fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A crise da competência?

Redação de Redação
13 de novembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
0

Por Jéssica Costa*

Que a crise mudou os hábitos de compra já sabemos! Que os consumidores estão menos fiéis à marca, que passaram a garimpar produtos e oportunidades, que estão mais exigentes e que, além de tudo isso, possuem um celular que os permitem buscar em poucos segundos as melhores alternativas, também já estamos cansados de saber.

Taxa de conversão caindo, venda por m² despencando e ticket médio mais baixo! Essa é a realidade no mercado. Perspectivas de um Natal ruim e um 2016 para lá de desafiador.


Leia também:
–NRF Retail’s Big Show – O evento mais esperado pelo varejo de todo o mundo
–Conheça os destaques da Delegação GS&MD para o NRF Retail’s Big Show 2016 

Com todo esse cenário mapeado e assumindo que o cliente se tornou um “bem escasso” dentro da loja (física ou virtual), porque nosso varejo está demorando tanto para tratá-lo como um rei?

Quando comparamos a confiança do consumidor brasileiro a consumidores de outros países percebemos que os brasileiros precisam ser “reconquistados”.

Nesta semana, mais precisamente no dia 11/11 foi comemorado o Dia dos Solteiros, na China. Esta data por lá se tornou um fenômeno comercial. Um evento que tem campanhas de marketing direcionadas e bem focadas e que vende tudo que se propõe com grandes descontos. Para termos uma ideia, nesta data em 2014 o Alibaba vendeu mais de U$1 bilhão em produtos nos primeiros três minutos da campanha promocional (43% das transações totais foram realizadas por meio de dispositivos móveis).

O resultado de 2015 foi ainda mais surpreendente: o Alibaba divulgou ontem, 12/11, o crescimento de 54% nas vendas em relação ao Dia do Solteiro de 2014.

No Brasil, de 2013 para 2014, as vendas eletrônicas na Black Friday cresceram 51% e para este ano há uma previsão de crescimento entre 20% e 30%. Mas, com as vendas, também cresceram, na mesma proporção o número de reclamações de clientes que tiveram problemas no recebimento de seus produtos (dos quais eu infelizmente faço parte!).

Então, podemos entender que além do nosso varejo não absorver a essência da Black Friday, dando descontos muitas vezes pouco representativos e fazendo o evento em diversas épocas do ano, distorcendo assim sua proposta original, o varejo não se prepara para atender o crescimento de vendas e causa no consumidor a sensação que já não aguentamos mais, a da “black fraude”. O consumidor não tolera mais o baixo nível de serviço.
Apesar de tudo isso, há uma expectativa que a Black Friday seja mais forte que o Natal esse ano aqui no Brasil.

Tanto pelos varejistas, que estão com estoque alto, quanto pelos consumidores, que estão novamente acreditando nesta data. Em algumas categorias, linha branca por exemplo, que é uma compra mais planejada, os consumidores estão esperando a data para comprar.

Contudo, enquanto as grandes redes ainda sentem dificuldade em performar um atendimento diferenciado, personalizado e encantador, apesar de toda a tecnologia e informação disponível, o varejo de bairro vai ganhando espaço e se fortalecendo. Afinal, ele tem mais facilidade em entender o comportamento do consumidor alvo e com isso as ações não ficam dispersas.

Enfim, que venham a Black Friday e o Natal!!! E com eles, um melhor sortimento, menor ruptura, mais gentileza e simpatia e que nós, consumidores, sejamos tratados com respeito e no limite com muito encantamento e satisfação! Está aí o grande desafio do varejo neste período tão importante!

*Jéssica Costa (jessica.costa@agrconsultores.com.br) é sócia e head de Consultoria na GS&AGR

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: consultoriaconsumidorconsumoDistribuiçãoestoquesGS&AGR ConsultoriaJéssica CostaMarketingvarejistavarejo
Postagem anterior

Conveniência ampliada – dê a eles o que eles querem

Próxima Postagem

Sinceridade ou sincericídio?

Redação

Redação

Relacionada Posts

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19
Artigos

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas
Destaque do dia

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista
Destaque do dia

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021
Natura inicia parceria com a Sephora para ampliar presença no varejo
Destaque do dia

Sephora Brasil nega fechamento de lojas e alerta para promoção falsa

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente
Destaque do dia

NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente

22 de janeiro de 2021
Próxima Postagem

Sinceridade ou sincericídio?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

22 de janeiro de 2021
fechamento do comercio

Varejo não essencial vai fechar entre 20h e 6h em São Paulo durante a semana e 24h nos fins de semana

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: