fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como fazer uma loja vencedora

Redação de Redação
14 de maio de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Distribuição & Varejo
0

Por Luiz Alexandre de Paula Machado*

Tenho acompanhado muitas mudanças no varejo nos últimos anos onde foram marcados por uma expansão acelerada no número de lojas, pelo movimento e verticalização das indústrias, abrindo canais diretos físicos e/ou digitais com lojas monomarca e marcas internacionais desembarcando no País. Foram muitos erros e alguns acertos. Certamente os erros foram cometidos principalmente pela falta de alinhamento da estratégia com a operação. Isso quando não há uma estratégia claramente definida, o que impacta diretamente no sucesso do negócio.

O ponto de partida para fazer uma loja vencedora, diferenciada e relevante passa por três etapas:

1) Clara definição de posicionamento e proposta de valor;

2) Visão e valores disseminados e compartilhados na empresa;

3) Consistência na execução dia após dia em todos os pontos de contato com o consumidor.

Em relação ao posicionamento, o desafio é definir quem é o público-alvo e o que faz a loja única, ou seja, qual o atributo de dominância que deve ser conquistado. Posso destacar marcas que conquistaram junto aos clientes os atributos de dominância. Não há dúvidas quando falamos de Casas Bahia e remetemos em excelência no crédito e relacionamento com o seu público, Apple inovação e experiência, Zara com sua moda atual, rápida a preços acessíveis e Pão de Açúcar com sua proposta de diferenciação e serviços. São inúmeros exemplos de empresas que conquistaram isso.

Se há dúvidas de quem são seus consumidores, sejam eles causa ou consequência, qual o propósito da sua loja e as renúncias que deve ser respeitadas, esse é o momento de revisitar todos esses temas, pois são muito importantes e relevantes para o futuro do seu negócio.

Não há tempo nem recurso para desperdiçar, principalmente pelo atual desânimo do consumidor, demissões e retração no mercado dentre outros pontos negativos. De qualquer forma, temos que manter o otimismo elevado e nos inspirar nos principais líderes varejistas brasileiros, que estão trabalhando forte e intensamente para encarar e superar o atual momento.

Mãos à obra!

*Luiz Alexandre de Paula Machado  é diretor da área de consultoria da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Alexandre Machadoartigoconsultoriaestratégialojasoperaçãoprocessosresultadosvencedora
Postagem anterior

Presidente do Magazine Luiza palestra no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Especialista norte-americano em gerenciamento de projetos estará no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta
Destaque do dia

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice
Artigos

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento
Destaque do dia

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021
PicPay
Destaque do dia

Com crédito pessoal, PicPay se consolida como marketplace financeiro no País

26 de fevereiro de 2021
Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual
Destaque do dia

Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual

26 de fevereiro de 2021
lojas-americanas
Destaque do dia

BR Distribuidora fecha parceria com Lojas Americanas para lojas de conveniência

25 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

Especialista norte-americano em gerenciamento de projetos estará no LATAM Retail Show

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021
PicPay

Com crédito pessoal, PicPay se consolida como marketplace financeiro no País

26 de fevereiro de 2021
Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual

Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual

26 de fevereiro de 2021
Por falta de peças, GM suspende produção em fábrica de Gravataí

Por falta de peças, GM suspende produção em fábrica de Gravataí

25 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: