fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Curiosidade: a habilidade do futuro

Redação de Redação
9 de setembro de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de Pessoas
Tempo de leitura:2 mins read
0

Por Rodrigo Anunciato*

Quantas vezes em sua vida você ouviu aquele célebre e antigo ditado que diz “a curiosidade matou o gato!”?

Segundo o David Baker, co-fundador da Wired e professor da School of life, empresa com foco em cursos voltados à inteligência emocional, a curiosidade é a habilidade que mais traz força a alguém.

A curiosidade, muitas vezes encarada como defeito, é na verdade uma importante habilidade, principalmente no mundo de hoje, cada vez mais tecnológico e com um volume de informações que passam por nós a cada segundo.

Segundo o professor, a curiosidade nos possibilita olhar o mundo de maneiras diferentes, gerando experiências e oportunidades que podem servir de repertório para muitas de nossas ações no campo profissional.

É através da curiosidade que conseguimos conhecer mais, aprender mais e transformar este conhecimento em ações que podem agregar valor ao nosso trabalho, algo tão importante e humano que nenhuma máquina ainda consegue realizar.

A curiosidade nos torna multipotenciais, ou seja, nos permite reconhecer, desenvolver e aprimorar diversas habilidades que ao longo de muito tempo fomos condicionados a estreitar para nos enquadrarmos a uma única profissão e que hoje são cada vez mais importantes para que possamos pensar além da caixa e com isso criar soluções, produtos e serviços inovadores.

Por isso, cada vez se torna mais importante aprendermos a utilizar nossas multipotencialidades, e o melhor caminho para isso é identificarmos quais são os nossos maiores interesses e buscarmos conexões com cada um deles para transformá-los em habilidades.

Para comprovarmos a importância e o poder da multipotencialidade, basta olharmos ao nosso redor para percebermos que existem cada vez menos posições de trabalho monotemáticas, que exigem apenas uma única habilidade ou especialização.

Caminhamos para um novo momento em que quanto maior e mais plural for o nosso nível de conhecimento em diversas esferas, maiores serão as chances de encontrarmos alternativas para os mais diversos problemas de forma muitas vezes fora do considerado senso comum.

Mas como estimular a curiosidade?

A melhor forma de estimularmos nossa curiosidade atende pelo nome de adaptabilidade. É preciso entender que o mundo continuará mudando cada vez mais e de forma ainda mais rápida e que é a adaptabilidade quem nos permite aprender coisas novas.

Quando adaptabilidade e curiosidade são utilizadas para um mesmo objetivo conseguimos desenvolver novas habilidades que podem inclusive ser cruciais para a realização de nossas atividades tanto no presente quanto no futuro.

Por isso, da próxima vez que alguém chamar você de curioso, olhe bem para esta pessoa e agradeça, pois ela está lhe dando sinais de que você pode e deve se utilizar desta importante habilidade para criar e desenvolver alternativas ainda melhores para os mais diversos desafios.

Pense nisso!

*Rodrigo Anunciato (rodrigo.anunciato@gsmd.com.br) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

E agora?

Próxima Postagem

O que esperar desta retomada? (Parte 2)

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Nova marca Hering
Destaque do dia

Cia. Hering rejeita proposta da Arezzo para potencial fusão

14 de abril de 2021
Destaque do dia

Nubank é o melhor banco do Brasil pelo terceiro ano consecutivo

14 de abril de 2021
Um ano de pandemia
Artigos

Um ano de pandemia. Uma mudança cultural em curso: compras sem interação humana

14 de abril de 2021
O varejo não digital para um consumidor ainda não omni
Destaque do dia

Varejo recupera mais de R$ 2,5 milhões em vendas em fevereiro de 2021

14 de abril de 2021
comercio fechado
Destaque do dia

Associações sugerem medidas para comércio reabrir com segurança

13 de abril de 2021
Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura
Artigos

Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

13 de abril de 2021
Próxima Postagem

O que esperar desta retomada? (Parte 2)

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Nova marca Hering

Cia. Hering rejeita proposta da Arezzo para potencial fusão

14 de abril de 2021
Correios lançam nova facilidade para clientes de comércio eletrônico

Decreto de Bolsonaro inclui Correios no Programa Nacional de Desestatização

14 de abril de 2021
Wells Fargo surpreende em lucro líquido e receita no 1º trimestre

Wells Fargo surpreende em lucro líquido e receita no 1º trimestre

14 de abril de 2021
Fiat dará 10 dias de férias na fábrica de Betim

Fiat dará 10 dias de férias na fábrica de Betim

14 de abril de 2021
Movimentação nos shoppings cai 72%

Movimentação nos shoppings cai 72%

14 de abril de 2021
Magazine Luiza adquire o site Jovem Nerd

Magazine Luiza adquire o site Jovem Nerd

14 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: