fbpx

Curiosidade: a habilidade do futuro

Por Rodrigo Anunciato*

Quantas vezes em sua vida você ouviu aquele célebre e antigo ditado que diz “a curiosidade matou o gato!”?

Segundo o David Baker, co-fundador da Wired e professor da School of life, empresa com foco em cursos voltados à inteligência emocional, a curiosidade é a habilidade que mais traz força a alguém.

A curiosidade, muitas vezes encarada como defeito, é na verdade uma importante habilidade, principalmente no mundo de hoje, cada vez mais tecnológico e com um volume de informações que passam por nós a cada segundo.

Segundo o professor, a curiosidade nos possibilita olhar o mundo de maneiras diferentes, gerando experiências e oportunidades que podem servir de repertório para muitas de nossas ações no campo profissional.

É através da curiosidade que conseguimos conhecer mais, aprender mais e transformar este conhecimento em ações que podem agregar valor ao nosso trabalho, algo tão importante e humano que nenhuma máquina ainda consegue realizar.

A curiosidade nos torna multipotenciais, ou seja, nos permite reconhecer, desenvolver e aprimorar diversas habilidades que ao longo de muito tempo fomos condicionados a estreitar para nos enquadrarmos a uma única profissão e que hoje são cada vez mais importantes para que possamos pensar além da caixa e com isso criar soluções, produtos e serviços inovadores.

Por isso, cada vez se torna mais importante aprendermos a utilizar nossas multipotencialidades, e o melhor caminho para isso é identificarmos quais são os nossos maiores interesses e buscarmos conexões com cada um deles para transformá-los em habilidades.

Para comprovarmos a importância e o poder da multipotencialidade, basta olharmos ao nosso redor para percebermos que existem cada vez menos posições de trabalho monotemáticas, que exigem apenas uma única habilidade ou especialização.

Caminhamos para um novo momento em que quanto maior e mais plural for o nosso nível de conhecimento em diversas esferas, maiores serão as chances de encontrarmos alternativas para os mais diversos problemas de forma muitas vezes fora do considerado senso comum.

Mas como estimular a curiosidade?

A melhor forma de estimularmos nossa curiosidade atende pelo nome de adaptabilidade. É preciso entender que o mundo continuará mudando cada vez mais e de forma ainda mais rápida e que é a adaptabilidade quem nos permite aprender coisas novas.

Quando adaptabilidade e curiosidade são utilizadas para um mesmo objetivo conseguimos desenvolver novas habilidades que podem inclusive ser cruciais para a realização de nossas atividades tanto no presente quanto no futuro.

Por isso, da próxima vez que alguém chamar você de curioso, olhe bem para esta pessoa e agradeça, pois ela está lhe dando sinais de que você pode e deve se utilizar desta importante habilidade para criar e desenvolver alternativas ainda melhores para os mais diversos desafios.

Pense nisso!

*Rodrigo Anunciato (rodrigo.anunciato@gsmd.com.br) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: