fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Desapega! Menos paixão e mais razão na hora de escolher o sortimento da sua loja

Alexandre Machado de Alexandre Machado
3 de agosto de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Distribuição & Varejo
Tempo de leitura:3 mins read
0

Woman choosing clothes from clothes rack in mall

Gerenciar o sortimento no varejo tem se tornado uma tarefa árdua e complexa por conta da constante busca por inovação nas lojas, mudanças no comportamento dos consumidores, busca de diferenciação frente aos concorrentes e, principalmente, pela agressividade dos canais de vendas digitais.

O custo de ocupação por metro quadrado e o custo de capital de giro investido em estoques são os grandes vilões a serem combatidos por meio de uma definição estratégica de sortimento e também por uma gestão mais eficiente. O plano de sortimento é um dos mais importantes e fundamentais componentes do modelo de gerenciamento de mercadorias no varejo.

Em relação à eficiência do sortimento, existe uma máxima que diz que um pequeno número de produtos é responsável pela maior parte dos resultados. Tal fenômeno é conhecido como a Curva de Pareto, homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto (1848/1923). Um exemplo típico da Curva de Pareto trazida para a realidade do varejo é que cerca de 20% dos produtos respondem por cerca de 80% das vendas e até dos resultados.

Recentemente li um artigo que dizia que a superabundância de possibilidades é angustiante. Essa afirmação pode ser comprovada por um experimento clássico de psicologia social. Sheena Iyengar, pesquisadora da Columbia Business School, preparou duas mesas para vender geleias em uma loja. Numa delas, oferecia 6 sabores. Na outra, 24 sabores. Sim a mesa mais farta atraia um número maior de pessoas. Mas depois de provar os doces, os consumidores da mesa com menos variedade tinham dez vezes mais chance de comprar alguma geleia. Neste caso, MAIS É MENOS… MAIS opção significa MENOS decisão.

Acerte no mix

Outro ponto relevante é que muitas das decisões para inclusão ou exclusão de itens no varejo ocorrem após simples negociações comerciais, porém a análise e até exclusão de itens de baixo desempenho é tão ou mais importante que a inclusão de novidades, e é aqui que muitos gestores se enganam. Existe também uma confusão do que é variedade e do que é novidade.

Sabemos o quão frustrante é para um gestor que todo o esforço a ser empenhado na seleção dos produtos, negociação das condições comerciais com o fornecedor, determinação do preço de venda, definição da forma de exposição dos mesmos no piso de vendas, ações promocionais, campanhas etc. resulte em uma baixa aceitação pelo consumidor de grande parte do mix colocado à sua disposição. Esse cenário é perturbador e por vezes acaba sendo encarado pela maioria dos varejistas como algo absolutamente normal do setor. O que em realidade não deveria ser assim.

É preciso mais investimentos em métodos, processos e ferramentas com o objetivo de aumentar a assertividade na definição do sortimento da empresa e na forma como esse sortimento é distribuído entre lojas de perfis e desempenhos distintos. É difícil admitir que sejam investidos tão poucos recursos, seja em pesquisa com consumidores para melhor conhecimento do shopper, seja em tecnologia para aperfeiçoar a gestão de produtos e do supply chain ou, em contratar profissionais de compras com melhor perfil em termos de habilidades analíticas para obter maior eficiência dos produtos, principalmente daqueles com baixo desempenho.

Existe uma grande oportunidade que está sendo desperdiçada e infelizmente poucas empresas varejistas trabalham fortemente para reverter esse modelo, reproduzindo assim a Curva de Pareto em seus respectivos negócios e perdendo o jogo ou a oportunidade de melhorar os resultados de seus negócios.

Quer conversar mais sobre isso? Nos procure, que encontraremos alternativas para otimizar seus ativos e aumentar a eficiência na sua gestão de mercadorias.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Distribuiçãoeficiência no varejogestão de lojamixsortimento
Postagem anterior

Shopping SP Market faz parceria com a Prefeitura de São Paulo

Próxima Postagem

Magazine Luiza vai focar em “lojas conceito” em 2017

Alexandre Machado

Alexandre Machado

Luiz Alexandre de Paula Machado é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionada Posts

Pague Menos
Destaque do dia

90% das entregas do e-commerce da Pague Menos são feitas em até 3 horas

13 de abril de 2021
Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura
Artigos

Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

13 de abril de 2021
Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios
Destaque do dia

Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios

13 de abril de 2021
Showroom virtual da Tmall
Destaque do dia

Tmall, do Alibaba, lança showroom virtual em 3D para marcas de móveis

13 de abril de 2021
Haribo abriu, no Brasil, primeira fábrica fora da Europa
Destaque do dia

Haribo planeja usar fábrica brasileira para abastecer toda a América do Sul

12 de abril de 2021
Desorganização galopante no mercado e no varejo
Artigos

Desorganização galopante no mercado e no varejo

12 de abril de 2021
Próxima Postagem

Magazine Luiza vai focar em “lojas conceito” em 2017

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Pague Menos

90% das entregas do e-commerce da Pague Menos são feitas em até 3 horas

13 de abril de 2021
Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

13 de abril de 2021
Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios

Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios

13 de abril de 2021
Showroom virtual da Tmall

Tmall, do Alibaba, lança showroom virtual em 3D para marcas de móveis

13 de abril de 2021
Credicard lança conta digital 100% gratuita e integrada ao Pix

Credicard lança conta digital 100% gratuita e integrada ao Pix

13 de abril de 2021
Boulevard Shopping Campos, em Campos dos Goytacazes (RJ)

Aliansce Sonae reabre shoppings em Campos (RJ) e Parangaba (CE)

12 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: