Tema frequente na programação de palestras, debates e painéis do NRF Retail´s Big Show 2016, está o consumidor digital, em todas as suas nuances, expectativas de relacionamento e atendimento no omnichannel e sua jornada de compra, altamente personalizada.

Provocações que vão desde “Trazendo o omnichannel para a vida: a visão 360 graus do cliente”, passando por “Como servir ao consumidor digital?”, chegando a “Como envolver-se com o seu conectado consumidor”, todas elas passam pelo cerne da questão. Nunca se falou tanto da experiência de compra proporcionada ao consumidor.


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Longe de um filme com robôs, carros voadores e máquinas super potentes, no mundo real, estamos falando de pessoas. De todas elas. E a boa notícia é que elas estão por toda a parte!

O consumidor conectado 24 horas por dia, informado, empoderado, está muitas vezes mais preparado do que nossas próprias equipes.

Nossas equipes, formadas por profissionais da Geração X, Millennials e Baby Boomers, que diariamente se reinventam para pertencer a um mundo que não tem mais barreiras e com espaço de sobra para todas as crenças, comportamentos e atitudes, coexistindo.

São mães, pais, estudantes, empresários, homens e mulheres em busca de conexões, experiências e relações genuínas com outras pessoas, empresas e marcas.

Sim, o mundo está em constante mudança e a uma velocidade vertiginosa. Contudo, ainda são as pessoas que mandam no pedaço.

Com tamanha tecnologia a serviço da experiência de consumo, o papel das equipes na omniera ganha total relevância. Os consultores de vendas, atendentes e vendedores se tornam parte fundamental no processo de venda e criação de experiência, uma vez que esta atuação personalizada será moldada para o perfil e necessidade de cada cliente.

Como usar todas estas ferramentas tecnológicas para decifrar este consumidor e oferecer a ele uma verdadeira experiência de consumo?

Como utilizar todas as informações disponíveis – e cada vez mais disponíveis, para um atendimento individualizado e altamente personalizado?

Como preparar equipes inteiras para se relacionar genuinamente com este omniconsumidor?
A tecnologia é o meio, não o fim desta jornada. E todas estas perguntas são apenas os primeiros passos desta jornada. Um caminho definitivamente sem volta, que muda completamente e para sempre, a forma das pessoas se relacionarem no varejo de uma forma geral.

*O NRF Big Show é o maior evento de varejo do mundo, e reúne milhares de executivos e tomadores de decisão debatendo temas e tendências do varejo em todo o mundo. O evento acontece em Nova Iorque no período de 17 a 20 de janeiro de 2016.

 

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes é sócia-diretora da GS&Friedman, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza que atua com Gente, Gestão, Talentos e Treinamento

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