fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Muita calma nessa hora, mas vale a pena acreditar

Redação de Redação
16 de maio de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura:3 mins read
0

Wooden chess and hand holding the queen

Por Marcos Gouvêa de Souza*

As pedras estão colocadas no tabuleiro. Jogando o jogo que é possível ser jogado num quadro onde o grau de incerteza é ainda muito alto.

Definitivamente não podem ser minimizados os desafios do processo de recuperação da economia e da confiança de consumidores e empresários de todos os setores. Os estragos foram de grande monta.

O cataclisma que se abateu sobre o País demandará tempo, muita ação, foco, negociação e, acima de tudo, bom senso e perseverança para ser revertido.

É uma longa e complexa jornada, mas tudo indica que podemos estar na direção correta, se levarmos em conta o que foi defendido no programa “Uma ponte para o futuro”, primeira proposta articulada pelo atual presidente em exercício.

As incertezas envolvem especialmente a negociação no âmbito do Congresso, das medidas que podem redirecionar o País para a construção de uma outra realidade, alinhada com uma visão estratégica, visando a competitividade do País e sua viabilidade no longo prazo.

Não podemos mais pensar apenas nos próximos 5 anos. Temos que promover um choque quântico e discutirmos o Brasil que queremos para os próximos 20 anos. Para as próximas gerações.

Nessa perspectiva, podemos até transigir com alguns pontos no curto prazo como mal necessário desde que, e somente se, estejamos perfeitamente alinhados com a visão de longo prazo e como chegaremos lá. Basta de mesquinhez estratégica.

Os desafios envolvem também a pressão pela sonhada e desejada reversão, mas que não pode ser operada de forma plena pela simples mudança de liderança, pois muito existe para ser discutido e negociado e onde os agentes continuam sendo exatamente os mesmos que antes estavam nessa mesma arena. Muitos apenas trocaram a camisa.

E vamos lembrar que não se ensina truque novo para cachorro velho.

Eis a maior fonte de preocupação.

Os agentes responsáveis pela ansiada e cobrada transformação são os mesmos que, de alguma forma, contribuíram para que estejamos vivendo o que temos vivido.

É verdade que existem alguns aspectos diferentes e relevantes nesse cenário e, claramente, o mais importante deles é o recém adquirido protagonismo da Justiça, investigando, processando e condenando quem estava anteriormente com o sentimento pleno de impunidade.

Mas o que poderia decisivamente contribuir para uma mudança radical de perspectiva seria a mobilização do setor empresarial fazendo-se mais presente na discussão dos grandes temas nacionais e trazendo uma visão muito mais comprometida com o longo prazo e a competitividade do País, associados com maior equidade no plano social.

Esse aspecto pode se tornar decisivo na construção do futuro do Brasil, mas eis o alerta: não é isso que se percebeu na composição do time que terá a responsabilidade de trabalhar nessa direção.

Sobram políticos tradicionais e falta mente, coração, discurso e prática com visão mais estratégica e empresarial.
Temos razões sérias para temer com esse time do presidente Temer.

Esperamos sinceramente que seja apenas uma contingência de curto prazo.

Mas para que esse quadro possa ser redesenhado, é preciso que o setor empresarial, de forma orquestrada e integrada, entre em campo em condições de articular, atuar, compor e direcionar esse necessário processo mais estratégico.

Até lá, é preciso muita calma para termos a certeza que o conjunto de medidas está alinhado com o que o Brasil precisa.

Mas dá para acreditar que o passado recente possa ser definitivamente enterrado. E isso já será um ótimo começo de jornada.

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Tecnologia a favor da rentabilidade e eficiência no segmento de moda

Próxima Postagem

O fim das lojas de calçados multimarcas está próximo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Loja da Imaginarium, uma das marcas do Grupo Uni.co
Destaque do dia

Americanas adquire Grupo Uni.co, dono de Imaginarium e Puket

20 de abril de 2021
Lojas Renner investe em inovação
Destaque do dia

Na Renner, inovação está “a serviço do encantamento”, afirma diretor

20 de abril de 2021
BRF PLANEJA AUMENTAR EM 300% ESPAÇOS DIFERENCIADOS
Destaque do dia

BRF planeja aumentar espaços diferenciados em redes varejistas em 300%

20 de abril de 2021
Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?
Artigos

Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?

20 de abril de 2021
Como o varejo pode enriquecer com o digital signage?
Artigos

Como o varejo pode enriquecer com o digital signage?

20 de abril de 2021
Alexandre Bratt, CEO da Grand Cru
Destaque do dia

Grand Cru aposta em crescimento de lojas próprias e em supermercados

19 de abril de 2021
Próxima Postagem

O fim das lojas de calçados multimarcas está próximo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Loja da Imaginarium, uma das marcas do Grupo Uni.co

Americanas adquire Grupo Uni.co, dono de Imaginarium e Puket

20 de abril de 2021
Serasa compra startup de análise de crédito

Serasa compra startup de análise de crédito

20 de abril de 2021
Vendas de vacinas da Johnson somam US$ 100 mi

Vendas de vacinas da Johnson somam US$ 100 mi

20 de abril de 2021
Créditos tributários injetam ânimo em varejistas

Smartbank compra startup de crédito para PMEs

20 de abril de 2021
Receita com vendas da Danone caem 3,3%

Receita com vendas da Danone caem 3,3%

20 de abril de 2021
Itaú e Bradesco lançam fundos de empresas chinesas

Itaú e Bradesco lançam fundos de empresas chinesas

20 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: