fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O Brasil que queremos

Redação de Redação
25 de julho de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura:4 mins read
0
LATAM Retail Show 2015. Rodadas de debates

LATAM Retail Show 2015. Rodadas de debates

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Definitivamente não é o Brasil dos últimos anos que queremos e precisamos. É um País mais moderno, competitivo globalmente em um maior número de segmentos e negócios e não apenas em alguns poucos setores econômicos.

Um país de um estado menos inchado e burocrático. Com uma carga tributária mais equilibrada e limitada. Mais justo socialmente, sem corrupção e sem desperdício de recursos e dinheiro público. Mais ágil, leve e provendo educação, saúde e segurança para a população e criando perspectiva de um desenvolvimento sustentável no longo prazo.

Que absorva com empregos os jovens que chegam ao mercado de trabalho e os estimule ao constante aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Sem dúvida essas são propostas facilmente adotadas pela esmagadora maioria da população e, muito provavelmente, aquela adotada por todo o empresariado.

Só que essas palavras, proféticas, não significarão nada e discursos não mudarão a realidade, a menos que possamos mudar a atitude e a ação do setor empresarial brasileiro.

O que vivemos nos últimos anos é resultado de uma combinação perversa, envolvendo políticos comprometidos com suas pequenas causas e governos envolvidos com suas próprias motivações de poder no longo prazo, que nos fizeram recuar, econômica e socialmente, pelo menos cinco anos, desempregou mais de 11 milhões de pessoas e rebaixou salários e benefícios de um contingente ainda maior de trabalhadores.

Mas parte dessa equação perversa é responsabilidade do setor empresarial que não se manifesta e propõe alternativas para o longo prazo porque se organiza de forma pulverizada e fragmentada, defendendo basicamente, interesses setoriais, temporais ou regionais.

Com raras e honrosas exceções, os líderes empresariais do setor privado brasileiro, tal qual os políticos, também se apequenam e pensam muito mais nas demandas pontuais e não naquelas que, antes de mais nada, visassem o melhor para o País no longo prazo.

Em boa parte esse comportamento é inerente à fragmentação da representação empresarial que não consegue alinhar visões, estratégia e propostas para o Brasil e se perde na discussão das questões do cotidiano.

E isso se equivale ao comportamento dos políticos comprometidos com a próxima eleição.

Em boa parte, e com poucas exceções e recursos, o que temos a título de representação empresarial é herança de um sistema sindical criado no passado distante e que não se modernizou ou atualizou. E para complicar ainda mais, é dependente de contribuições obrigatórias recolhidas por meio do Governo, o que compromete sua independência e autoridade.

Não temos uma representação empresarial integrada, supra setorial e nacional de fato e com visão estratégica e propostas de longo prazo para o Brasil.

O exemplo que vem do Japão

Faz falta um organismo ou entidade com a visão plural e de longo prazo como a Keidanren, no Japão, que nasceu logo após a catástrofe da Segunda Guerra Mundial e se organizou para repensar o país integrando todos os setores empresariais com uma estrutura onde todos estão representados e atuantes.

Entidade que olhe o futuro do Japão com a mesma visão que aplica em seus negócios e empresas. Que propõe e discute com os governos e autoridades o que é melhor para o país no longo prazo, porém de forma integrada com os diversos setores empresariais.

Seguramente uma pesquisa no Brasil entre empresários e dirigentes de negócios mostraria profundo alinhamento nas propostas sobre o que é melhor para o País mas, com certeza também, mostraria uma profunda divergência sobre as ações necessárias e as formas de implementar o que se discute.

Está mais do que na hora de repensarmos e revermos a forma como o setor empresarial tem atuado e assumirmos que o futuro que queremos só existirá se sairmos dos diagnósticos e dos discursos para passarmos a atuar de forma mais decisiva para que isso aconteça.

Exatamente como em nossas empresas e negócios.

Nota. No LATAM Retail Show 2016, de 23 a 25 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, também será debatido como os líderes, executivos e dirigentes do varejo, shoppings centers, franquias e comércio eletrônico devem se posicionar para que o setor empresarial, em especial o que envolve esses segmentos, se faça representar corretamente na construção de um país moderno e competitivo.

Será um debate aberto, de acesso gratuito, mediante cadastramento, ao final dos dias 23 e 24 de agosto, às 19h, no Grande Plenário do Salão de Convenções. No dia 23 com o debate “E agora Brasil?” e no dia 24 com o debate “O Brasil que queremos”. Participe. Veja a programação completa do evento www.latamretailshow.com.br

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

 

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Expo LATAM Retail Show tem credenciamento gratuito e um leque de soluções

Próxima Postagem

Mega Fóruns LATAM Retail Show – uma discussão sobre o cenário brasileiro e o impacto no varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Lojas Renner investe em inovação
Destaque do dia

Na Renner, inovação está “a serviço do encantamento”, afirma diretor

20 de abril de 2021
BRF PLANEJA AUMENTAR EM 300% ESPAÇOS DIFERENCIADOS
Destaque do dia

BRF planeja aumentar espaços diferenciados em redes varejistas em 300%

20 de abril de 2021
Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?
Artigos

Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?

20 de abril de 2021
Como o varejo pode enriquecer com o digital signage?
Artigos

Como o varejo pode enriquecer com o digital signage?

20 de abril de 2021
Alexandre Bratt, CEO da Grand Cru
Destaque do dia

Grand Cru aposta em crescimento de lojas próprias e em supermercados

19 de abril de 2021
O potencial do consumo já não é mais aquele
Artigos

O potencial do consumo já não é mais aquele

19 de abril de 2021
Próxima Postagem

Mega Fóruns LATAM Retail Show - uma discussão sobre o cenário brasileiro e o impacto no varejo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Serasa compra startup de análise de crédito

Serasa compra startup de análise de crédito

20 de abril de 2021
Vendas de vacinas da Johnson somam US$ 100 mi

Vendas de vacinas da Johnson somam US$ 100 mi

20 de abril de 2021
Créditos tributários injetam ânimo em varejistas

Smartbank compra startup de crédito para PMEs

20 de abril de 2021
Receita com vendas da Danone caem 3,3%

Receita com vendas da Danone caem 3,3%

20 de abril de 2021
Itaú e Bradesco lançam fundos de empresas chinesas

Itaú e Bradesco lançam fundos de empresas chinesas

20 de abril de 2021
Lojas Renner investe em inovação

Na Renner, inovação está “a serviço do encantamento”, afirma diretor

20 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: