fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Um retrato do desemprego no País

Redação de Redação
22 de julho de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Inteligência de Mercado
0

Por Eduardo Yamashita*

Alguns indicadores como o de confiança dos consumidores, acompanham rapidamente a tendência do desempenho da economia, ou seja, se a mesma apresenta piora ou melhora, esses indicadores rapidamente apontam na mesma direção.


Leia também:

– “Semana de Decisão”: preços especiais para cogressos LATAM Retail Show

– Evento terá case de uma das maiores empresas de snacks do mundo


Por outro lado, indicadores como a da taxa de desemprego (desocupação) demoram mais para apresentar sinais de mudança. No caso do desemprego, os principais fatores que geram esse fenômeno são o alto custo de demissão no País, burocracia, custos de treinamento e dificuldade para encontrar as pessoas com as competências desejadas. Sendo assim, os empresários postergam ao máximo as demissões, aguardando uma eventual mudança no cenário ou uma sinalização de melhora no curto prazo. Entretanto, quando não há expectativa de melhoras, o fechamento de vagas é inevitável.

O índice de desemprego é sazonal – nos primeiros quatro meses do ano há uma alta no desemprego, devido ao fechamento das vagas temporárias e, por conta do menor ritmo de crescimento da economia, consequentemente, a partir do terceiro trimestre, o inverso ocorre, com o aquecimento da economia e abertura de vagas temporárias o índice de desemprego cai.

Nos cinco primeiros meses de 2015 observa-se uma alta no desemprego, medido pela PME do IBGE de 1,4 ponto percentual (saímos de 4,3% de desocupação em dez/14 para 6,7% em mai/15), enquanto que nos anos anteriores essa alta foi de 0,1 p. em 2014, 0,4p.p. em 2013 e 0,3p.p. em 2012 para o mesmo período.

Essa expressiva piora no índice aconteceu não só pelo fechamento de vagas ocasionado pela deterioração do cenário econômico, mas também pelo aumento da população em busca de emprego. A pressão no orçamento familiar causado pela inflação e o receio acerca do futuro próximo tem levado uma parcela da população de volta ao mercado de trabalho, contingente esse que até então tinha optado por ficar fora do mercado por diferentes motivos: estudo, filhos, renda familiar suficiente etc.

Raio-X do desemprego

É importante analisarmos e entendermos as discrepâncias do índice de desocupação além da média Brasil. Essa análise se que faz fundamental para a compreensão e definição da estratégia das empresas, adequando sua oferta para a realidade do seu público alvo.

Regionalmente, as cidades (regiões metropolitanas) com maior taxa de desocupação são Salvador (BA), com 11,3%; Recife (PE), com 8,5%; e São Paulo, com 6,9%. Já aquelas com menor taxa são Porto Alegre (RS), com 5,6%; Rio de Janeiro, com 5 %); e Belo Horizonte (MG), com 5,7%. Por sua vez, o desemprego por faixa etária é de 15,2% para 18 a 24 anos; 5 % para aqueles entre 25 e 49 anos; e 2,4% para aqueles com mais de 50 anos. As mulheres também apresentam maior índice de desemprego, com 7% versus 5,3% para os homens.

*Eduardo Yamashita (eduardo.yamashita@gsmd.com.br) é diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: consumoestatísticaíndiceíndicesinteligencia de mercadomercado varejistaNEPEnúmerospesquisavarejo ampliado
Postagem anterior

LATAM Retail Show recebe palestra de fundador da Polishop

Próxima Postagem

Abilio Diniz é confirmado para o LATAM Retail Show

Redação

Redação

Relacionada Posts

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19
Artigos

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas
Destaque do dia

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista
Destaque do dia

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021
Natura inicia parceria com a Sephora para ampliar presença no varejo
Destaque do dia

Sephora Brasil nega fechamento de lojas e alerta para promoção falsa

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente
Destaque do dia

NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente

22 de janeiro de 2021
Próxima Postagem

Abilio Diniz é confirmado para o LATAM Retail Show

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

22 de janeiro de 2021
fechamento do comercio

Varejo não essencial vai fechar entre 20h e 6h em São Paulo durante a semana e 24h nos fins de semana

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: