Afinal de contas do que se trata esse tal de OMNIVAREJO?

Qual empresa realmente no varejo nacional está em dia nesse assunto?

Muito se fala e pouco se sabe sobre a Omnivarejo e seus desafios. Arrisco uma definição sobre o assunto: “otimização dos recursos e processos tendo o consumidor OMNI no centro de tudo”.

Parece simples, mas só parece!

Vamos granular um pouco mais o tema. Começo por dividir o mundo OMNI em duas frentes – Soft e Hard. Aquela visível aos clientes que a experimentam de forma direta vou chamar de “Software”:

  • Ativação Digital – Captação de clientes, Bluetooth, Wifi;
  • Ambientação – Storytelling com soluções digitais e reconhecimento de facial (identificação da “persona”);
  • Digitalização do PDV;
  • Preços Dinâmicos;
  • Cauda longa através de terminais;
  • Cross selling por perfil de compra;
  • Coleta das compras em loja / Pickup in Store (BOPS);
  • Envio da Loja / Ship from Store (BOSS);
  • Envio para Loja / Ship to Store;
  • Transferências de Loja para Loja.

E aquela que diz respeito aos processos e suas integrações de “Hardware”.

Nessa segunda parte as coisas complicam um pouco mais, pois estou falando de realizar vendas a partir de um estoque “único”. Pense Centros de Distribuição (CD´s), lojas, trânsito, fornecedores… Tudo isso precisa estar interligado, atendendo ao cliente no mesmo dia, de onde quer que venha a mercadoria. Fullfilment imediato com todo o planejamento de vendas e “analytics” incluso.

E considerando oscilações de todos os tipos, como tempo ruim em uma determinada região, insucesso de algum item, sucesso repentino de outro… Essa capacidade de resposta rápida para atender ao consumidor de forma ágil, otimizada e com menor custo de servir é OMNI.

Multi-CD, loja, fornecedor, agendamento, execução por evento, otimização de custos e algoritmos específicos por loja exigem uma orquestração perfeita dos pedidos, reagindo às mudanças e demandas em tempo real.

ERP, sistema de loja, CRM, WMS e e-commerce funcionando conjuntamente para realizar a perfeita e conveniente entrega ao consumidor ao menor custo possível.

Poderia acrescentar a isso tudo o SAC OMNI, capaz de buscar as transações, detalhar as entregas, visibilidade de pedido, devoluções e trocas, captura de pedidos e tudo que envolve atendimento ao cliente e suas dúvidas.

Isso é OMNI! Otimização dos recursos para gerar valor é OMNI! Conveniência é OMNI!

Sabemos que OMNI é uma jornada e não um fim, nós da consultoria temos “cases” que podem surpreender você independente do grau de maturidade que se encontra a sua empresa.

Entre em contato será um prazer trocarmos algumas ideias sobre o assunto.

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

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