fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O pior Natal da década

Redação de Redação
3 de novembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
0

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Em setembro deste ano, a massa salarial real apresentou queda de R$ 2,5 bilhões em relação ao mesmo mês de 2013, por conta da queda do emprego e dos salários. Em janeiro deste ano, tivemos 4,3% de desemprego e atingimos agora, nove meses depois, 7,6% – mesmo índice de 2008.

O saldo da carteira de crédito de pessoas físicas, que cresceu 31% entre 2014 e 2012 e 13% entre 2014 e 2013, cresceu apenas 5,2% entre janeiro e setembro deste ano, sinalizando as dificuldades de acesso ao crédito e também resultado das altas taxas de juros cobradas e uma política extremamente cautelosa de análise e concessão de crédito.

O endividamento total das famílias está supreendentemente estabilizado, com tendência à queda no índice, quando expurgada a parcela imobiliária.

O mais preocupante indicador atual é o Índice de Confiança do Consumidor que, calculado a partir de setembro de 2005, quando foi estabelecida a base 100, nestes meses de 2015, tem atingido seguidos e sucessivos picos de baixa, estando agora em 75,7 – média composta pelas expectativas futuras de 81,1 e as de curto prazo, incríveis 65,7. Estamos muito perto do fundo do poço na confiança do consumidor.

Tudo isso num quadro onde Governo Federal e Congresso esgrimam de forma inconsequente, de pirraça em pirraça, acusação em acusação, enquanto o País agoniza.

Esse cenário adverso, em praticamente todos os seus indicadores determinantes do comportamento de compras e a propensão ao consumo, sinaliza o pior Natal da década, sem praticamente nenhuma possibilidade de reversão.
O vácuo de liderança que se criou na esfera federal, com a omissão do setor empresarial, criou o quadro que mantém o País sem rumo e sem proposta, enquanto se discute a quem cabe a maior parcela de culpa.

Nesse período, empregos minguam, famílias são colocadas em situação de penúria, conquistas sociais são perdidas, a economia esfria e a desesperança toma conta da sociedade. E em Brasília se discute quem tem o maior cacife para bancar o próximo blefe.

O todo desse cenário político-econômico, conjugado com um Black Friday ainda mais promocional e que vai antecipar as vendas de Natal e mais a expectativa de liquidações para queimar saldos de estoque, depois do final do ano, não deixam dúvidas: será um Natal para se esquecer.

Se no passado, em outros momentos recessivos, podíamos falar de um Natal bem brasileiro, de muita festa com pouco dinheiro, neste ano, ao que tudo indica, nem motivo para festas teremos.

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS 

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Postagem anterior

É hora de inventar novos remédios, porque é grave a crise

Próxima Postagem

Shopping Centers: as 4 dimensões

Redação

Redação

Relacionada Posts

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China
Destaque do dia

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade
Artigos

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS
Destaque do dia

NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental
Destaque do dia

NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Para Lowe’s e Wayfair, entender o cliente é a chave do sucesso para as empresas
Destaque do dia

NRF 2021: Para Lowe’s e Wayfair, entender o cliente é a chave do sucesso para as empresas

14 de janeiro de 2021
NRF 2021: 5 lições de uma das maiores líderes da atualidade para lidar com a crise
Destaque do dia

NRF 2021: 5 lições de uma das maiores líderes da atualidade para lidar com a crise

14 de janeiro de 2021
Próxima Postagem

Shopping Centers: as 4 dimensões

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

15 de janeiro de 2021
Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

15 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: