fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Carta aos líderes – Reunir para produzir mais

Redação de Redação
3 de agosto de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de Pessoas
0

Business executives discussing with their colleagues on whiteboard during meeting at office

Devido à velocidade em que tudo acontece a nossa volta ultimamente, cada vez mais tem sido necessário reunir equipes e alinhar estratégias e táticas de atuação.

Não é raro que coisas aconteçam e levem líderes a redesenhar seus planos de ação, afinal, flexibilidade sempre foi uma competência importante na liderança. Quando nos referimos ao redesenho, não significa necessariamente que se tenha que refazer todo o plano, mas possivelmente ajustá-lo a novas necessidades.

A melhor forma de congregar a equipe para o alinhamento é o que conhecemos como “reuniões”. O problema é que, quando pesquisamos sobre a opinião das pessoas que participam habitualmente de reuniões, ouvimos frases como “é uma perda de tempo”, “são momentos chatos e sem propósito”, etc. Para o mesmo grupo, perguntamos também sobre a importância desta ferramenta de gestão, a opinião em geral foi: “é fundamental para o bom andamento de uma equipe”. Esse é o problema: reuniões são fundamentais, mas por serem muitas vezes mal utilizadas, são odiadas. Então, para começar, podemos estabelecer o seguinte ponto: uma reunião só é boa quando é produtiva. Aliás, é exatamente isso que incomoda quem realiza ou participa, a sensação de inutilidade. Mas a pergunta que fica é: o que significa “produtiva”?

Como tornar uma reunião “produtiva”?

Podemos olhar uma reunião por dois lados: de quem realiza e de quem participa. Como normalmente os textos e fontes se focam em quem comanda as reuniões, neste artigo eu gostaria de abordar o lado do participante, suas responsabilidades e contribuições.

Para começar, a palavra de ordem é disciplina. Disciplina no horário de início (não chegar atrasado), disciplina durante o andamento da reunião (prestar atenção, respeitar as colocações de todos, colaborar sem exageros e não atrapalhar com desvios ao assunto em pauta), e disciplina no pós-reunião (executar o combinado).

Preparação também é uma ótima premissa. Procure saber qual será o tema central da reunião e leve consigo dúvidas, colocações e colaborações. Nos momentos devidos, também manifeste-se.

O que mais encanta os líderes é a iniciativa de seus colaboradores em participar com ideias, soluções e planos. Por outro lado, incomoda que pessoas tenham opiniões sem argumentos para sustentá-las.

Como a própria palavra diz: RE-UNIÃO é unir novamente. Portanto, posturas que só atrapalham o andamento tais como intervenções descabidas (uso de telefone, piadas, assuntos fora do contexto, reclamações infundadas, críticas sem soluções alternativas, ataques pessoais aos membros do grupo, etc.) só contrariam o propósito básico de uma reunião. Mesmo reuniões em que se tratam assuntos desagradáveis podem, ao final, deixar uma sensação de evolução do assunto e/ou de uma solução definitiva (a melhor possível).

União é a palavra-chave. Mesmo quando reclamamos ou criticamos algo, podemos fazer isso com uma clara intenção de agregar, colaborar e fazer com que seja possível a melhora. Opiniões são bem-vindas, porém argumentos coerentes acrescentam muito mais ao debate e levam à construção de excelentes soluções.

Participar com ideias em debates é muito bom, porém não há mal nenhum em ser um (bom) espectador. Se não tiver algo relevante para ser dito, o melhor é escutar e não ficar querendo “marcar presença” com colocações que não procedem.

Para se argumentar em uma reunião, é necessário ter fatos e dados em mãos. As pessoas não querem apenas a sua percepção, e sim seu depoimento de como corrigir ou melhorar a questão abordada.

Reuniões são feitas geralmente, para discutir sobre o futuro das empresas e de suas equipes. Ficar falando de passado só consome seu tempo útil. É como ficar “enxugando gelo”. Perde-se muito tempo falando do problema e pouco se investe na solução. É claro que entender o passado possibilita a construção de um caminho futuro melhor. O problema é que se perde muito tempo naquilo que já passou, e nada poderá ser feito para que o tempo volte. Portanto, focar naquilo que ainda vai acontecer pode ser muito mais produtivo.

Reuniões podem ser mais ou menos formais. A regra geral é: dance conforme a música. Por exemplo: evite fazer piadas para alegrar o ambiente quando o assunto é sério, e exige mais formalidade no seu tratamento. Isso não quer dizer que não possamos manter um clima ameno durante a reunião, e para isso a contribuição de todos é importante. Não se trata de um encontro de amigos, sendo assim, o bom senso deve sempre prevalecer. Nada melhor, então, do que se integrar ao clima.

Outro detalhe é ter em mente que o mais importante é o assunto/objetivo da reunião, e não determinados participantes. Portanto, fique ligado nos pecados pessoais que podem ser cometidos durante uma reunião: querer chamar a atenção para si, monopolizar a atenção para seus argumentos pessoais, fazer pouco caso da opinião alheia, não ter boa vontade em aceitar posições contrárias à sua, etc. Ser um bom conciliador em debates, muitas vezes, é melhor do que querer ter a razão sempre.

Não perca a paciência dando um show à parte, com irritação e comentários picantes. Este tipo de comportamento não “fala bem sobre você” e não agrega em nada ao grupo.

Muita atenção ao danadinho do celular. Ficar olhando o aparelho (consultando sabe-se lá o que) é uma demonstração de pouco interesse pelo que se está tratando. No mínimo, você mostra que a sua prioridade não é a reunião ou aquele assunto em particular.

Quem sabe através de você e com suas colaborações pessoais, as reuniões não se tornam melhores?

Então se reúna com seu gestor e dê algumas ideias.

Muita paz e boas vendas!

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: gestão de tempoLiderançaprodutividade
Postagem anterior

Rede Applebee`s Brasil lança novo cardápio com foco no almoço e no tamanho da fome do cliente

Próxima Postagem

Shoppings vendem mais que o previsto

Redação

Redação

Relacionada Posts

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19
Artigos

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas
Destaque do dia

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista
Destaque do dia

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021
Natura inicia parceria com a Sephora para ampliar presença no varejo
Destaque do dia

Sephora Brasil nega fechamento de lojas e alerta para promoção falsa

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente
Destaque do dia

NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente

22 de janeiro de 2021
Próxima Postagem

Shoppings vendem mais que o previsto

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

22 de janeiro de 2021
fechamento do comercio

Varejo não essencial vai fechar entre 20h e 6h em São Paulo durante a semana e 24h nos fins de semana

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: