fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Legado do Fórum Nacional do Varejo 2015

Redação de Redação
23 de março de 2015
no Artigos, Destaque do dia
0

Foto: Arquivo/Walter Melo

Neste último fim de semana realizou-se no Guarujá, em São Paulo, o 3º Fórum Nacional do Varejo, reunindo as principais lideranças do segmento, autoridades e fornecedores. Ao final do encontro foi divulgado um documento-legado que sintetiza a visão do setor sobre o momento e o futuro do país. O evento foi realizado pela Dória e pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), com apoio de conteúdo da GS&MD – Gouvêa de Souza.

O setor varejista brasileiro está consciente de que, após uma década de crescimento e expansão do consumo, existem desequilíbrios estruturais que precisarão ser equacionados no curto e médio prazo e estão dispostos a suportar parte do ônus desses ajustes, desde que distribuídos de forma equitativa entre os setores público e privado do País.

O setor acompanha de forma indignada as apurações dos casos de desvios de recursos públicos que representam mais um degrau na escalada de deterioração na ética e na moral da Sociedade brasileira, o maior dos problemas que aflige o país neste momento.

O setor varejista reconhece a positiva evolução socioeconômica dos últimos dez anos, com benefícios para as empresas e a sociedade brasileira, mas não pode compactuar com o crescente nível de desvios de recursos, uso inadequado da estrutura pública e a sistemática transferência do ônus da correção desses desvios para o setor privado através do constante aumento da carga tributária.

O setor igualmente assiste, e não pode aceitar, o afastamento do País de acordos comerciais com parceiros estratégicos com visão de longo prazo, substituídos por acordos quase casuísticos regionais que pouco ou nada acrescentam em termos de relevância econômica e política no longo prazo

O setor varejista brasileiro propõe um pacto envolvendo alinhamento dos representantes de todos os setores da iniciativa privada que seja pautado pelos seguintes direcionadores:

1. Equidade de sacrifícios entre o setor público e privado, para permitir o resgate da competitividade dos produtos, marcas, serviços e do varejo que opera no Brasil, sem o que, sistematicamente, serão transferidos emprego e renda para outros mercados, em detrimento da população brasileira;

2. Inserção do País no cenário global de forma ampla numa ambição e estratégia que transcendam às limitações geográficas regionais;

3. Proposição de um programa de Desoneração Tributária e Revisão das normas Trabalhistas que torne possível o alinhamento às práticas dos países mais maduros e viabilize a inserção plena do Brasil no mercado global;

4. Enxugamento, eficiência e austeridade da máquina pública em todas as esferas que permita a redução dos dispêndios correntes e torne viável o aumento e foco do investimento do Estado na infra estrutura, saúde, segurança e educação;

5. Estabelecimento de limitação na carga tributária em relação ao PIB, que permita a transferência para a sociedade dos benefícios da maior formalização da economia;

6. Investigação plena dos desvios de conduta dos agentes públicos ou privados com julgamento e condenação dos culpados;

7. Comunicação ampla e direta com as lideranças do setor privado e a população, eliminando o hiato criado e buscando resgatar clima propício ao diálogo, à aceitação dos inevitáveis sacrifícios, desde que momentâneos, e à discussão dos caminhos de longo prazo para o desenvolvimento do Brasil;

O varejo brasileiro têm consciência da sua crescente responsabilidade inerente à condição de maior empregador privado do País e de sua posição estratégica, como segmento que jamais foi poupado da competição global e que se desenvolveu a partir de sua própria capacidade de entender e atender consumidores-cidadãos. Algo que precisa ser compartilhado e aprendido por toda a sociedade, especialmente pelo Governo.

Porém, as empresas nacionais e internacionais de varejo operando no Brasil precisam, e exigem, maior equidade competitiva com os mercados globais, sem artificialismos protecionistas.

Essas empresas não temem, como nunca temeram, concorrência, local ou global, em seu ambiente quase natural, mas não conseguem concorrer com o fardo representado pelos atrasos nos setores tributário, trabalhista, de infra estrutura e na burocracia que asfixia a eficiência.

O setor, através de seus representantes reunidos no 3º Fórum Nacional do Varejo, por sua vez, se compromete a atuar de forma ampla e estratégica para apoiar a integração de produtores, fornecedores, distribuidores e prestadores de serviços, na busca da maior eficiência e produtividade em todas as cadeias de valor, que ajudem na expansão do mercado e no desenvolvimento de longo prazo do país.

Marcos Gouvêa de Souza (mgsouz00a@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: artigoDóriaFórum Nacional do VarejoGuarujaLidemercado&consumo
Postagem anterior

Simplicidade e eficiência em tempos de crise

Próxima Postagem

Você está por dentro da performance de seu negócio?

Redação

Redação

Relacionada Posts

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China
Destaque do dia

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade
Artigos

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS
Destaque do dia

NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental
Destaque do dia

NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Para Lowe’s e Wayfair, entender o cliente é a chave do sucesso para as empresas
Destaque do dia

NRF 2021: Para Lowe’s e Wayfair, entender o cliente é a chave do sucesso para as empresas

14 de janeiro de 2021
NRF 2021: 5 lições de uma das maiores líderes da atualidade para lidar com a crise
Destaque do dia

NRF 2021: 5 lições de uma das maiores líderes da atualidade para lidar com a crise

14 de janeiro de 2021
Próxima Postagem

Você está por dentro da performance de seu negócio?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

15 de janeiro de 2021
Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

15 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: