fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

PORTAL REVISTA EXAME: "Os 12 movimentos estratégicos do franchising no Brasil"

Redação de Redação
24 de julho de 2015
no Artigos
0

Franchising - Business Background. Blue Arrow with "Franchising" Slogan on a Grey Background. 3D Render.

Tem mais um artigo do diretor-geral da GS&MD Gouvêa de Souza, Marcos Gouvêa de Souza, no portal da Revista Exame.com. Aqui, ele faz uma análise sobre tendências para o setor de franchising brasileiro:

O setor de Franchising foi um dos que mais se beneficiou do forte crescimento econômico durante a chamada Década do Consumo a partir de 2004, quando o faturamento foi de R$ 31,4 bilhões e no passado alcançou R$ 128,9 bilhões. O Brasil se transformou no terceiro maior mercado mundial de Franchising, superado apenas por Estados Unidos e China, com 2.942 redes, perto de 126 mil unidades franqueadas e emprega cerca de 1,1 milhão de pessoas.

Tudo indica que o Franchising continuará a crescer nos próximos anos, porém em ritmo menor e alguns movimentos estratégicos são perceptíveis na transformação que o setor irá viver.

1. Mais gestão e menor expansão

Depois do período de grande crescimento em número de unidades físicas, a maior ênfase para franqueadores e franqueados nos próximos anos será melhorar o desempenho e eficiência das unidades existentes, direcionando a expansão para áreas ainda com potencial mas, principalmente, concentrando atenção, recursos, tecnologia e desenvolvimento de melhores práticas na busca da excelência e na melhoria do desempenho das unidades e operações existentes;

2. Segmentação e Diversificação

Para os grupos empresariais que desenvolveram modelos de franquias que podem ser considerados maduros, o momento futuro envolve a continuidade da expansão seletiva de unidades físicas e ao mesmo tempo a criação de novos formatos, conceitos e marcas que permitam diversificação e segmentação de negócios, criando oportunidades para reter o capital financeiro e operacional dos mesmos franqueados de suas outras marcas e potencializando esse ativo que representa o domínio de toda a cadeia de gestão de franquias;

3. Formação de Grupos Econômicos em Franquias

O modelo existente no mercado internacional que envolve a formação de grupos econômicos baseados na capacidade de administrar um conjunto de marcas franqueadoras começa a ocorrer no Brasil (Boticário, Trigo, BFFC- Bobs, etc) e tenderá a ampliar sua presença no mercado, baseado exclusivamente em recursos próprios mas também em combinação com grupos financeiros locais ou internacionais;

4. Consolidação

O processo que envolve o domínio de toda a cadeia de gestão de franquias e a competência na geração de resultados irá induzir um processo de consolidação do mercado de franquias com algumas marcas sendo incorporadas por grupos especializados, com participação ou não de grupos financeiros;

5. Internacionalização

As maiores e mais consolidadas franquias brasileiras tenderão a buscar alternativas para o menor crescimento do mercado local através da expansão internacional de suas marcas e conceitos, com preferência pelos mercados latino-americanos e norte-americano, mas também considerando oportunidades nos emergentes mercados europeus, árabe-unidos e asiáticos, como já fazem hoje alguns dos líderes do setor no Brasil, como Boticário, BFFC-Bob’s, Giraffas e outros;

6. Incorporação de mais ferramentas tecnológicas

No processo de amadurecimento do setor de franquias, depois da ênfase na expansão física, haverá relevante demanda e incorporação de ferramentas tecnológicas de gestão, como forma de apoiar o foco na melhoria do desempenho dos negócios atuais;

7. Ênfase no desempenho das pessoas

Passada a euforia na expansão de unidades, o próximo ciclo será marcado pela concentração de atenção na melhoria do desempenho das pessoas, franqueados e seus funcionários, bem como os da própria franqueadora;

8. Muito mais atividade digital

Haverá crescente importância na incorporação da cultura digital nos negócios de franquias, seja na própria gestão, na comunicação, nos treinamentos, nos programas de relacionamento, na propaganda e na promoção. O setor tem dedicado menor atenção aos elementos da cultura digital, preocupado que esteve com a expansão física, e agora, irá direcionar mais atenção nas oportunidades que se abrem para a incorporação da nova realidade digital aos seus negócios;

9. Mais serviços e menos produtos

Acompanhando o movimento geral de negócios e de amadurecimento de mercado, haverá maior ênfase no desenvolvimento de franquias ligadas a serviços pessoais, domésticos e empresariais em relação às franquias direcionadas para revenda de produtos;

10. Maior presença de fornecedores de marcas e serviços

Haverá continuidade no aumento do uso da franquia como modelo de negócio para expansão de atividades e criação de canal próprio e exclusivo por fornecedores de produtos, marcas e serviços como forma de redução de sua dependência dos canais tradicionais. É importante ressaltar que o Brasil se destaca no cenário internacional pela expressiva participação de fornecedores com canais próprios e exclusivos de negócios com os consumidores finais e no cenário atual e futuro, muito mais competitivo, isso tenderá a se ampliar;

11. O mercado continua atraente

Apesar do ciclo recessivo que o país vive, o Brasil ainda é um dos mercados mais atraentes no mundo, especialmente para as marcas internacionais dos mais diversos setores, por conta da adesão que o sistema de franquias conseguiu, sua organização, estruturação e legislação, que criam ambiente favorável à sua expansão, em especial porque no sistema existe um menor risco para as marcas que contam com o envolvimento, recursos e comprometimento de empresários locais;

12. Maturidade Empresarial

Um novo ciclo de amadurecimento e consolidação será marcante nos próximos anos do Franchising no Brasil balizado pela ampliação do número de grupos empresariais ligados ao negócio, maiores investimentos do setor financeiro nas redes franqueadoras e aumento ainda maior da participação de marcas internacionais no país integrando melhores práticas de gestão, eficiência e controle.

(Exame)

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Postagem anterior

5 regras de ouro para ser bem sucedido nas redes sociais

Próxima Postagem

LATAM Retail Show recebe palestra de gerente de E-commerce da Arezzo & Co

Redação

Redação

Relacionada Posts

Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia
Artigos

Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário
Artigos

Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário

20 de janeiro de 2021
Foodservice pós-pandemia: megastore, flagship ou complexo gastronômico
Artigos

Foodservice pós-pandemia: megastore, flagship ou complexo gastronômico

19 de janeiro de 2021
Os três “R”s para o sucesso do relacionamento com o cliente
Artigos

Os três “R”s para o sucesso do relacionamento com o cliente

19 de janeiro de 2021
Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia
Artigos

Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia

18 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade
Artigos

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
Próxima Postagem

LATAM Retail Show recebe palestra de gerente de E-commerce da Arezzo & Co

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Infracommerce adquire a plataforma Pier8, líder em logística no e-commerce

Infracommerce adquire a plataforma Pier8, líder em logística no e-commerce

21 de janeiro de 2021
Crédito deve encerrar 2020 com crescimento de 15,4%, maior alta desde 2012

Crédito deve encerrar 2020 com crescimento de 15,4%, maior alta desde 2012

21 de janeiro de 2021
Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife

Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife

21 de janeiro de 2021

NRF 2021: “Capítulo 1” entra na reta final; confira os destaques de hoje e amanhã

21 de janeiro de 2021
Covid-19 muda hábitos alimentares e abre oportunidades para novos negócios

Covid-19 muda hábitos alimentares e abre oportunidades para novos negócios

21 de janeiro de 2021
Você, sua organização, entidade ou sua empresa estão preparados para o Pix?

Americanas.com oferece desconto de até R$ 500 para incentivar o uso do Pix

21 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: