fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

E depois?

Redação de Redação
31 de março de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura:3 mins read
0

Por Ana Paula Tozzi*

Bom Dia. Hoje é dia 22 de abril (data fictícia) e temos um novo presidente no País. O impeachment aconteceu ou ela renunciou. Você está eufórico, feliz, com esperança. Acreditando que agora tudo vai mudar. Tudo o que?

A economia? Está certo que a mudança de humor do mercado, tanto dos empresários, quanto dos executivos e dos consumidores poderão interferir no curto prazo em pequenas questões. Consumidores mais otimistas consomem mais. Sem querer aborrecer você, tenho que lembrá-lo que dólar, PIB, taxa de juros e indicadores de desemprego não se movimentarão com facilidade. Pelo contrário, temos muita lição de casa a fazer, antes que esses aspectos sejam resolvidos. São necessárias as famosas reformas estruturais.

As reformas? Comecemos pela mãe de todas as reformas: a reforma politica. Para a reformulação do nosso falido sistema político, são necessários projetos de lei, aprovações, discussões profundas e apoio do congresso. A reforma da previdência, ainda que seja a mais próxima de ser discutida, terá ajustes incipientes que dará um pequeno fôlego no curto prazo. As demais, trabalhista e judiciária mal começaram. Claro, será bom o país voltar a andar, mas temos um longo caminho.

Bom Ana…vou parar de ler. Nem comemorei ainda e você está me deixando triste. Calma! Vou me redimir. Mas precisava tirar você da zona de conforto de forma que você lesse com detalhe o que eu tenho a dizer a seguir.

Nos últimos 18 meses, nossa empresa de consultoria tem realizado diversos projetos de Orçamento Base Zero, de Eficiência Operacional de Loja, o Repensar dos Processos de Gestão, e outros projetos que claramente são os de preparar as empresas a diminuir custos: quer seja pela redução direta de despesas, quer seja pela busca de eficiência dos processos. Mas, e os projetos de aumento de vendas? Projetos de Expansão? Go to Market? Joint Business Plan? Os projetos de médio e longo prazo estão esquecidos?

Pois bem, temos que voltar a pensar nos próximos 3, 5, 7 e 10 anos. Temos que aprender com a cultura do planejamento de médio e longo prazo e determinar investimentos que garantam a perenidade de nossas empresas. Temos que ter pitadas de coragem em rediscutir inovação e estratégias.

Obviamente, estou falando com você que já fez a lição de casa.

Nesse momento, minha sugestão é que você, líder da sua equipe ou da sua empresa, pare e identifique na sua equipe quem está entregando o presente e quem tem capacidade de entregar o futuro. Separe um pequeno grupo de estudo que vá pensar lá na frente. Vale lembrar que cada negócio tem o seu takt time*, seu ritmo,  logo, para cada negócio, esses prazos podem variar. Separe um orçamento, exponha suas expectativas e através de uma metodologia, nós usamos metodologia própria (Espiral Inovadora*), construa uma visão de futuro.

A minha grande preocupação é que sua empresa esteja tão preocupada com o curto prazo que quando o Brasil voltar a andar, você não esteja mais em forma: estará magra (fez toda a lição de casa: obz, eficiência de processos) mas não terá preparo físico para voltar a concorrer com técnica e planejamento. Ou seja, poderá sobreviver mas, não sairá melhor do que entrou nessa crise. Existe uma forma de sair vencedora e o planejamento é a base fundamental deste sucesso.

*Ana Paula Tozzi (ana.tozzi@agrconsultores.com.br) é CEO da GS&AGR Consultores

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Acessibilidade máxima – O varejo brasileiro está preparado?

Próxima Postagem

Natal nas clínicas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Loja da Imaginarium, uma das marcas do Grupo Uni.co
Destaque do dia

Americanas adquire Grupo Uni.co, dono de Imaginarium e Puket

20 de abril de 2021
Lojas Renner investe em inovação
Destaque do dia

Na Renner, inovação está “a serviço do encantamento”, afirma diretor

20 de abril de 2021
BRF PLANEJA AUMENTAR EM 300% ESPAÇOS DIFERENCIADOS
Destaque do dia

BRF planeja aumentar espaços diferenciados em redes varejistas em 300%

20 de abril de 2021
Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?
Artigos

Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?

20 de abril de 2021
Como o varejo pode enriquecer com o digital signage?
Artigos

Como o varejo pode enriquecer com o digital signage?

20 de abril de 2021
Alexandre Bratt, CEO da Grand Cru
Destaque do dia

Grand Cru aposta em crescimento de lojas próprias e em supermercados

19 de abril de 2021
Próxima Postagem

Natal nas clínicas

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Loja da Imaginarium, uma das marcas do Grupo Uni.co

Americanas adquire Grupo Uni.co, dono de Imaginarium e Puket

20 de abril de 2021
Serasa compra startup de análise de crédito

Serasa compra startup de análise de crédito

20 de abril de 2021
Vendas de vacinas da Johnson somam US$ 100 mi

Vendas de vacinas da Johnson somam US$ 100 mi

20 de abril de 2021
Créditos tributários injetam ânimo em varejistas

Smartbank compra startup de crédito para PMEs

20 de abril de 2021
Receita com vendas da Danone caem 3,3%

Receita com vendas da Danone caem 3,3%

20 de abril de 2021
Itaú e Bradesco lançam fundos de empresas chinesas

Itaú e Bradesco lançam fundos de empresas chinesas

20 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: