fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Índice compara maturidade do varejo global

Redação de Redação
19 de fevereiro de 2015
no Artigos, Inteligência de Mercado
0

A GS&MD apresentou no NRF Big Show o GRMI – Global Retail Maturity Index, indicador cujo principal objetivo é comparar o nível de maturidade do varejo em diferentes países e acompanhar sua evolução ao longo do tempo.

Buscando algumas definições no dicionário Aurélio, para contextualizar a palavra maturidade na sua essência, encontramos: estado das pessoas ou das coisas que atingiram completo desenvolvimento; e momento do que se encontra no último estágio do desenvolvimento.

Portanto, para qualificar o Índice de Maturidade do Varejo, buscamos uma somatória de fatores e/ou indicadores para podermos ponderar os aspectos mercadológicos de varejo de um país em um determinado período e identificar qual é o seu estágio atual.

É importante ressaltar, que o primeiro GRMI foi lançado em 2006, com atualização em 2008, e agora está sendo relançado com a mudança de algumas variáveis.

Os fatores determinantes para o GRMI, e que estão listados abaixo podem ser viabilizadores, demandados pelo varejo ou até mesmo são consequências de um varejo maduro:

– Consumidores mais educados e maduros, informados e com acesso à internet;

– Maior oferta de serviços e soluções agregadas aos produtos;

– Maior participação nas vendas de não alimentos;

– Maior participação de varejistas globais com as melhores e mais modernas prática de varejo;

– Maior concentração entre os cinco maiores players em cada segmento.

Ranking dos países com maior maturidade

Os Estados Unidos lideram o ranking dos países mais maduros, ocupando sempre as primeiras posições nas diversas variáveis, e lidera como o país que possui o maior tamanho de mercado do varejo. Já a França com seus 82,2% se destaca como maior participação do faturamento dos players globais no país em 2013, seguido pela Suíça com 71,5%.

O país que possui a maior concentração entre os cincos maiores varejistas é a Austrália que apontou em 2013 o resultado de 86,4%.

Apesar de o Brasil ocupar a 21ª posição, podemos destacar sua evolução nos últimos anos, se retrocedermos o indicador para 2010. O país obteve uma variação de 14,2 pontos, principalmente pelo aumento do tamanho de mercado, decorrência do crescimento do varejo nos últimos anos sempre acima do PIB. Outro fator foi o aumento da participação de faturamento dos players globais.

Por Rodrigo Prates é gerente de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Para saber mais:

Confira abaixo reportagem completa com Marcos Gouvêa de Souza, durante o NRF Big Show 2015, para a TV Mercado & Consumo.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

É o pior e ainda vai piorar

Próxima Postagem

Reflexões caóticas de um ano bom

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Foodservice on the road
Artigos

Foodservice on the road

2 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil
Artigos

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista
Artigos

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice
Artigos

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo
Artigos

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company
Artigos

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

Reflexões caóticas de um ano bom

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Área de Marcas Próprias da Pague Menos segue em crescimento

Pague Menos lucra R$ 37,5 milhões no 4º trimestre, uma alta de 147% em 1 ano

2 de março de 2021
Iguatemi lança plataforma digital para levar marcas de luxo a todo o Brasil

Shopping centers: Iguatemi anuncia redução no horário e até fechamento

2 de março de 2021
Foodservice on the road

Foodservice on the road

2 de março de 2021
Depois do Distrito Federal, Rio de Janeiro ganha armários inteligentes dos Correios

Correios querem instalar 3 mil lockers em todo o Brasil até 2023

2 de março de 2021
Nestlé lança programa para atuar no mercado de social selling

Nestlé lança programa para atuar no mercado de social selling

2 de março de 2021
Mercado Livre

Mercado Livre planeja investir R$ 10 bilhões no Brasil em 2021

2 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: