fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

GS&P3 – Ações sustentáveis para líderes conscientes

Redação de Redação
10 de novembro de 2016
no Artigos, Destaque do dia
0

Sustainable urban development concept with grass growing in shape of a city inside transparent piggy bank

Por Hugo Bethlem*

Seu modelo de negócios está olhando para o futuro ou apenas defendendo o presente? Os movimentos que convergem para o crescimento de importância dos temas sustentabilidade e consumo consciente criaram uma nova realidade com a sensibilização da sociedade e a tomada de consciência sobre esses temas e a sua importância na vida das pessoas, no desenvolvimento das empresas e na sociedade como um todo.

Com o avanço da consciência dos consumidores, cada vez mais esses temas passam a ser diferencial para que os mesmos escolham as empresas que realmente se preocupam em entregar soluções sustentáveis e demonstrem cuidado com o consumo de uma forma mais consciente.

Os investidores veem uma forte relação entre a performance em sustentabilidade e a performance financeira das empresas.

O varejo tem uma importância vital na transformação do cenário global e brasileiro e na criação de uma maior conscientização dos consumidores e da cadeia de abastecimento. Com isso, as ações dos varejistas desperta junto aos seus fornecedores um efeito multiplicador que retroage até a origem da produção, garantindo um processo de rastreabilidade que envolve toda a cadeia produtiva, do mais básico insumo até o consumo e descarte pelo consumidor final.

No entanto, para que as ações sejam efetivamente sustentáveis e sigam um propósito, devem ser boas para as pessoas e para o planeta, o que, por consequência, serão para os resultados financeiros das empresas, afinal, devemos reforçar o conceito do P3 – Propósito, Pessoas e Planeta. Desta forma, só há desenvolvimento sustentável quando há equilíbrio entre prosperidade econômica, qualidade ambiental e justiça social.

As empresas não podem continuar fazendo seus negócios como vinham por anos a fio, pois estamos esgotando a capacidade de gerar e preservar recursos naturais no planeta, bem como impactando a qualidade de vida das pessoas.

Devemos fazer algo diferente. “Insanidade é fazer as mesmas coisas repetidamente e esperar resultados diferentes” como disse Einstein.

A primeira visão estruturada sobre “Desenvolvimento Sustentável” foi elaborada pela ONU em 1987 (há pouco menos de 30 anos – muito novo), denominado “One Common Future -Brundtland Report, 1987” onde a definição ficou assim: “O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

Quando aplicamos isso às empresas, isso significa que devemos buscar o equilíbrio entre o lucro e o bem comum.

Ou seja, as empresas que acreditam num novo capitalismo consciente, devem buscar maximizar seu propósito e não o lucro, sendo esse, consequência da busca pelo propósito por todos os stakeholders de forma equânime.
Para as empresas conseguirem efetivamente alcançarem o desenvolvimento sustentável necessitam transformações em suas formas de fazer negócios, exigindo pensar em várias dimensões que vão além daqueles convencionais, que normalmente priorizam questões de mercado, como preço, concorrência, posicionamento, custos etc.

As novas dimensões incluem valores, transparência, integridade, ciclo de vida dos produtos, redução do desperdício, parcerias com a comunidade, inclusão social e qualidade de vida dos colaboradores.

Por isso, a partir de agora, e com a urgência que o assunto nos traz, devemos buscar viver uma nova equação de sustentabilidade através de um CONSUMO CONSCIENTE + MUDANÇAS TECNOLÓGICAS + POLÍTICAS PÚBLICAS E INICIATIVAS PRIVADAS.

Todas as empresas de varejo, assim como a indústria, não importando seu porte econômico, tem o desafio de incorporar a sustentabilidade em todos os fatores que determinam o sucesso de suas operações. Esse novo desenho passa pela complexidade de atender o consumidor consciente que cada vez é mais representativo no universo global.

*Hugo Bethlem (hugo@gsmd.com.br) é sócio-diretor da GS&P3 – Propósito, Pessoas e Planeta

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Postagem anterior

Mitos e verdades sobre ativação digital no PDV

Próxima Postagem

O que esperar deste Natal

Redação

Redação

Relacionada Posts

Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário
Artigos

Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário

20 de janeiro de 2021
Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia
Artigos

Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia
Destaque do dia

Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
NRF 2021: Consumidor quer entrega no mesmo dia e passo a passo do serviço
Destaque do dia

NRF 2021: Consumidor quer entrega no mesmo dia e passo a passo do serviço

20 de janeiro de 2021
Nova loja Fast Shop no Shopping Ibirapuera /Crédito: Jozzu Ribeiro
Destaque do dia

NRF 2021: Entrega em 2 horas da Fast Shop é destaque em painel sobre futuro do varejo

19 de janeiro de 2021
Foodservice pós-pandemia: megastore, flagship ou complexo gastronômico
Artigos

Foodservice pós-pandemia: megastore, flagship ou complexo gastronômico

19 de janeiro de 2021
Próxima Postagem

O que esperar deste Natal

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário

Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário

20 de janeiro de 2021
Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia

Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia

Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
NRF 2021: Consumidor quer entrega no mesmo dia e passo a passo do serviço

NRF 2021: Consumidor quer entrega no mesmo dia e passo a passo do serviço

20 de janeiro de 2021
NRF 2021: Consumidores cobram cada vez mais sustentabilidade das empresas

NRF 2021: Consumidores cobram cada vez mais sustentabilidade das empresas

20 de janeiro de 2021
Nova loja Fast Shop no Shopping Ibirapuera /Crédito: Jozzu Ribeiro

NRF 2021: Entrega em 2 horas da Fast Shop é destaque em painel sobre futuro do varejo

19 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: