O movimento de vendas do comércio da capital paulista caiu em média 6,6% em fevereiro na comparação com o mesmo período de 2016, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
“Fevereiro do ano passado foi bissexto e, por isso, teve um dia útil a mais. Se não fosse por isso, o resultado de hoje teria sido melhor”, diz Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
As comercializações à vista – com recuo de 4,8% – apresentaram resultado melhor do que as vendas a prazo (-8,4%) em fevereiro em função do Carnaval, que beneficiou os ramos de acessórios, vestuário e adereços.
“As retrações estão perdendo força e o desempenho do varejo vai melhorar se o Banco Central continuar derrubando a taxa básica de juros e repassar essa queda para o consumidor”, declara Burti.
Em fevereiro do ano passado, a diminuição média foi de 8,7% frente ao mesmo mês de 2015.
Bimestre
Nos dois primeiros meses de 2017, o comércio paulistano registrou queda média de 5,8% no movimento de vendas, com mesmo número de dias úteis. Os recuos foram de 6,1% no sistema a prazo e de 5,5% à vista. A retração é bem mais fraca do que a do ano passado, quando o primeiro bimestre registrou queda média de 13,9% frente a 2015.
Variação mensal
Em relação a janeiro, o comércio da capital apresentou queda média de 7,2% (recuos de 6,3% nas vendas a prazo e de 8% à vista), pressionado pelos três dias úteis a mais do primeiro mês do ano.
O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado quinzenalmente com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.
(Redação – Agência IN)