fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quem volta a expandir na retomada

Marcos Hirai de Marcos Hirai
5 de agosto de 2017
no Artigos, Pontos Comerciais
0

Nada será como antes! Depois de tudo que aconteceu neste país nos últimos 3 anos, profundas transformações ocorreram na cadeia formada por redes de varejo, franquias e nos shopping centers. Mas no meio da nossa crise econômica, foi justamente neste período que as grandes transformações da omni canalidade afloraram com mais força em todo o mundo. Para um administrador de qualquer empresa do setor, os desafios foram e têm sido tremendos.  Novas tecnologias e canais, mudanças de hábitos do consumidor, inflação, recessão, impeachment, crise econômica, vendas em queda, crise política…e o resultado é que temos um cenário com profundas alterações no mercado. São elas:

Redes de varejo

Grupo 1 – Voltam a expandir:

– Segmentos com produtos com ótima relação custo x benefício para um consumidor ainda debilitado financeiramente.

– Empresas que souberam tirar proveito da omnicanalidade atuando de forma integrada no varejo físico e digital. Redes como Magazine Luiza,

– Empresas capitalizadas que aproveitam as oportunidades da crise e avançam sobre a concorrência debilitada

– Segmentos menos suscetíveis a crise com produtos e serviços de primeira necessidade

– Empresas com boa gestão administrativa e governança corporativa

Grupo 2 – Não expandem

– Empresas altamente afetadas pela concorrência digital

– Redes alavancadas e altamente endividadas

– Empresas que envelheceram e não souberam se atualizar frente a concorrência

– Empresas que não entenderam que o consumidor mudou e não adequou seu produto / serviço para a nova realidade do consumidor

Redes de franquias

Grupo 1 – Voltam a expandir:

– Redes estruturadas que ao longo do tempo investiram no relacionamento com os franqueados, gestão e aprimoramento de produtos e serviços

Grupo 2 – Não expandem

– Redes desestruturadas, descapitalizadas, com pouca estrutura, franqueados insatisfeitos e desmotivados

Nos próximos anos veremos grandes redes varejistas e franquias de um passado recente sucumbirem ou diminuírem de tamanho. Ao mesmo tempo também veremos novas redes surgirem, nacionais e internacionais, novos entrantes regionais, lojas digitais influenciando o físico de forma mais integrada, lojas de nichos, de tribos, de conveniência, de serviços e experiências para um consumidor cada vez mais consciente, antenado, ético, exigente e economicamente racional. Grandes mudanças, mas salutares para o mercado e para o consumidor.

Marcos Hirai (marcos.hirai@gsbgh.com.br), sócio-diretor da  GS&BGH Retail Real Estate

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Marcos Hirai
Postagem anterior

Consumidor brasileiro torna-se mais otimista

Próxima Postagem

PO-SI-CIO-NA-MEN-TO

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionada Posts

O foodservice nunca gostou da mesmice
Artigos

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo
Artigos

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company
Artigos

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Os inconformados mudam o mundo!
Artigos

Os inconformados mudam o mundo!

23 de fevereiro de 2021
Tempo de compartilhar para avançar
Artigos

Tempo de compartilhar para avançar

22 de fevereiro de 2021
Em 2019, inflação para famílias de renda mais baixa fica em 4,6%
Artigos

Consumo na pandemia: em números

22 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

PO-SI-CIO-NA-MEN-TO

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

26 de fevereiro de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021
Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: