fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mitos e verdades sobre ativação digital no PDV

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
3 de agosto de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Varejo Digital
0

Alguma coisa tem se falado sobre ativação digital no PDV, um dos seis pilares que sustentam nossa visão da Loja do Futuro. Mas existe uma compreensão ainda difusa sobre o que faz parte desse conceito e suas possibilidades, gerando uma compreensão parcial do conceito e suas implicações envolvendo a evolução da loja no presente e futuro. Por conta disso, vamos avaliar de forma um pouco mais didática alguns desses conceitos, visando melhor conhecê-los.

Em artigo publicado no Mercado & Consumo, em 26 de setembro deste ano, expusemos pela primeira vez os conceitos que envolvem nossa visão de ativação digital no PDV, seja de produtos, serviços ou soluções e que foram tornadas práticas quando desenvolvemos a Omniera – A Loja do Futuro nas edições do LATAM Retail Show de 2015 e 2016.

1. Ativação Digital é a implementação do que é praticado no ambiente do ecommerce nas lojas.

  • VERDADE. De fato buscamos levar para o ambiente das lojas físicas aqueles elementos que estão fazendo parte da realidade do consumidor que se reeduca por seus aprendizados no ambinte do e-commerce. Desde o preço dinâmico até as recomendações de outros consumidores, as inúmeras alternativas que têm sido criadas e implementadas, estão gerando novos comportamentos e expectativas nos consumidores que devem ser traduzidas no ambiente das lojas sob pena de criar frustrações ou obrigar os clientes a comprarem nas lojas usando seus smartphones buscando complementar o que a loja não oferece;

2.Ativação digital no PDV é só para grandes corporações globais.

  • MITO. O que estamos assistindo globalmente é uma jornada de longo prazo, onde o processo de aprendizagem, desenvolvimento, implantação, mensuração e expansão está em seus primeiros movimentos e muito ainda irá acontecer nesse processo. E não depende de tamanho de negócio poder testar, experimentar e buscar outras formas de envolvimento dos consumidores. Depende muito mais da ambição e capacidade de inovação para entrar nesse jogo que também não depende de elevados investimentos;

3. Ativação Digital no PDV é para negócios que tenham ecommerce maduro.

  • MITO. O potencial pleno da ativação digital no PDV vem com a maior integração possível do que a marca ou o negócio oferece no ambiente de lojas físicas e digitais. Porém, não é necessário que o e-commerce esteja maduro e pleno para começar a atuar na ativação digital. Quão mais cedo começar a curva de experiência, maiores os benefícios do negócio, em termos de vendas e resultados, mas também, de forma eloquente, na imagem da marca e da empresa pela capacidade de inovação e atualização;

4. Ativação digital no PDV é só para lojas.

  • MITO. Quase todos os conceitos desenvolvidos, testados ou praticados para lojas com venda de produtos, podem ser também usados em pontos de experiência ou relacionamento. Nesse campo, envolvidas as empresas que ofereçam serviços ou soluções aos seus clientes, como nas áreas financeira, lazer, saúde, entretenimento, educação e muitas outras, pois seus benefícios não se limitam àqueles que envolvem as transações com produtos, mas, muito principalmente, tudo que envolve também serviços, ao criar experiências que diferenciam o que é ofertado e permitir a individualização da oferta, que são elementos percebidos como mais modernos e avançados;

5. Na ativação digital no PDV o “first mover” tem mais bonus do que onus.

  • VERDADE. Pois além do benefício direto que possa trazer para vendas e resultados, a empresa e a marca podem capturar os benefícios na imagem de ser precursora e inovadora num campo em que muito se tem pesquisado e divulgado em todo o mundo e as iniciativas têm sido apresentadas em eventos globalmente, pois tudo que envolve Omni capta enorme atenção;

6. Na ativação digital no PDV os investimentos são muito altos e o roll out é complexo.

  • MITO. Tudo que envolve os conceitos de ativação digital pode ser trabalhado e prototipado em unidades isoladas, testado, medido e aperfeiçoado, com investimentos limitados e só aquilo que der certo, com retorno mensurado de retorno de investimento, pode ser expandido;

7. Na ativação digital em PDV é fundamental ter o patrocínio da cúpula da empresa.

  • VERDADE. Por ser algo inovador, ainda complexo, porém com forte impacto na melhoria do desempenho dos negócios, é fundamental que a cúpula das empresas esteja apoiando e patrocinando o que venha ser feito nessa área;

8. A ativação digital em PDV é para quem é do varejo.

  • MITO. As marcas e os fornecedores podem e devem se envolver com a pesquisa e implantação desses conceitos, combinados ou isoladamente com varejistas nos mais diversos setores, bem como com os fornecedores de soluções digitais, para desenvolver elementos que podem melhorar vendas e resultados de seus clintes;

9. Os fornecedores de tecnologia e soluções para a ativação digital estão abertos a pesquisa conjunta de novas alternativas.

  • VERDADE. De fato, temos o mercado transformado em um grande laboratório, com inúmeras possibilidades surgindo, algumas derivadas do que se tem aprendido no ambiente do e-commerce e outras por geração expontânea a partir das lojas;

10. Os sistemas operacionais das lojas precisam estar estáveis para permitir pleno benefício das alternativas de ativação digital no PDV.

  • VERDADE. De fato, como tudo nesse processo passa por mensuração, como princípio fundamental para monitorar a efetividade do que é proposto, caso os sistemas operacionais das lojas não estejam estáveis a implantação e a medida de seu retorno ficarão prejudicados e não trarão as respostas desejadas.

Seguramente muitas questões mais poderão ser levantadas sobre o tema, especialmente porque ele está em pleno desenvolvimento e o nível de interesse que desperta é bastante alto e, à medida que indentificarmos novos pontos passíveis de análise e aprendizado, estaremos compartilhando.

Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Postagem anterior

SOS Vendas – O que se pode fazer para vender mais e melhor em épocas mais difíceis? (Parte 2)

Próxima Postagem

GS&P3 – Ações sustentáveis para líderes conscientes

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, membro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Foodservice Brasil, Presidente do LIDE Comércio e membro do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo em mais de 25 países. Publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Relacionada Posts

Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário
Artigos

Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário

20 de janeiro de 2021
Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia
Artigos

Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia
Destaque do dia

Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
NRF 2021: Consumidor quer entrega no mesmo dia e passo a passo do serviço
Destaque do dia

NRF 2021: Consumidor quer entrega no mesmo dia e passo a passo do serviço

20 de janeiro de 2021
Nova loja Fast Shop no Shopping Ibirapuera /Crédito: Jozzu Ribeiro
Destaque do dia

NRF 2021: Entrega em 2 horas da Fast Shop é destaque em painel sobre futuro do varejo

19 de janeiro de 2021
Foodservice pós-pandemia: megastore, flagship ou complexo gastronômico
Artigos

Foodservice pós-pandemia: megastore, flagship ou complexo gastronômico

19 de janeiro de 2021
Próxima Postagem

GS&P3 – Ações sustentáveis para líderes conscientes

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário

Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário

20 de janeiro de 2021
Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia

Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia

Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
NRF 2021: Consumidor quer entrega no mesmo dia e passo a passo do serviço

NRF 2021: Consumidor quer entrega no mesmo dia e passo a passo do serviço

20 de janeiro de 2021
NRF 2021: Consumidores cobram cada vez mais sustentabilidade das empresas

NRF 2021: Consumidores cobram cada vez mais sustentabilidade das empresas

20 de janeiro de 2021
Nova loja Fast Shop no Shopping Ibirapuera /Crédito: Jozzu Ribeiro

NRF 2021: Entrega em 2 horas da Fast Shop é destaque em painel sobre futuro do varejo

19 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: