fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Motivo para ação

Redação de Redação
24 de maio de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos
Tempo de leitura:3 mins read
0

Por Fernando Lucena*

Vender é na sua essência uma atividade dinâmica e empolgante, principalmente pelo fato de estar em contato com diversas pessoas, ter que assumir diversos desafios etc. Porém, para vários profissionais, este ritmo pode ser estressante e até desmotivador. Sem contar que diversos vendedores, estão vendedores, mas não querem ser vendedores. Acham que essa profissão é apenas uma ocupação enquanto não surge algo melhor dentro de sua área de preferência. Por isso, não é raro observarmos profissionais de vendas desmotivados, realizando suas tarefas de modo displicente e pouco empenhados em melhorar sua performance.

As perguntas que ficam são as seguintes: por que este indivíduo chegou a este ponto? O que se pode fazer para retirá-lo deste estado de quase inércia?

Primeiramente, é fato que o principal motivo para a desmotivação é o fato do indivíduo não ser ou não se sentir apto para o sucesso naquilo que está se dispondo a fazer. Ou seja, a ausência do treinamento é o principal fator para a falta de motivação de determinados profissionais. Uma empresa que não valoriza ou inspira seus colaboradores a ter orgulho de suas funções e responsabilidades, não ressaltando para cada um a sua parcela individual de contribuição para o todo, também será uma empresa que sofrerá mais cedo ou mais tarde de falta de entusiasmo de seus colaboradores.

O simples fato de não se ter um processo mais cuidadoso de recrutamento e seleção, ou seja, se erramos na hora de escolher as pessoas que vão compor o nosso time, estamos nos preparando para o fracasso. Na verdade, não existem profissionais ruins e sim profissionais bons, alocados em lugares errados.

Você já pensou como é para uma pessoa que preferiria trabalhar com atividades burocráticas e sistemáticas, ter que agora enfrentar clientes difíceis o tempo todo, ser altamente comunicativo, criativo e animado etc.?

Eu sei que por vezes atendemos pessoas que parecem não ser deste planeta. Clientes mal educados e que preferem nos maltratar. O fato é que quando isso acontece com profissionais de atendimento realizados em sua função, o problema vira desafio de conquista e eles seguem em frente, no objetivo de reverter a situação. Já quando um funcionário desmotivado se depara com um “cliente problema”, o problema se multiplica e, por vezes, contagia os outros que estão por perto. Portanto, cuidado: ter “pessoas certas” em “posições erradas” pode ser um prenúncio do caos.

Um dos fatores se refere à gestão. Um gestor despreparado, que independente de estilos, cobra aquilo que não foi acertado, recompensa pessoas baseado na opinião pessoal e não no mérito, não estabelece níveis desejados de disciplina e desempenho, não apoia seu time na busca de resultados, entre outras características, será uma fonte de desmotivação.

Embora normas e regras geralmente sejam encaradas como antipáticas pelos profissionais, a ausência delas é no mínimo angustiante. Trabalhar sem ter a certeza do que é certo; não se ter uma referência de conduta a adotar; não se sentir a vontade para tomar decisões por desconhecer os parâmetros da empresa, entre outras coisas, se torna insuportável.

Partindo agora para possíveis soluções, podemos descrever as seguintes medidas a serem adotadas por um gestor. Primeiramente, recrutar e selecionar pessoas mais adequadas à função que irão realizar, facilitando assim a realização profissional e a produtividade. Além disso, devemos entender que ninguém motiva alguém diretamente. A motivação vem de dentro do próprio indivíduo e, portanto, é ele que determina o que o motiva.

Todo gestor deve dar ao trabalho um motivo importante para ser feito. Explicar para o profissional o que irá fazer, como irá fazer e, acima de tudo, por que é importante fazer. Os funcionários devem ter a confiança de que dispõe das condições adequadas para execução de uma tarefa. Ou pelo menos, de que têm conhecimento mínimo para aceitar determinados desafios.

O gestor pode e deve apoiar seu colaborador em tudo que for necessário para a execução da tarefa, orientando, corrigindo e aprimorando o desempenho profissional. A prática constante de feedback é extremamente salutar para qualquer equipe.

Oferecer recompensas pode parecer para alguns, perigoso. Porém, eu gostaria que você refletisse sobre uma coisa: o que você fez, faz e fará em sua vida, que não seja apoiado em algum tipo recompensa? É importante entender que o sentido de recompensa é individual. Ou seja, o que pode ser bom para alguns, pode ser sem graça para outros. Mas é fato de que todos precisam de um motivo para agir.

Espero que você agora possa entender um pouco mais sobre “motivo para a ação”, comumente chamado de motivação. Pois quando se descobre a fórmula da automotivação e, melhor ainda, o caminho para se criar um ambiente que motive as pessoas, o resultado é um só: sucesso pleno.

*Fernando Lucena (f.lucena@friedman.com.br)

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Os significados do novo conceito Apple

Próxima Postagem

Agenor Leão, da Natura, confirma palestra no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Novo Centro de Distribuição da Decathlon
Destaque do dia

Decathlon inaugura Centro de Distribuição com foco nos colaboradores

9 de abril de 2021
Engajamento não é só sobre clientes
Artigos

Engajamento não é só sobre clientes

9 de abril de 2021
Nova unidade da Capodarte em Sinop, inaugurada em março
Destaque do dia

Dono de Capodarte e Dumond prevê abrir 15 novas lojas em 2021

9 de abril de 2021
Loja Integrada
Destaque do dia

PagSeguro PagBank fecha parceria com Loja Integrada para criação de loja virtual

9 de abril de 2021
Luiza Helena Trajano
Destaque do dia

Unidos Pela Vacina quer farmácias como extensão do SUS

8 de abril de 2021
Shopping Cidade de São Paulo
Destaque do dia

Shopping Cidade São Paulo lança serviço de personal shopper pelo Whatsapp

8 de abril de 2021
Próxima Postagem

Agenor Leão, da Natura, confirma palestra no LATAM Retail Show

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Economistas veem defasagens em dados de emprego do IBGE

10 de abril de 2021
Interferência do governo na Petrobras pode resultar em processo na CVM

Petrobras reformula site de Relações com Investidores e destaca ESG

10 de abril de 2021
fleury-alphaville

Grupo Fleury anuncia compra 66,7% da Vita por R$ 136,8 milhões

10 de abril de 2021
Universidade Metodista

Grupo Educação Metodista se prepara para pedir recuperação judicial

10 de abril de 2021
Governo atualiza e simplifica regras do IPI

Governo atualiza e simplifica regras do IPI

9 de abril de 2021
Shopping Ilha Plaza retoma atividades no Rio

Shopping Ilha Plaza retoma atividades no Rio

9 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: