fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A busca pelo aumento da produtividade nos pontos de vendas

Redação de Redação
14 de julho de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Distribuição & Varejo, Inteligência de Mercado, Pontos Comerciais
Tempo de leitura:2 mins read
0

Por Luiz Alexandre de Paula Machado

A era da expansão desenfreada perdeu muita força por conta da redução da demanda, consequência da estagnação da economia, fazendo com que muitas das diretrizes estratégicas de expansão nas empresas varejistas fossem revistas. Adicionalmente a isso, outras questões incomodam os varejistas, principalmente aqueles que operam unicamente lojas físicas:

• Os consumidores estão cada vez mais informados e mais exigentes;
• Os insumos do varejo, tais como mão de obra, aluguel, fretes, serviços públicos, dentre outros, estão crescendo acima da inflação;
• Acirramento da concorrência por meio da internacionalização, da concentração em alguns setores e do crescimento em canais digitais;
• Dificuldade na contratação, treinamento de pessoas e retenção destes talentos.


 Leia também:

–Participantes ainda podem realizar credenciamento gratuito para Expo

–Alastair Kean é palestrante confirmado no LATAM Retail Show 2015


Com este cenário, certamente o varejo conta com grandes desafios e muitas oportunidades para buscar o aumento da produtividade nos atuais pontos de venda. Olhando pelo lado das oportunidades, os potenciais benefícios em revisitar toda a operação no ponto de venda podem ser sintetizados em duas frentes que vemos abaixo.

Menores custos operacionais:

• Ajuste no quadro de pessoal e escalas de trabalho;
• Redesenho de papéis e responsabilidades;
• Redução de perdas;
• Redução de despesas operacionais e de venda.

 Maior taxa de conversão:

• Equipamentos abastecidos corretamente;
• Produtos etiquetados e comunicados;
• Loja organizada e limpa;
• Agilidade nos processos de atendimento e vendas;
• Redução das filas;
• Aumento de controles;
• Metas claras e política de incentivo e comissões;
• Medição de resultados e da produtividade.

Para capturar todos esses benefícios de forma integral e perene, muito trabalho tem que ser feito na empresa. Não podemos subestimar um trabalho como esse, pois em sua maioria os grandes ganhos estão nos pequenos detalhes, na forma de gerir o negócio e principalmente em uma mudança na forma de se fazer, quebrando essencialmente os paradigmas. Portanto, deve haver uma pré-disposição em revisitar o tripé: pessoas, processos e tecnologia e assim capturar todos esses benefícios.

*Luiz Alexandre de Paula Machado (alexandre@gsmd.com.br) é head de Consultoria da GS&AGR Consultores

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Alexandre Machadoartigocomércioconsultorconsultorialojas físicasLuiz Alexandre de Paula Machadopontos físicosvarejistavarejo
Postagem anterior

E as pessoas na loja do futuro?

Próxima Postagem

Portal Revista Exame: "Para onde os millenials forem, o mercado vai atrás"

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Haribo abriu, no Brasil, primeira fábrica fora da Europa
Destaque do dia

Haribo planeja usar fábrica brasileira para abastecer toda a América do Sul

12 de abril de 2021
Desorganização galopante no mercado e no varejo
Artigos

Desorganização galopante no mercado e no varejo

12 de abril de 2021
Primeira loja física da Ikea no México
Destaque do dia

Varejista sueca de móveis Ikea inaugura primeira loja física no México

12 de abril de 2021
Erick Custódio, CEO e fundador da Somma
Destaque do dia

Somma Publicidade é a mais nova empresa da Gouvêa Ecosystem

12 de abril de 2021
Casas noturnas tradicionais de São Paulo estão sendo impactadas diretamente pela falta de público devido ao isolamento social por causa da pandemia da Covid-19
Destaque do dia

Bares e casas noturnas de SP fazem vaquinha para sobreviver à pandemia

11 de abril de 2021
Alibaba
Destaque do dia

China aplica multa recorde de US$ 2,8 bilhões ao grupo Alibaba

11 de abril de 2021
Próxima Postagem

Portal Revista Exame: "Para onde os millenials forem, o mercado vai atrás"

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Boulevard Shopping Campos, em Campos dos Goytacazes (RJ)

Aliansce Sonae reabre shoppings em Campos (RJ) e Parangaba (CE)

12 de abril de 2021
Avião da Itapemirim

Grupo Itapemirim realiza voos de certificação da Anac nesta semana

12 de abril de 2021
Microsoft trabalha em tecnologias de pagamento automatizado

Microsoft compra Nuance, de inteligência artificial

12 de abril de 2021
Banco Inter atinge R$ 3,7 bi em originação de crédito

Banco Inter atinge R$ 3,7 bi em originação de crédito

12 de abril de 2021
Quase 64% das famílias estão endividadas e sem perspectiva de consumo

Bancos voltam a estender prazo de dívidas

12 de abril de 2021
Assistentes virtuais de diferentes marcas combatem o machismo

Assistentes virtuais de diferentes marcas combatem o machismo

12 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: