fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Características do bom franqueador

Redação de Redação
19 de abril de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
0

Por Lyana Bittencourt*

Sempre que se fala sobre a decisão estratégica de uma empresa expandir por meio do sistema de franquias, ouve-se muito sobre a necessidade de se fazer um bom plano de negócios que valide o modelo a ser replicado e a viabilidade de ambos – franqueado e franqueador – serem devidamente remunerados por seu trabalho. Também se fala muito sobre o perfil do franqueado, essa pessoa chave que vai ser selecionada e fará a unidade franqueada prosperar.

Mas o que poucos falam, é da necessidade de uma avaliação também profunda e transparente da capacidade do franqueador em liderar a rede e conduzir todos os franqueados rumo a um objetivo comum e alinhado com os valores e com o propósito da marca.

Um olhar para dentro de si e da companhia para garantir que ele está disposto a enfrentar pessoalmente esse desafio e tem a estrutura necessária para dar suporte a toda uma rede. Essa é uma das principais avaliações que o futuro franqueador deve fazer.

As principais características do bom franqueador podem ser listadas e, apesar de não se resumirem a esses pontos, já são um ótimo começo:

1 –  Capacidade de liderança

Nesse ponto, falamos de uma liderança ativa, focada em liderar não só o time da franqueadora, sua estrutura interna, mas também de toda uma rede de empreendedores que apostaram em sua marca. A liderança nesse caso deve focar num relacionamento próximo, na solução de conflitos dentro da rede, na inovação nos negócios e no portfólio de produtos e serviços e, principalmente, no direcionamento dos objetivos e metas de cada unidade para o crescimento e desenvolvimento da marca como um todo. É por meio dessa liderança que o franqueador transmite uma visão de futuro e cria uma relação de confiança com seus franqueados.

2 – Estrutura interna de suporte à rede

Nesse aspecto, o foco é garantir que o pacote “vendido” ao franqueado na assinatura do contrato seja efetivamente entregue. Para isso ocorrer, uma estrutura de gestão com programas de capacitação, consultoria de campo, políticas de abastecimento, marketing, finanças e operações devem estar à disposição do franqueado, com clareza dos papéis de cada parte e a quem o franqueado deve recorrer em caso de dúvidas e por meio de quais canais.

3 – Canais de comunicação

O franqueador não pode ser inacessível, pelo contrário, deve fornecer opções diversas de contato com o franqueado para que ele possa, em caso de necessidade, solucionar dúvidas e discutir os assuntos relacionados ao desenvolvimento da unidade franqueada. Hoje, as opções para a definição de canais de comunicação são muitas. É importante, no entanto, que fique claro quais são os canais oficiais da rede e, nesses, se estabeleça um prazo de resposta para as demandas do franqueado.

4 – Mentalidade ganha-ganha

Este é um aspecto de alta relevância no franchising. Se o franqueador não tiver essa mentalidade de que para ele ganhar o franqueado precisa ganhar também, ele pode colocar em risco a sustentação da rede. Esses são apenas alguns dos aspectos relacionados à competência e as características que um franqueador deve ter. Como consequência, geralmente se observa mais foco, aumento de produtividade, motivação da rede e também maior clareza quanto ao futuro do negócio.

*Lyana Bittencourt (lyana@bcef.com.br) é sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Postagem anterior

Sem ilusão

Próxima Postagem

Diretor de estratégia de marca da BuzzFeed Brasil estará no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Relacionada Posts

Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão
Destaque do dia

Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão

26 de janeiro de 2021
A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia
Artigos

A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia

26 de janeiro de 2021
Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo
Destaque do dia

Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo

26 de janeiro de 2021
McGreen: bandejas de plástico do McDonald’s ganham versão sustentável no Brasil
Destaque do dia

McGreen: bandejas de plástico do McDonald’s ganham versão sustentável no Brasil

26 de janeiro de 2021
São Paulo completa 467 anos com novas restrições no varejo; veja o que muda
Destaque do dia

São Paulo completa 467 anos com novas restrições no varejo; veja o que muda

25 de janeiro de 2021
Caminhos para a cidadania digital
Artigos

Caminhos para a cidadania digital

25 de janeiro de 2021
Próxima Postagem

Diretor de estratégia de marca da BuzzFeed Brasil estará no LATAM Retail Show

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão

Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão

26 de janeiro de 2021
A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia

A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia

26 de janeiro de 2021
O lado oculto dos dados de desemprego

Pandemia impactou finanças de 8 a cada 10 brasileiros, mas maioria espera 2021 melhor

26 de janeiro de 2021
Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo

Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo

26 de janeiro de 2021
McGreen: bandejas de plástico do McDonald’s ganham versão sustentável no Brasil

McGreen: bandejas de plástico do McDonald’s ganham versão sustentável no Brasil

26 de janeiro de 2021
São Paulo completa 467 anos com novas restrições no varejo; veja o que muda

São Paulo completa 467 anos com novas restrições no varejo; veja o que muda

25 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: