fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

2016 na visão dos jovens brasileiros

Redação de Redação
14 de janeiro de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos
Tempo de leitura:2 mins read
0

Pensive young man with laptop and digital tablet sitting by the window

Por Rodrigo Anunciato*

Os jovens brasileiros de hoje nasceram e cresceram em uma época próspera, com estabilidade econômica. Porém, agora, ao chegarem ao mercado de trabalho, sentem os efeitos da atual recessão.

Segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (DIEESE), quase um quinto da população jovem brasileira de 18 a 24 anos está desempregada.

Ao desconsiderarmos os jovens de 14 a 17 anos que procuram por uma oportunidade de estágio ou de atuação como menor aprendiz, esta é a faixa etária em que o índice de desocupação é mais alto.

Uma pesquisa recente do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE),  mostrou que no último ano os jovens reduziram despesas com lazer (28%), roupas (18%), alimentação (4%) e transportes (3%), devido ao momento econômico nacional.

Ainda segundo o DIEESE, houve um ingresso progressivo dos jovens no mercado de trabalho nos últimos dez anos, frente aos anos 90, quando os jovens enfrentavam gravemente o requisito da falta de experiência, que os impedia de acessar o mercado de trabalho.

Mas, o que isso pode significar?

Essa nova geração tende a enfrentar problemas muitas vezes semelhantes aos dos profissionais que chegaram ao mercado de trabalho no início da década da globalização.

Assim, é preciso entender que para se colocar no mercado de trabalho neste e nos próximos anos, a palavra de ordem é movimento, ou seja, ações de aprimoramento com foco profissional são mais que diferenciais, são indispensáveis.

Em contrapartida, o que as empresas buscam e qual a razão para o aumento do desemprego entre os jovens?

De modo geral, a força de trabalho dos jovens é muitas vezes vista pelas organizações de forma complementar.

Por estes profissionais terem acumulado menos experiência profissional, bem como menor tempo de atuação, muitas vezes tornam-se alvos fáceis para um remanejamento, uma vez que as empresas procuram manter os mais experientes em seus quadros, visando uma rápida retomada da produtividade em momentos de crise como a que o País enfrenta atualmente.

Assim, mais uma vez é preciso que o jovem profissional esteja alerta não apenas quanto a sua formação acadêmica, mas principalmente sobre os passos que planeja para sua carreira.

Cursos abertos, por exemplo, são uma ótima forma de ampliar a rede de relacionamentos e ainda obter conhecimentos que podem servir como fatores de diferenciação no momento de uma entrevista, bem como atividades de voluntariado ou mesmo estágios não remunerados.

Por outro lado, o que as organizações também precisam entender definitivamente, é que não se obtém mão de obra qualificada sem nenhum investimento.

Ao considerarmos que o cenário do ensino no País requer cada vez mais atenção, pois ainda busca formar indivíduos funcionais e não necessariamente críticos e pensantes, cabe muitas vezes as próprias empresas moldarem, ou mesmo complementarem a formação acadêmica de seus colaboradores, seja em momentos de contratação, tais como nos programas de capacitação inicial, ou mesmo em ações de reciclagem ou aprimoramento.

Assim, fica claro que o encontro ideal envolve jovens profissionais que estejam em movimento, que busquem formas criativas e eficientes de se manterem atualizados e empresas que compreendam que no atual momento brasileiro, ainda vale investir na formação de jovens profissionais e moldá-los não apenas ao modelo, mas também à cultura da organização.

Pense nisso!

*Rodrigo Anunciato (rodrigo.anunciato@gsmd.com.br) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

A seguir, cenas do próximo capitulo do NRF Big Show

Próxima Postagem

Programa Especial para o NRF Big Show 2016 conta com aplicativo exclusivo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Loja da Imaginarium, uma das marcas do Grupo Uni.co
Destaque do dia

Americanas adquire Grupo Uni.co, dono de Imaginarium e Puket

20 de abril de 2021
Lojas Renner investe em inovação
Destaque do dia

Na Renner, inovação está “a serviço do encantamento”, afirma diretor

20 de abril de 2021
BRF PLANEJA AUMENTAR EM 300% ESPAÇOS DIFERENCIADOS
Destaque do dia

BRF planeja aumentar espaços diferenciados em redes varejistas em 300%

20 de abril de 2021
Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?
Artigos

Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?

20 de abril de 2021
Como o varejo pode enriquecer com o digital signage?
Artigos

Como o varejo pode enriquecer com o digital signage?

20 de abril de 2021
Alexandre Bratt, CEO da Grand Cru
Destaque do dia

Grand Cru aposta em crescimento de lojas próprias e em supermercados

19 de abril de 2021
Próxima Postagem

Programa Especial para o NRF Big Show 2016 conta com aplicativo exclusivo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Loja da Imaginarium, uma das marcas do Grupo Uni.co

Americanas adquire Grupo Uni.co, dono de Imaginarium e Puket

20 de abril de 2021
Serasa compra startup de análise de crédito

Serasa compra startup de análise de crédito

20 de abril de 2021
Vendas de vacinas da Johnson somam US$ 100 mi

Vendas de vacinas da Johnson somam US$ 100 mi

20 de abril de 2021
Créditos tributários injetam ânimo em varejistas

Smartbank compra startup de crédito para PMEs

20 de abril de 2021
Receita com vendas da Danone caem 3,3%

Receita com vendas da Danone caem 3,3%

20 de abril de 2021
Itaú e Bradesco lançam fundos de empresas chinesas

Itaú e Bradesco lançam fundos de empresas chinesas

20 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: