fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Simplificando: Omnichannel é o E-commerce

Redação de Redação
16 de setembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
0

Por Ricardo Michelazzo*

Confesso que há pelo menos três anos venho ouvindo sobre omnichannel, mas o que eu ouvia sempre pareceu muito complexo, então nunca fez muito sentido, já que sempre defendi e vou defender a simplicidade na maneira de fazer as coisas. E no varejo eu não poderia ser diferente. Mas, ao mesmo tempo, em que não fazia sentido, havia uma inquietação de como fazer para trazer para a loja física o mesmo dinamismo da gestão do comércio eletrônico.

Durante a concepção do evento LATAM Retail Show (que ocorreu entre 24 a 27 de agosto), tivemos a ideia de apresentar uma loja-conceito englobando design, tecnologia e um serviço top de atendimento ao cliente, nomeada de Omniera – A Loja do Futuro. Como responsável por toda tecnologia embarcada na Loja do Futuro, iniciei um desafio: como os lojistas imaginam e gostariam que fosse a sua loja?  E, tentando entender o que eles queriam, chegamos a algumas conclusões: eles querem ter acesso às informações completas de produtos, sistemas de recomendação de produtos complementares, Interfaces de interação digitais com o cliente, ferramentas de campanhas simples e fáceis, meios de pagamentos integrados, novas opções para o PDV, gestão da informação acessível e em tempo real e autonomia para o time de ponto de venda.

Analisando tudo isso, chega-se à conclusão de que o que se busca é exatamente a prática de gestão de um e-commerce, então vamos operar essa loja física em uma plataforma de e-commerce. Não iremos conseguir os resultados desejados se não usarmos este caminho.

Uma vez decidido, inicia-se a execução. Vimos que não se tratava de uma questão muito complexa, obviamente tivemos que fazer algumas integrações a mais e adaptações de artes etc. Mas vimos que a gestão da rotina dessa loja seria extremamente fácil. A loja física mudaria apenas a interface com o cliente, ou seja, ao invés de nos comunicarmos por banners no site, nossas campanhas estariam em TVs, totens, mobile do cliente e etc.

Se a loja física gostaria de ter acesso a informações completas de produtos e resenhas, onde eu possuo essa informação completinha a não ser no e-commerce? Se eu quero dar para o meu cliente opções de pagamento que não sejam o check-out da loja, o que eu faço? Moblie do cliente como forma de pagamento na loja, se eu quero mostrar para o cliente produtos relacionados ao que ele está comprando, uso a ferramenta de recomendação. O varejo quer trabalhar com gestão dinâmica de preços? Ou seja, não foi necessário desenvolver nada, simplesmente integrar em novas interfaces. Está tudo pronto.

loja

Óbvio que tivemos alguns problemas, mas no fim das contas, os prós foram maiores do que os contras. Contras que são muito comuns a qualquer implantação nova de tecnologia, mas que são pífios em relação à transformação que isso vai causar na forma de gerir o varejo. Pois nessa experiência tivemos o que é de mais valioso para um varejo – um sistema único de clientes com todo o seu histórico, não importa o canal.

Essa experiência que estou compartilhando com vocês serviu para responder o que é, de fato, omnichannel. É o emprego do e-commerce na loja física e que essa iniciativa leva os clientes a criarem as suas lojas do futuro, não futuro por conta das tecnologias super desruptivas, mas sim o futuro do varejo onde o cliente está, de fato, no centro de tudo. Afinal, tecnologia não é nada. Criatividade é tudo!

Ricardo Michelazzo (ricardo@gsecomm.com.br), CEO da GS&ECOMM.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: comércio eletrônicoe-commerceomnichannelvarejovarejo digital
Postagem anterior

A busca por uma gestão mais eficiente, transparente e assertiva

Próxima Postagem

Estamos em 2004 ou vamos para 2024?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira
Destaque do dia

Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

24 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company
Artigos

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Transformação digital está por trás das faixas “Passo o ponto” das lojas Habib’s
Destaque do dia

Habib’s revela programa de fidelidade por trás das faixas “Passo o ponto”

24 de fevereiro de 2021
Telhanorte adota “fast fashion” e amplia linha de decoração e organização da casa
Destaque do dia

Telhanorte adota “fast fashion” e amplia linha de decoração e organização da casa

24 de fevereiro de 2021
Kit Kat lança loja online exclusiva da marca e programa de fidelidade
Destaque do dia

Kit Kat lança loja online exclusiva da marca e programa de fidelidade

24 de fevereiro de 2021
Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo
Destaque do dia

Natura está entre as empresas mais éticas do mundo pela 11ª vez; Avon estreia na lista

24 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

Estamos em 2004 ou vamos para 2024?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos

Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos

24 de fevereiro de 2021
Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson

Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson

24 de fevereiro de 2021
Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

24 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Transformação digital está por trás das faixas “Passo o ponto” das lojas Habib’s

Habib’s revela programa de fidelidade por trás das faixas “Passo o ponto”

24 de fevereiro de 2021
Rede americana Fry’s Eletronics vai fechar as portas de todas as lojas no país

Rede americana Fry’s Eletronics vai fechar as portas de todas as lojas no país

24 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: