fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A loja e o ruído – As melhores práticas de um comitê de loja.

Redação de Redação
3 de agosto de 2017
no Artigos, Varejo
0

Visitar loja é uma atividade que está no sangue da GS&Consult. Falamos que é visita técnica, mas, na verdade é um hobby, passar por lojas e discutir cada detalhe, oportunidades e estratégias, que a enorme diversidade do varejo Brasileiro e Internacional pode oferecer.

Por mais que pareça poesia, é incrível como cada loja possui uma identidade única. Como em uma “letra de música” conseguimos traduzir o que ela pode oferecer e contar.

Quando nos deparamos com uma loja bem posicionada, bem pensada em cada detalhe, é um “achado” que comemoramos e temos o orgulho de discutir e compartilhar com colegas e clientes.

Porém, às vezes, encontramos lojas que erraram a direção ou se perderam no rumo, o que pode ser traduzido como um “ruído” na música. Como por exemplo, uma Luz Branca e intensa em um restaurante japonês; o mobiliário com péssimo acabamento e alto desgaste em um shopping de alto padrão; quando se conhece melhor o equipamento de informática do que o próprio vendedor; quando as televisões estão desligadas em uma loja de eletrônicos; a falta de um “obrigado” após a compra.

Você pode até gostar da loja, o que te faz voltar, mas, como um ruído que te irrita, depois de um tempo você não consegue mais ignorar. Selecionei algumas causas que fazem esse tipo de problema ocorrer e persistir.

  • Falta de um planejamento estratégico:

A sua empresa acompanha as tendências e as mudanças do consumidor? Qual a visão de futuro da loja, o que ela pode e deverá se tornar daqui a 5 anos?

  • Falta de critério nas escolhas:

Tudo, completamente tudo, que você pode imaginar nas escolhas e definições do layout, materiais, organização, planograma, música, cores, podem e devem ser efetuadas pensando na melhor forma possível. Não tome decisões deliberadamente e na intuição sem analisar antes.

  • Falta de dono:

Quando a loja não tem um responsável, é muito comum também o excesso de interferências, vontades e opiniões que geram um verdadeiro caos, uma colcha de retalhos.

  • Falta de continuidade:

Realizar um projeto que muda a loja ou a experiência do consumidor é importante, mas uma iniciativa sozinha normalmente frustra mais do que ajuda. É preciso que iniciativas sejam trabalhadas de forma integrada.

Para isso, trabalhamos com uma iniciativa estratégica bem simples, mas eficaz, instituir o Comitê de Loja, que faz parte da nossa metodologia de Formato de Loja. O comitê de loja prevê uma dinâmica de acompanhamento do universo das lojas.

O Comitê de loja é composto por um grupo de pessoas que representa todos os interesses da empresa, do Comercial, Arquitetura, Manutenção, Operacional, Segurança, Marketing e Limpeza. Hoje, principalmente em empresas que possuem muitas lojas, é importante que todas as iniciativas, projetos, demandas e detalhes sejam discutidos internamente em um grupo que tome decisões de forma estratégica:

  • Buscando trazer inovações;
  • Acompanhando tendências e concorrentes;
  • Discutindo escolha de materiais e instalações para a loja;
  • Padronizando projetos de loja, layout, planograma e exposição;
  • Definindo melhorias no ambiente da loja;
  • Melhorando a jornada de consumo;
  • Entendendo o ponto de vista do cliente;
  • Melhorando a eficiência dos processos operacionais.

Hoje, mais do que nunca, as lojas precisam se atualizar e rever o seu propósito. O cliente pode muitas vezes não entender o que está por trás de todas as escolhas, mas ele saberá dizer se gosta ou não “do conjunto da obra”.

Quer saber mais como o comitê de loja pode ajudar a sua empresa? Entre em contato: ulyssesperin@gsmd.com.br

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Ulysses Perin
Postagem anterior

Pesquisa mostra o maior problema dos clientes mobile na hora de comprar

Próxima Postagem

Mais qualificação para o Varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Artigos

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores
Destaque do dia

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões
Destaque do dia

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company
Artigos

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Rede americana Fry’s Eletronics vai fechar as portas de todas as lojas no país
Notícias

Rede americana Fry’s Eletronics vai fechar as portas de todas as lojas no país

24 de fevereiro de 2021
Telhanorte adota “fast fashion” e amplia linha de decoração e organização da casa
Destaque do dia

Telhanorte adota “fast fashion” e amplia linha de decoração e organização da casa

24 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

Mais qualificação para o Varejo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: