fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

AJUSTAR O FOCO pode trazer resultados extraordinários para o seu negócio

Redação de Redação
3 de agosto de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Distribuição & Varejo
Tempo de leitura:6 mins read
0

500px Photo ID: 173671473 -

“O Sucesso é simples. Faça o que é certo, do jeito certo, na hora certa”
Arnold H. Glasow

Para muitos eu não seria a pessoa mais indicada para falar de foco. Tenho idade para ser considerado um Millennium e diagnóstico para mais um caso de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção) e síndrome do pensamento acelerado, o que justificaria muitos feedbacks da falta de foco que tenho. Porém, eu não preciso de desculpas para saber que tenho momentos de muita distração e momentos de excesso de foco (sim, isso existe).

Por isso, esse tema “FOCO” é algo que me fascina nas minhas leituras profissionais e pessoais. Surpreenda-se, o paciente pode ser médico ao mesmo tempo!

Foco é um assunto abordado em qualquer bom livro de gestão, que te ensina métodos de priorizar, teoria de Pareto (80/20), curva ABC, matriz GUT, espinha de peixe, entre outras diversas formas de manter o foco no que é importante.

livro_1Contudo Gary Keller e Jay Papasan em A única coisa – O foco pode trazer resultados extraordinários¹, trazem uma abordagem completamente diferente, desafiando diversas metodologias, estratégias de diversificação, ditados populares e o senso comum. Em poucas palavras a abordagem do livro é tratar prioridade como uma ÚNICA COISA, ao extremo, pense um de cada vez e pense em uma ÚNICA coisa como importante para a sua vida.

O livro, que ainda não terminei – por falta de foco –, aborda seis mentiras e crenças que se tornaram “princípios operacionais que nos direcionamentos para o caminho errado”. Retrato aqui algumas dessas mentiras e cito algumas partes do livro como exemplo:

 

AS 6 MENTIRAS:

  1. Tudo importa igualmente

“A igualdade é uma mentira. Fazer o mais importante é sempre o mais importante. As menores listas de tarefas são as listas de maior sucesso.”

  1. Multitarefa

“Fazer várias coisas ao mesmo tempo gera distração e a distração prejudica resultados. Fazer tudo ao mesmo tempo é uma mentira. Multitarefeiros são medíocres em tudo.”

  1. Uma vida disciplinada

“Sustente a disciplina tempo suficiente até que se torne um hábito. Conquistas não são adquiridas por uma ação que você executa, mas sim um hábito que forja bem a sua vida.”

  1. A força de vontade está sempre à disposição

“Você tem um estoque limitado de força de vontade. Faça o mais importante primeiro. Quando nossa força de vontade está em baixa, tendemos a retornar a nossos padrões de sempre.”

  1. Uma vida equilibrada

“Tempo não espera por ninguém. Para conquistar um resultado extraordinário, você tem de escolher o que mais importa e dedicar-lhe todo o tempo necessário.” 

  1. Grande é ruim

“Pense Grande. Faça grandes perguntas. Não tenha medo do fracasso, ele faz parte da sua jornada em busca de resultados extraordinários.”

Você não precisa concordar com o livro. As 6 mentiras são polêmicas, uma vez que naturalmente contradizem filosofias de vida e até o que pregam algumas religiões, mas os argumentos são fortes, recheados de experiência e pesquisas sociais, mas não vou gerar spoilers para a sua possível leitura.

livro_2A grande lição do livro é que você precisa ter apenas UMA ÚNICA COISA como foco na sua vida.

Aliás, deixo aqui outra sugestão de leitura, o livro Outlier ou Fora de Série (em Português), de Malcolm Gladwell.

 

FOCO NO CLIENTE – PROPÓSITO

A falta de PO-SI-CIO-NA-MEN-TO no varejo, como diria o meu colega Jean Paul Rebetez (clique aqui para ler o artigo dele), é também muitas vezes devido à falta de FOCO. No desespero de querer aumentar as vendas, as empresas saem copiando o concorrente, copiando cardápios e pratos, seguindo modinhas e tendências, promovendo mudanças sem que necessariamente estejam no seu core business nem mesmo no perfil de seus clientes.

Se o seu negócio é ficar parecido com a concorrência, então você provavelmente não terá um resultado extraordinário.

A falta de FOCO é um pecado capital que muitas lojas carregam, o que você muitas vezes pode enxergar como uma má execução de um serviço e/ou atendimento na loja, sortimentos exagerados (deixo aqui o link do artigo de Alexandre Machado sobre o tema), lojas mal localizadas e preço sem foco no público-alvo.

A prática mais comum de falta de foco é não saber exatamente qual é o seu cliente-alvo e o que ele quer. O FOCO da sua empresa pode ser respondido principalmente pelas perguntas “QUEM? e “O QUE?”, o POSICIONAMENTO pelas perguntas “ONDE?” e “QUANTO?”, enquanto PROPÓSITO é respondido pela pergunta “POR QUE?”.

Não é preciso ir muito longe do nosso escritório na Avenida Paulista, ícone de São Paulo, para encontrar lojas com as características que menciono. Vou destacar algumas delas aqui:

 

manteigaria

 

Manteigaria Lisboa – Pastéis de Nata: uma doceria portuguesa na Rua Pamplona, 674, que tem como foco no cardápio – A ÚNICA COISA – o seu famoso pastel de nata, uma delícia com um café expresso e ótimo custo benefício, sempre cheio e localizado na região onde um expresso depois do almoço é supervalorizado.

 

 

 

 

clublife_ok

 

Club Life To Go Paulista: também próximo da Paulista, na Alameda Santos, 1518, o restaurante muito bem ambientado aposta em uma solução “fast-food saudável”, cardápio de comidas frescas, equilibradas, grab-to-go, com opções vegetarianas e sem glúten, sabe muito bem QUEM quer atender. Não se surpreenda de encontrar uma grande maioria de mulheres consumidoras dentro da loja.

 

 

 

japan_ok

Japan House: na Av Paulista, 52, a casa tem um forte foco na cultura japonesa e PROPÓSITO de disseminar a ampla cultura que o Japão possui. Com exposições, livros, artes, eventos, pop-up stores e até um restaurante, a Japan House tem movimentando um grande público não só curioso, mas também seguidores do que o Japão tem de melhor para oferecer.

Por isso lembre-se de dar foco para o seu negócio e para a sua vida. Se quiser conversar e saber mais sobre estratégia e foco no cliente me escreva.

 

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Rede de buffet infantil planeja chegar a 50 unidades em 5 anos

Próxima Postagem

Conheça as 4 fintechs brasileiras que atraíram a Bossa Nova Investimentos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

shopee
Destaque do dia

Marketplace Shopee aposta em campanhas para atrair consumidor

21 de abril de 2021
Amazon Salon
Destaque do dia

Amazon inaugura salão de cabeleireiro tecnológico em Londres

21 de abril de 2021
Não há mais como fugir do phygital
Artigos

Não há mais como fugir do phygital

21 de abril de 2021
Mercado, consumo e games
Artigos

Mercado, consumo e games

21 de abril de 2021
Loja da Imaginarium, uma das marcas do Grupo Uni.co
Destaque do dia

Americanas adquire Grupo Uni.co, dono de Imaginarium e Puket

20 de abril de 2021
Lojas Renner investe em inovação
Destaque do dia

Na Renner, inovação está “a serviço do encantamento”, afirma diretor

20 de abril de 2021
Próxima Postagem

Conheça as 4 fintechs brasileiras que atraíram a Bossa Nova Investimentos

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

shopee

Marketplace Shopee aposta em campanhas para atrair consumidor

21 de abril de 2021
Amazon Salon

Amazon inaugura salão de cabeleireiro tecnológico em Londres

21 de abril de 2021
Shopping Cidade São Paulo

CCP firma acordo para vender participação em 3 shoppings para a XP

21 de abril de 2021
Não há mais como fugir do phygital

Não há mais como fugir do phygital

21 de abril de 2021
Mercado, consumo e games

Mercado, consumo e games

21 de abril de 2021
Grupo Lupo aposta na inovação para crescimento de lojas e franquias

Grupo Lupo aposta na inovação para crescimento de lojas e franquias

21 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: