fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Business

Magazine Luiza investe em tecnologia para alavancar vendas online

Redação de Redação
4 de abril de 2017
no Business, Cases, Destaque do dia, Ecommerce, Inovação, Inteligência de Mercado, Mercado&Consumo, Notícias, Varejo, Varejo Digital
0

Em todo o ano passado, os canais digitais da varejista representaram cerca de 24% das vendas totais

A sexagenária Magazine Luiza vai mirar sua expansão em estratégias digitais em neste ano, na tentativa de ficar cada vez menos parecida com empresas tradicionais e mais semelhante às startups.

A companhia, que surpreendeu o mercado com resultados financeiros positivos apesar do difícil ano de 2016, diz em seus comunicados que passa por uma “transformação digital”, um modelo que, segundo ela, é “assustador para grandes empresas”.

A rede vem elevando a participação do comércio eletrônico em suas vendas totais e desenvolvendo uma série de lançamentos para colocar a tecnologia como base da operação da empresa. Em todo o ano passado, os canais digitais do Magazine Luiza representaram cerca de 24% das vendas totais (ante 16,4% em 2014).

Trata-se de uma tendência de “varejo integrado” que começou a ser discutida em 2011 e agora entra em prática, segundo Pedro Guasti, presidente da consultoria especializada Ebit. “É levar para o varejo offline tecnologias e ferramentas do online, integrando o varejo em múltiplos canais”, afirma.

A Luiza é um caso de varejo que, embora tenha origem no modo físico, se adaptou ao comércio eletrônico. Mas ainda existem no País redes tradicionais como Pernambucanas e Riachuelo, que optaram por não desenvolver operações online.

Só recentemente, o Grupo Pão de Açúcar anunciou a integração da operação de lojas físicas da Via Varejo (dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio) com o site operado pela Cnova.

Um dos esforços da Magazine Luiza nos canais digitais foi o aplicativo de vendas mobile, que agiliza a compra abreviando etapas. “A primeira vez em que a venda por aplicativo (em aparelhos móveis como smartphones e tablets) ultrapassou a do desktop (PCs) foi na Black Friday de 2016. Existe hoje uma migração muito forte para o mobile, assim como daqui a alguns anos haverá uma migração para o comando de voz. É um caminho sem volta”, diz André Fatala, diretor-executivo de tecnologia do Magazine Luiza.

Plataforma
Para este ano, a empresa quer aumentar sua atuação no mundo dos “marketplaces”, um modelo em que produtos de diferentes vendedores dividem espaço em uma mesma plataforma virtual. Nele, as companhias donas das plataformas de “marketplace” ficam com uma comissão por venda de produto de outras empresas.

A Magazine Luiza entrou no negócio de “marketplace” no ano passado, adicionando dezenas de milhares de itens a seu site, como joias, livros, bebidas e alimentos.

O “marketplace” também vem ganhando espaço em grandes varejistas virtuais como a B2W (dona de Americanas.com e Submarino) e a Via Varejo. As vantagens de abrir espaço para terceiros são o aumento da quantidade de produtos oferecidos, sem elevar custos de estocagem, capital de giro e envio de mercadorias.

Dentro da loja
O processo de digitalização da Magazine Luiza também envolve suas 800 lojas físicas. Desde o ano passado, os vendedores passaram a usar um aplicativo para smartphone que reduz o tempo de atendimento ao evitar que o vendedor tenha de levar o cliente até o balcão para acessar informações dos produtos.

Outro sistema, que acelera o pagamento dos caixas, já está sendo usado pelos vendedores de 150 lojas da rede.

Fonte: Folha de S. Paulo

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Avanços TecnologicosinovaçãoMagazine Luizamercado&consumovarejovarejo online
Postagem anterior

Varejo na zona do euro vende acima do esperado em fevereiro

Próxima Postagem

5 TENDÊNCIAS QUE IRÃO MUDAR DEFINITIVAMENTE OS MEIOS DE PAGAMENTO

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Alessandra Morrison
Destaque do dia

Da indústria ao varejo, empresas destacam campanhas por equidade no Dia da Mulher

8 de março de 2021
Quem ganha na pandemia é o varejo de valor
Artigos

Quem ganha na pandemia é o varejo de valor

8 de março de 2021
Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online
Destaque do dia

Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online

8 de março de 2021
Projeto do iFood com bicicletas elétricas alcança o dobro de cadastros esperados
Destaque do dia

Projeto do iFood com bicicletas elétricas alcança o dobro de cadastros esperados

8 de março de 2021
Parceria entre brechó Repassa e varejista Intimissimi estimula reúso de roupas
Inovação

Parceria entre brechó Repassa e varejista Intimissimi estimula reúso de roupas

8 de março de 2021
Puma, Palmeiras e Rincon Sapiência lançam música para comemorar título
Marcas

Puma, Palmeiras e Rincon Sapiência lançam música para comemorar título

8 de março de 2021
Próxima Postagem

5 TENDÊNCIAS QUE IRÃO MUDAR DEFINITIVAMENTE OS MEIOS DE PAGAMENTO

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Alessandra Morrison

Da indústria ao varejo, empresas destacam campanhas por equidade no Dia da Mulher

8 de março de 2021
Quem ganha na pandemia é o varejo de valor

Quem ganha na pandemia é o varejo de valor

8 de março de 2021
Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online

Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online

8 de março de 2021
Projeto do iFood com bicicletas elétricas alcança o dobro de cadastros esperados

Projeto do iFood com bicicletas elétricas alcança o dobro de cadastros esperados

8 de março de 2021
Parceria entre brechó Repassa e varejista Intimissimi estimula reúso de roupas

Parceria entre brechó Repassa e varejista Intimissimi estimula reúso de roupas

8 de março de 2021
Puma, Palmeiras e Rincon Sapiência lançam música para comemorar título

Puma, Palmeiras e Rincon Sapiência lançam música para comemorar título

8 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: