fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Shopping Center – A importância do pequeno lojista

Janice Mendes de Janice Mendes
2 de julho de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Malls
0

Aconteceu ontem (5/10) o movimento #CompreDoPequeno, uma ação nacional do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que promoveu uma série de atividades para capacitar e apoiar os micro e pequenos empreendedores e, de quebra, aproximá-los do consumidor final.

A campanha ‘Compre do Pequeno’ foi inspirada na fantástica iniciativa do AMEX nos Estados Unidos, que com o mesmo propósito criou em 2010 o ‘Sábado do Pequeno Negócio’. O fato de não ter sido exatamente uma ideia inédita em nada diminui o mérito da realização, diga-se de passagem. A propósito: é importante ressaltar que o SEBRAE considera um pequeno negócio aquele que tem até 49 funcionários e possui faturamento anual de até 3,6 milhões de reais.

Mas qual é a importância do pequeno lojista para um Shopping Center? Num primeiro instante, podemos pensar que este pequeno negócio está concentrado em malls mais populares ou fora dos grandes centros. A realidade, no entanto, não é bem essa. Segundo o SEBRAE, no Brasil existem mais de 55 mil pequenos negócios dentro dos nossos shoppings. Se considerarmos que, de acordo com a ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) há quase 97 mil lojas nos shoppings espalhados de Norte a Sul do País, a proporção das PMEs no mix dos nossos centros comerciais seria próxima de 56%.

Porém, nossas análises mostram que esse percentual pode ser ainda maior. Em um dos mais tradicionais shopping centers de São Paulo, por exemplo, o pequeno lojista representa nada menos que 75% das operações, embora concentre apenas 29% das vendas totais desse empreendimento. Do ponto de vista de faturamento, a sua importância pode ser até pequena, mas olhando pelo lado da ocupação, esse grupo é fundamental. Além do mais, um bom shopping é aquele que oferece, além de um bom ambiente, boas lojas, com bom atendimento – e isso inevitavelmente passa pelo pequeno.

Esses números mostram também que a maior oportunidade de crescimento nas vendas dos shoppings brasileiros não está nos grandes lojistas, que já respondem sozinhos por 71% das vendas, e sim nos pequenos. Porém, uma pequena parcela de tempo e de investimentos dos fundos de promoção são destinados para apoiar o trabalho desses empresários. Faz sentido?

Aqui na GS&BW desenvolvemos e aplicamos programas de capacitação e relacionamento com lojistas pelo Brasil afora e não é raro encontrar dificuldades diversas para aprovar projetos que exigem investimentos anuais modestos, mas que podem trazer resultados robustos. É claro que não existe receita de bolo! Cada shopping possui identidade, características e necessidades diferentes e para apoiar da melhor forma seus lojistas é necessário sobretudo estudar e entender não somente suas principais carências, mas como potencializar suas habilidades. Tudo começa, todavia, com a consciência de que, também nos shopping centers, para maximizar resultados, é preciso investir nos pequenos lojistas. Em resumo, é hora de começar uma nova campanha nos shoppings do Brasil: #apoieopequeno.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: ABRASCEcomerciantecomércioCompre do PequenoempreendedorGS&BWJanice Mendeslojalojasmicromicro empreendedormicro empresaprojetoSEBRAEvarejistavarejo
Postagem anterior

Aprendendo com a recessão espanhola

Próxima Postagem

O que é meu é nosso – o fim do hiperconsumo!

Janice Mendes

Janice Mendes

Janice Mendes é sócia-diretora da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais. (https://www.linkedin.com/in/janice-mendes/)

Relacionada Posts

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping
Destaque do dia

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor
Artigos

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário
Destaque do dia

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Destaque do dia

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021
PicPay
Destaque do dia

PicPay dobra número de cartões emitidos em 1 mês e chega a 4 milhões

5 de março de 2021
Próxima Postagem

O que é meu é nosso - o fim do hiperconsumo!

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: