia e água, vamos ter uma situação inusitada de conjugação negativa de fatores cujas consequências serão fortemente sentidas. E que seguramente não são minoradas pelo noticiário político e econômico, envolvendo tantos outros problemas éticos que o país está vivendo.

No dito popular diz-se que cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, mas no momento presente e próximo futuro, vai ser necessário muito mais do que isso. E, para que os acreditam que Deus é brasileiro, está na hora de torcer para que ele não abra mão de sua cidadania!

Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Entrevista: Caito Maia, da Chilli Beans, conta seus planos de expansão internacional

Próxima Postagem

Índice compara maturidade do varejo global

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web
Artigos

A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

3 de março de 2021
O que os atuais consumidores buscam em suas experiências com as marcas?
Artigos

O que os atuais consumidores buscam em suas experiências com as marcas?

3 de março de 2021
Foodservice on the road
Artigos

Foodservice on the road

2 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil
Artigos

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista
Artigos

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice
Artigos

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

Índice compara maturidade do varejo global

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Saque de dinheiro no comércio do Banco24Horas atinge 412 municípios em 6 meses

PIB de 2020 fecha com queda de 4,1%, revela pesquisa do IBGE

3 de março de 2021
Clientes brasileiros preferem varejistas engajados socialmente e negócios locais

Clientes brasileiros preferem varejistas engajados socialmente e negócios locais

3 de março de 2021
A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

3 de março de 2021
O que os atuais consumidores buscam em suas experiências com as marcas?

O que os atuais consumidores buscam em suas experiências com as marcas?

3 de março de 2021
Medo de desemprego entre os brasileiros diminui em dezembro

Governo quer voltar com redução de salário por 4 meses, mas pagando até 2 meses de benefício

3 de março de 2021
Campeão de webinars, Zoom vê lucro aumentar 326% em um ano

Campeão de webinars, Zoom vê lucro aumentar 326% em um ano

3 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: