fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Mercado&Consumo

4 entre 10 brasileiros não sabem o que comprar nesse Dia das Mães

Redação de Redação
9 de maio de 2017
no Mercado&Consumo, Notícias, Varejo
Tempo de leitura:3 mins read
0

Pesquisa exclusiva do Google Brasil revela dados sobre consumo na data e curiosidades sobre preocupações e planos dos brasileiros para homenagear mães

O Dia das Mães se aproxima, mas muitos brasileiros ainda não sabem o que comprar – ou o que dizer – para suas amadas.

A descoberta é de um novo estudo do Google Brasil sobre os hábitos de consumo na data que é a segunda mais importante do varejo no país e a terceira maior do varejo online, não muito atrás da Black Friday nacional.

A pesquisa, desenvolvida via Google Consumer Survey, foi feita com 1700 pessoas que representam demograficamente a internet brasileira (onde há 35 milhões de mães).

Os dados foram colhidos em abril e feitos a partir do Google Reward e de sites parceiros do Google.

Entre os entrevistados, filhos, maridos, familiares e qualquer um que deseja homenagear uma mãe.

Além do problema na hora de escolher presentes, a pesquisa revela outros dados curiosos, como a predileção pela lasanha na hora de cozinhar em casa, a busca frenética por cestas de café da manhã e também a falta de ajuda dos pais e maridos na hora de cozinhar no domingo.

Expectativas

A data em 2017 traz altas expectativas. Com a economia melhor (uma projeção de +0,5% do PIB em 2017, contra -3,5% em 2016), espera-se vendas maiores.

A liberação do FGTS também traz esperanças. Os saques devem injetar 9,3 bilhões de reais com objetivo de consumo no feriado.

Em 2016, 1,6 bilhão de reais em compras aconteceram no online e 5,7 bilhões de reais em compras off-line foram influenciadas pelo online. As cifras devem crescer em 2017.

consumo

Preocupações

Eis as maiores preocupações dos brasileiros na data em 2017:

  • 40%: a maior dificuldade é não saber o que comprar;
  • 25%: não saber o que dizer à mãe;
  • 11%: encontrar atividades para fazer com ela;
  • 9%: ter tempo de preparar a refeição para a mãe;
  • 8%: saber qual receita cozinhar;
  • 7%: organizar o evento/celebração da família.

O que comprar?

O online se destaca nas vendas, assim como o mobile. Em 2016, 20% das vendas online aconteceram via mobile.

Pelo smartphone, acontecem 58% das buscas sobre presentes de Dia das Mães.

Dados do E-Bit e do Google revelam as categorias dos itens mais vendidos no varejo online:

  • Eletrodomésticos e portáteis: 13,1%
  • Moda e acessórios: 12,9%
  • Livros: 12%
  • Celulares: 10,6%
  • Casa e decoração: 9,1%

Entre as categorias mais buscadas no Google (as que mais cresceram na semana anterior à data):

sem-tc3adtulo2

O que dizer?

Depois do presente, o que dizer ou qual mensagem escrever é a principal preocupação do brasileiro.

48% dos filhos que estão sem dinheiro para comprar um presente optam por homenagear a mãe com alguma mensagem.

Inclusive, as buscas por “mensagens” aumentam nessa época do ano. As principais buscas relacionadas no Google são “mensagens, “mensagem de dia das mães”, “feliz dia das mães” e “feliz”.

No YouTube, não é diferente. As buscas por ideias de homenagens passam das 500 mil. E não faltam vídeos sobre o tema: uma busca revela mais de 356 mil vídeos sobre como homenagear mães.

Festa

74% dos consumidores brasileiros costumam festejar o Dia das Mães com um evento familiar. Como?

  • 47%: um almoço em casa (mulheres optam mais pelo evento caseiro)
  • 17%: ir a um restaurante (homens optam mais por comer fora)
  • 14%: um café da manhã especial
  • 13%: um jantar

E alguém ajuda?

Os filhos são os que mais preparam o almoço da família quando optam por comemorar em casa.

Mas as mães já vêm em segundo lugar entre as que preparam a refeição. Os pais/maridos são os últimos que ajudam, depois até da opção de comida delivery.

size_960_16_9_brf-lasanha1

Curiosidades

  1. Buscas por cestas de café da manhã sobem 300% na semana do Dia das Mães. Em 2016, foram 200 mil buscas duas semanas antes da data até a data. “Como montar uma cesta de café da manhã” também cresce nas buscas;
  2. O prato mais comum quando se prepara o almoço ou jantar em casa é a lasanha: 21%. Depois vem churrasco 14% e macarrão 7%. Lasanha é mais popular no Nordeste, enquanto churrasco é mais popular no Sul;
  3. 51% dos consumidores comprariam um prato congelado para preparar na data. Mas só 12% optariam por isso por não saber cozinhar. 25% só o faria se fosse um prato muito especial;
  4. Refrigerante é a bebida mais popular das comemorações, sendo a primeira opção de 58% dos entrevistados. Sucos vêm em segundo, com 43%. Cerveja é a terceira opção mais querida, com 29% de escolha.

 

Fonte: Exame 

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Dia das Mãesmercado&consumovarejovendas
Postagem anterior

Vendas no e-commerce registram maior alta dos últimos 5 anos

Próxima Postagem

Inovação nas Redes de Franquias: Inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no 8º Fórum Internacional de Franquias

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Serviço de entrega de varejo Shipt
Destaque do dia

Serviços de entrega do varejo se adaptam a novos desafios

15 de abril de 2021
Startup de delivery Bebida na Porta espera triplicar faturamento em 2021
Destaque do dia

Startup de delivery Bebida na Porta espera triplicar faturamento em 2021

15 de abril de 2021
Unidade da 5àsec
Franquias

5àsec aposta em lavanderias independentes para aumentar rede

15 de abril de 2021
Fini quer chegar a 100 unidades em 2021
Destaque do dia

Fini planeja chegar a 100 quiosques de balas e doces até o fim do ano

15 de abril de 2021
Nova marca Hering
Destaque do dia

Cia. Hering rejeita proposta da Arezzo para potencial fusão

14 de abril de 2021
Correios lançam nova facilidade para clientes de comércio eletrônico
Economia

Decreto de Bolsonaro inclui Correios no Programa Nacional de Desestatização

14 de abril de 2021
Próxima Postagem

Inovação nas Redes de Franquias: Inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no 8º Fórum Internacional de Franquias

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Serviço de entrega de varejo Shipt

Serviços de entrega do varejo se adaptam a novos desafios

15 de abril de 2021
Novos negócios pavimentarão o futuro dos shopping centers

Novos negócios pavimentarão o futuro dos shopping centers

15 de abril de 2021
Startup de delivery Bebida na Porta espera triplicar faturamento em 2021

Startup de delivery Bebida na Porta espera triplicar faturamento em 2021

15 de abril de 2021
Unidade da 5àsec

5àsec aposta em lavanderias independentes para aumentar rede

15 de abril de 2021
Fini quer chegar a 100 unidades em 2021

Fini planeja chegar a 100 quiosques de balas e doces até o fim do ano

15 de abril de 2021
Nova marca Hering

Cia. Hering rejeita proposta da Arezzo para potencial fusão

14 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: