fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Liderança em tempos de incertezas – parte 2

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
3 de agosto de 2017
no Artigos
1

A busca dos modelos mais adequados de liderança, em tempos de incertezas e modernidade volátil, desafia todos aqueles que se propõem a atuar em busca de melhores resultados, na amplitude que o conceito permite, foi a proposta que encerrou o artigo anterior (e que você pode rever aqui).

Nesta semana, vamos destacar alguns elementos pragmáticos que devem estar presentes nos requisitos envolvendo a prática da liderança nos tempos atuais.

A primeira delas envolve o desafiador convívio com as novas gerações que – de forma predominante, mas logicamente não universal –, têm uma relação com o trabalho e a atividade profissional muito distinta das gerações anteriores, predominando o comportamento menos envolvido e comprometido com o sucesso na carreira no longo prazo.

As novas gerações pretendem e querem o sucesso e a ascensão rápida com pouco esforço, até porque rejeitam o tempo e a dedicação de seus pais e das gerações anteriores para se desenvolverem no campo profissional. Do lado positivo, esses aspectos os tornam mais empreendedores que as gerações anteriores, ainda que busquem o sucesso no curto prazo.

Tais características motivam o nascimento de inúmeras startups alimentadas pelas tecnologias emergentes. O objetivo maior destes negócios é dar uma “tacada” que permita a sua venda no curto prazo para que possam colocar um bom dinheiro no bolso. Nesse aspecto, tendem a pensar menos no desempenho consistente e lucrativo no longo prazo e focam mais no resultado auferido na venda do negócio no curto prazo, criando um choque cultural relevante.

O segundo elemento desafiador envolve a velocidade das mudanças no ambiente volátil, criando uma instabilidade permanente, pois os fatos se precipitam e as mais fundamentadas análises a partir da projeção da realidade podem ser atropeladas por ocorrências disruptivas que mudam todo o ordenamento imaginado.

Nesse sentido, o Uber, a ativação digital no comércio eletrônico e nas lojas, os algoritmos desenvolvidos que permitem reconhecimento e individualização, só para citar alguns poucos exemplos, estão entre aquelas inovações que subvertem as regras do jogo anteriormente conhecidas e transformam o exercício da liderança em uma atividade muito mais complexa e ainda mais dinâmica.

Outro aspecto envolve a evolução e o protagonismo da atividade financeira comparativamente com a economia real. Especialmente no Brasil. Existe um crescente e desafiador desequilíbrio envolvendo a supremacia de tudo o que gravite em torno dos ativos financeiros em relação aos ativos do chamado mundo real.

A economia financeira baseada na gestão de ativos financeiros, aplicações, novos papéis, modalidades de investimento e financiamento, estratégias de compra e venda de negócios desenvolvidos e exponenciados também pelo avanço da tecnologia nesse campo, cresce de importância comparativamente com estratégias e gestão dos ativos ditos reais, envolvendo agronegócio, indústrias e serviços não-financeiros, gerando real desequilíbrio.

Nesse cenário, o conhecimento do jogo financeiro cria líderes de negócios que são levados a essas posições de liderança, porém, muitas vezes, não estão preparados para jogar o jogo da economia real, onde as relações humanas, as estratégias nas mais diversas áreas de mercado e outras competências são requeridas. Como resultado, acabam falhando quando submetidos às pressões do cotidiano.

A prática do exercício da liderança em tempos de incerteza e cenários voláteis desafia cada um de nós a nos mantermos conectados com as inevitáveis mudanças que ocorrem e ocorrerão ao nosso redor, mas nos desafia ainda mais a discricionar o que é passageiro do que é de mais longo prazo e, principalmente, a reafirmarmos nossa capacidade em agregarmos pessoas em torno de Propósitos e Propostas que as motivem a serem melhores em todas as suas dimensões.

Definitivamente um exercício cada vez mais complexo e desafiador.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: LiderançaMarcos Gouvêa de Souzamodernidade liquida
Postagem anterior

Lucro da Iguatemi cresce 18% no 4º tri e empresa fala em cautela

Próxima Postagem

Aeroporto, supermercado e até estádio de futebol agora estão no seu celular

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, membro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Foodservice Brasil, Presidente do LIDE Comércio e membro do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo em mais de 25 países. Publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Relacionada Posts

O varejo como uma tech company
Artigos

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Os inconformados mudam o mundo!
Artigos

Os inconformados mudam o mundo!

23 de fevereiro de 2021
Tempo de compartilhar para avançar
Artigos

Tempo de compartilhar para avançar

22 de fevereiro de 2021
Em 2019, inflação para famílias de renda mais baixa fica em 4,6%
Artigos

Consumo na pandemia: em números

22 de fevereiro de 2021
Projeções para o consumo em 2021
Artigos

Projeções para o consumo em 2021

19 de fevereiro de 2021
Gestão do conhecimento em meio à pandemia: desafios do porvir
Artigos

Gestão do conhecimento em meio à pandemia: desafios do porvir

18 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

Aeroporto, supermercado e até estádio de futebol agora estão no seu celular

Comentários 1

  1. Pingback: O paradoxo da auto-confiança ‹ Portal Mercado & Consumo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos

Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos

24 de fevereiro de 2021
Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson

Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson

24 de fevereiro de 2021
Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

24 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Transformação digital está por trás das faixas “Passo o ponto” das lojas Habib’s

Habib’s revela programa de fidelidade por trás das faixas “Passo o ponto”

24 de fevereiro de 2021
Rede americana Fry’s Eletronics vai fechar as portas de todas as lojas no país

Rede americana Fry’s Eletronics vai fechar as portas de todas as lojas no país

24 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: