fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

OBZ. Dinheiro encontrado no lixo

Redação de Redação
3 de agosto de 2017
no Artigos, Varejo
0

É possível reduzir uma despesa mais do que 100%? Sim, é possível!

Ainda são tempos de incertezas e o Orçamento Base Zero (OBZ) é uma ferramenta que pode permitir verdadeiras mudanças na sua empresa em relação a processos, pessoas e resultados.

Há uns dias conversei com um cliente, um ano após o fim do projeto de Orçamento Base Zero que desenvolvemos juntos. Na ocasião relembramos o projeto, onde encontramos quase 15% de redução de despesas administrativas e operacionais.

No decorrer do nosso papo, descobri que o projeto teve várias dificuldades, não alcançando a redução em algumas contas. Reduzir gastos de forma eficiente exige grandes esforços. Porém, em uma conta específica, conseguimos reduzir mais do que 100%, ou seja, a redução foi tão grande que a despesa passou a ser receita. Então sim, é possível reduzir mais do que 100%!

A conta era despesas com lixo, que para muitas empresas pode passar despercebida, todavia é uma conta interessante em relação a análise e oportunidades de redução.

No orçamento base zero, a metodologia nos obriga a desenvolver “Racionais”. O racional é  uma equação lógica que nos ajuda a orçar as despesas e entender como elas são geradas. Como em qualquer equação o racional pode possuir variáveis, multiplicadores, somas, subtrações.

Como exemplo, cito alguns racionais e planos de ação da conta de lixo que geramos em conjunto:

  • Custo da tonelada do aterro: Reduzimos o custo buscando novos fornecedores que possuíam melhores acordos com os aterros sanitários;
  • Custo com mão obra: Foi revisada a quantidade de pessoas necessárias para realizar a atividade a partir de um processo mais eficiente e automatizado;
  • Frequência de coleta de lixo: Foi reduzida a frequência das retiradas de lixo com uma melhor gestão e processo de aproveitamento da capacidade de armazenamento das caçambas de lixo;
  • % de lixo reciclado: Foram desenvolvidos melhores práticas de coleta, triagem e novas oportunidades de coleta de lixo reciclado de clientes;
  • Preço do lixo reciclado: Buscamos um novo fornecedor que melhorou o contrato de coleta do lixo reciclado com melhores preços por tonelada.

No dia que apresentamos essas oportunidades para o presidente da empresa, tínhamos contabilizado uma redução de 70% da conta de lixo, o que para muitos era bom demais para ser verdade, e no final das contas, acabou sendo ainda maior.

A minha grande satisfação nesse caso nem foi o tamanho da redução que culminou em milhões de reais de economia para a empresa, mas o fato dela ter sido gerada e desenvolvida por uma colaboradora, que além de muita simpatia, mostrou envolvimento e comprometimento com a empresa e com a nossa metodologia.

A nossa metodologia de OBZ desenvolve todo o trabalho em conjunto, a quatro mãos, essa premissa é fundamental para a geração de uma cultura orçamentária com foco na estratégia e na geração de valor para a empresa. O ganho do projeto vai além da redução obtida, a metodologia permite a transformação na cultura, possibilitando a continuidade, o envolvimento de todos e até surpresas como essa.

 

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: gs&consultUlysses Perin
Postagem anterior

Faça parte da RedeDots, a Rede do Bem

Próxima Postagem

CHINA BUSCA REINVENÇÃO DE SHOPPINGS

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor
Artigos

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Destaque do dia

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021
O negócio da moda tem futuro?
Artigos

O negócio da moda tem futuro?

4 de março de 2021
comercio fechado
Destaque do dia

Comércio teme impacto de novas restrições e pede medidas para garantir empregos

4 de março de 2021
Novos fechamentos interrompem volta à ‘normalidade’, avaliam especialistas
Destaque do dia

Novos fechamentos interrompem volta à ‘normalidade’, avaliam especialistas

4 de março de 2021
A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web
Artigos

A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

3 de março de 2021
Próxima Postagem

CHINA BUSCA REINVENÇÃO DE SHOPPINGS

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: