fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Melhorar resultados e potencializar performances

Redação de Redação
10 de abril de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Inovação
0

Por Ana Paula Tozzi*

Eu sei que parece óbvio o que eu vou falar, mas nossas organizações são formadas por pessoas e delas é que dependem grande parte dos resultados. Então por que sempre deixamos esse assunto para depois? No meu artigo de hoje quero explorar como podemos melhorar os resultados assumindo tarefas não tão prazerosas mas, potencializando a performance de nossas equipes.

Papel do Líder

Quando entendemos as responsabilidades inerentes ao cargos dos líderes nas organizações podemos destacar: entregar a estratégia, atingir resultados e desenvolver equipes de alta performance.

A estratégia traduzida em missão, visão e valores foi complementada nos últimos anos com métricas objetivas e passiveis de comparação com o mercado. Os painéis fixados no hall de entrada expressavam sonhos através de frases que, no geral, não diziam nada: “Ser a empresa mais admirada pelos consumidores…”. Como traduzir admiração? Que consumidores? A objetividade trouxe para a estratégia frases que efetivamente possam ser entendidas por todos os colaboradores, fornecedores e clientes: “Ser a maior cervejaria do mundo com custos competitivos e produtos lideres em seus segmentos”. Ou seja, ficou muito mais fácil para o líder traduzir essa estratégia em métricas táticas e operacionais.

Atingir resultados financeiros e operacionais, traduzidos em indicadores de performance que fazem parte de um painel de controle são métricas objetivas e apuráveis. Margem de contribuição, OTIF, turnover, são calculáveis e podem ser mostrados com uma gestão à vista e transparente. O desafio para os líderes passa a ser então alinhar o potencial da sua equipe aos processos e tecnologia de forma a entregar sua metas e, consequentemente, receber sua premiação (qualquer que seja ela). Portanto, formar uma equipe de alta performance.

O que seria então formar uma equipe de alta performance – EAP?

Uma equipe de alta performance é aquela que produz resultados diferenciados em qualidade, em tempo de realização e, principalmente, na entrega de valor. Para isso, tem elevada competência e atípico grau de comprometimento. É um grupo realmente alinhado, com valores, visão, objetivos e comprometimento comuns. As características comuns nestas equipes é a abundância e a diversidade de conhecimentos, capacidades, história profissional, opiniões e ideias.
O primeiro passo para formar uma EAP é simples: ter um líder que tenha foco na melhoria continua e que inspire a equipe no autodesenvolvimento. Ou seja, é muito além de oferecer treinamento e promover happy hour. É superar a dificuldade de dar feedbacks considerados negativo, é realizar ajustes na equipe sempre que necessário e com velocidade, é estar constantemente revendo as metas para cima e instigando a equipe a ultrapassar limites. Ou seja, não é um desafio simples.

O segundo passo é selecionar os candidatos corretos. Aqui entra a outra habilidade que deve ser um destaque deste líder: ter bem definido o perfil e o papel de cada um dos participantes do time, de forma que quando for realizado um processo seletivo, não seja escolhido um excelente candidato que não é o necessário naquele momento ou que seja excluído um candidato por alguma antipatia mas que é exatamente um perfil complementar. De certo, sabemos que uma equipe homogenia não entrega alta performance.

Para finalizar essa discussão destaco o óbvio novamente: os lideres são os responsáveis pela gestão do capital humano de suas equipes. Cabe a ele definir o papel de cada um da sua equipe, contratar, demitir, dar feedbacks positivos e negativos e promover o conhecimento. Cabe as áreas de Recursos Humanos apoiar as lideranças, mas não realizá-las, como vemos muitas vezes. Sei que culturalmente, nós brasileiros temos muitas dificuldades em separar o profissional do pessoal (a demissão é um sofrimento!) mas esse é o desafio de transformação cultural do líder da equipe de alta performance.
*Ana Paula Tozzi (ana.tozzi@agrconsultores.com.br) é sócia da GS&AGR Consultores.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: artigoconsultoriaequipeequipesequipes de alta performancegestãolíderLiderança
Postagem anterior

LATAM Retail Show confirma renomada editora de revista de design dos EUA

Próxima Postagem

Os mistérios do varejo da Índia – Parte 2

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping
Destaque do dia

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor
Artigos

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário
Destaque do dia

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Destaque do dia

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021
PicPay
Destaque do dia

PicPay dobra número de cartões emitidos em 1 mês e chega a 4 milhões

5 de março de 2021
Próxima Postagem

Os mistérios do varejo da Índia - Parte 2

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto:
    A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso. AceitarPolítica de Privacidade.