Dia dos Namorados: 4 dicas para ampliar o faturamento da sua loja virtual

Segundo dados e-Bit, em 2016, os 15 dias que antecederam a data movimentaram R$ 1,65 bilhão apenas no comércio eletrônico. Na comparação com 2015 houve crescimento de 16% em faturamento. O tíquete médio dos pedidos foi de R$ 410, com mais de 4 milhões de pedidos registrados no período.

1. Observe categorias e padrões de consumo

Segundo a e-Bit, as categorias mais populares no Dia dos Namorados 2016 foram: 

  • Livros/ Assinaturas e Revistas
  • Eletrodomésticos
  • Telefonia e Celulares
  • Moda e Acessórios
  • Casa e Decoração

Vale a pena reforçar o estoque destas categorias na sua loja, bem como avaliar o padrão de comportamento dos seus clientes no ano passado. Quais produtos tiveram aumento de venda durante o período? São itens de compra recorrente, como perfumes ou cosméticos? Outros consumidores podem ter a mesma ideia de presente neste ano.

2. Ofereça descontos, brindes e serviços especiais, como embalagens personalizadas

Os consumidores estão racionais, portante, não basta ter o produto certo, é preciso ofertá-lo com o preço certo. Seu preço está competitivo? Pode ser interessante oferecer descontos ou serviços especiais. 

Uma boa estratégia para conseguir preços mais baixos é reforçar os estoques. Assim é possível comprar um lote maior junto aos fornecedores, barganhando descontos. Outra saída é compor kits de produtos, garantindo um valor de frete mais competitivo.

Outro diferencial para a ocasião é a oferta de brindes. Oferecer uma embalagem especial ou um cartão temático sem custos para o consumidor pode ser o suficiente para gerar mais conversões.

3. Reforce estoques e otimize a logística

Pontualidade no envio dos pedidos é um dos itens mais avaliados pelos consumidores, ainda mais em uma data especial como esta, pois os consumidores não toleram atrasos na compra de produtos que serão dados como presentes. Por isso, é fundamental apresentar prazos de envio realistas com a capacidade operacional e de estoque do negócio.

Faça uma avaliação crítica da operação da sua loja e identifique se há pontos de melhoria. Lembre-se que existe 4 pilares básicos nessa operação: faturamento, picking, packing e postagem. Não hesite em contratar profissionais extras caso sua equipe esteja sobrecarregada.

4. Inicie campanhas de divulgação o quanto antes

Se você já tem produtos relacionados ao Dia dos Namorados para venda, comece as campanhas de divulgação hoje mesmo. Isso permite que você enfrente menos concorrência e teste várias estratégias de divulgação.

Aposte em ações como o e-mail marketing para enviar e-mails divulgando promoções e benefícios. E não deixe de incluir as redes sociais e demais canais de comunicação na execução dessa estratégia.

 

Fonte: Olist.com, comunidade online que reúne e conecta micro e pequenos lojistas aos grandes marketplaces brasileiros. Foto: Freepik

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist