fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mudar e aprender: como dosar?

Redação de Redação
7 de junho de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de Pessoas
0

Por Rodrigo Anunciato*

Muitas empresas ainda acreditam que “a ordem é a melhor forma de garantir o progresso”. Entretanto, essa crença pode criar, de maneira bastante paradoxal, certa incapacidade das organizações se adaptarem às circunstâncias de mudança.

Aos poucos, as empresas entendem que o melhor remédio para a crise é a auto-reinvenção: para permaneceram competitivas em um ambiente caracterizado por instabilidades, elas precisam mudar a si próprias, a todo o momento, a qualquer custo.

Estrategicamente, as empresas sabem disso – tanto é que muitas visões e valores corporativos estendem a bandeira da inovação como DNA da marca! Entretanto, existe uma grande dificuldade na apropriação desse princípio na prática gerencial – na prática, o que é mudar constantemente? Para onde mudar? E, mais importante, como fazer a mudança?

Em estudos sobre aprendizagem organizacional, alguns autores afirmam que, para mudar continuamente, as empresas precisam aprender continuamente.

A aprendizagem seria, portanto, o mecanismo pelo qual a empresa pode superar obstáculos e promover a mudança organizacional. Existe aqui uma relação muito forte entre aprender e mudar, sendo que para muitos autores esses dois termos são sinônimos.

Mas, antes de falar da aprendizagem organizacional, é preciso entender como funciona o processo de aprendizagem individual.

Qualquer aprendizado individual é, por natureza, um processo de tensão e conflito, que ocorre por meio da interação do indivíduo com o ambiente, gerando uma permanente revisão de conceitos.

Há vários trabalhos acadêmicos que estudam como o processo de aprendizagem se desenvolve no ser humano no ambiente empresarial.

Assim, a partir de diferentes estudos, foram criados formatos específicos para trabalhar adultos e fazê-los aprender. Um dos trabalhos mais conhecidos propõe o ciclo quadrifásico da aprendizagem vivencial (os famosos experienciar, refletir, pensar e agir), no qual o adulto aprende por um processo teórico-prático, cíclico e contínuo.

A aprendizagem em nível organizacional, por sua vez, já foi entendida como uma simples soma da aprendizagem individual, mas hoje traz um significado maior que essa simples coletividade.

Mesmo dependente do indivíduo, a aprendizagem organizacional é dimensionada pelos intelectuais como o compartilhamento entre as pessoas na empresa.

A palavra-chave, portanto, é socialização! O sistema de aprendizagem organizacional estaria associado à aprendizagem compartilhada por todos os membros da organização. Para gerar o fluxo principal desse processo, considera-se que os indivíduos são agentes para as organizações de aprendizagem. Dessa forma, ela poderia acontecer em ambientes em que os indivíduos conscientemente interagem uns com os outros.

Mas como criar esse ambiente em que a aprendizagem individual estimula a aprendizagem organizacional?

Não há receita do que fazer e não fazer, mas ambientes de aprendizagem costumam promover a comunicação sem limites, abrindo espaços para o compartilhamento de informações entre diferentes níveis organizacionais e abusando de novas tecnologias para estimular a interação entre seus colaboradores.

Políticas, rotinas e processos internos, altamente desburocratizados, também incentivam a construção da aprendizagem nas empresas, e os sistemas de incentivos encorajam os membros da organização a utilizar sua rede social para aprender continuamente.

A aprendizagem individual no contexto organizacional está influenciada, dessa forma, pela própria organização, e tem consequências para ela mesma, pois o indivíduo aprende a contribuir para a aprendizagem organizacional socializando esse aprendizado.

Nessa mesma lógica, a mudança do comportamento organizacional reflete o resultado do processo da aprendizagem organizacional.

Sendo assim, a organização, criada a partir de seu capital humano, muda a partir das pessoas que a compõem e dos aprendizados que elas trazem e compartilham com os outros membros do ambiente organizacional.

Pense nisso!

*Rodrigo Anunciato (rodrigo.anunciato@gsmd.com.br) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Experiências 5.0 – Parte 1

Próxima Postagem

Quem são e o que fazem os brasileiros no mall?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Parceria entre Saraiva e 99: desconto para retirada de produtos em loja
Destaque do dia

Credores da Saraiva aprovam aditamento ao plano de recuperação judicial

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil
Artigos

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista
Artigos

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021
AliExpress freta quatro voos semanais para o Brasil e promete entregas em 10 dias
Destaque do dia

Lojistas que usam plataforma Nuvemshop podem vender produtos do AliExpress

1 de março de 2021
Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos
Destaque do dia

Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

1 de março de 2021
Primeira a se instalar no Brasil, Ford anuncia fechamento de fábricas no País
Destaque do dia

Ford vai fechar 160 concessionárias e terá de brigar pelas lojas que vão restar

28 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

Quem são e o que fazem os brasileiros no mall?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

SP autua 286 estabelecimentos no primeiro final de semana do toque de restrição

SP autua 286 estabelecimentos no primeiro final de semana do toque de restrição

1 de março de 2021
Com pandemia de Covid-19, varejo elimina 75,2 mil lojas

Com pandemia de Covid-19, varejo elimina 75,2 mil lojas

1 de março de 2021
Litro da gasolina fica acima de R$ 5 pela primeira vez na média nacional

Petrobras faz 5º reajuste no ano e alinha gasolina e diesel a preço internacional

1 de março de 2021
Parceria entre Saraiva e 99: desconto para retirada de produtos em loja

Credores da Saraiva aprovam aditamento ao plano de recuperação judicial

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: