fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Churchill e a diferença entre Startups e Pequenas Empresas: as 3 dimensões

Redação de Redação
11 de agosto de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Startup
0
Churchill e a diferença entre Startups e Pequenas Empresas: as 3 dimensões

(Tempo de leitura: 4’40”)

Winston Churchill foi oficial do exército britânico, ministro da Defesa, primeiro ministro, escritor, orador, historiador, artista, ganhador do prêmio Nobel… Enfim, foi reconhecido em muitos campos, mas NÃO foi um empreendedor!

Tenho um amigo que é seu grande fã e diz que sempre haverá uma frase perspicaz do Churchill para qualquer que seja o assunto. Eu não tenho tanta certeza assim.

Embora o tema hoje seja, de fato, o que diferencia uma Pequena Empresa de uma Startup, vamos tratá-lo em 3 dimensões, junto com o “Desafio Churchill”.

1ª DIMENSÃO: A EMPREENDEDORA

Já que falaremos de ideias disruptivas, por que não começar tratando nossa personagem por ELA, e não ele… Garanto que só esta mudança vai mexer com o seu cérebro!

“Uma Pessimista vê dificuldade em cada oportunidade, uma Otimista vê oportunidade em cada dificuldade”
(Winston Churchill)

Toda empreendedora é uma otimista. Não tenho dúvida, mas dá para traçar algumas diferenças entre Startups e Pequenas Empresas pelo perfil da fundadora.

A fundadora de uma pequena empresa vê uma oportunidade de negócio onde possa realizar lucro. Na sua grande maioria, busca ser sua própria patroa e gerar ganhos maiores que os que teria como empregada. Sim, muitas pensam em crescer, mas a motivação primária é explorar o mercado local, usualmente com uma ideia e modelo de negócios já consolidados.

A fundadora de uma Startup pensa em uma inovação disruptiva, algo que mude os mercados, os modelos de negócios… Ideias que sejam repetíveis e escaláveis. Elas querem Dominar o Mundo. Desde o minuto zero, a empreendora de uma startup pensa em crescer o negócio de forma muito rápida até ser uma grande e disruptiva empresa.

Se perguntadas sobre os seus objetivos em 5 anos de vida, a fundadora de uma pequena empresa facilmente diria: “Faturar uma ou duas dúzias de milhões”. Já nossa líder da startup, diria: “Ser o padrão do mercado para esta ideia, fazer meu produto conhecido por todos”.

Se ela fosse o Churchill, diria: “Eu me satisfaço facilmente com o melhor dos melhores…”

E para deixar claro, há sim uma chance desproporcional de fracasso em uma startup.

2ª. DIMENSÃO: O MODELO

Uma startup é criada para ter crescimentos exponenciais. Seu modelo de negócio, produto ou serviço tem que permitir este crescimento. Por isso, várias startups possuem uma veia tremendamente tecnológica.

Além disto, por estarem testando ideias disruptivas, startups têm que validar estas ideias de maneira muito rápida e adaptá-las ainda mais rapidamente.

“Melhorar é mudar. Atingir a perfeição é mudar sempre e frequentemente”
(Winston Churchill)

3ª. DIMENSÃO: O INVESTIMENTO E O RETORNO

Nossa pequena empresária usará suas reservas financeiras, empréstimos de familiares e amigos para começar seu empreendimento. Ela raramente ela abrirá mão de ser a dona integral do negócio.

O retorno do seu investimento virá dos resultados financeiros do seu negócio. E o crescimento será financiado organicamente pelos lucros . Como modelo é simples assim.

Já nossa destemida da startup vai começar a buscar outros investidores desde bem cedo: anjos, crowdfunding, capital de risco… Ela não teme abrir mão de parcelas polpudas da empresa em troca dos fundos que vão permiti-la conquistar o mundo. Ela aposta que sua startup vai crescer quase que indefinidamente. E convence os investidores do mesmo.

“Aposte mais do que você tem disponível para perder, e você vai finalmente aprender a jogar”
(Winston Churchill)

Mas pode também apostar que os investidores vão querer seu retorno. Só que o retorno, em um investimento de risco, virá de investimento maior, que compre a parcela do investidor inicial na abertura de capital (IPO) ou pela aquisição da startup por uma empresa bem maior.

“Por mais bonita que seja sua estratégia, de vez em quando você tem que olhar para os resultados”
(Winston Churchill)

Claro que há várias outras dimensões que poderíamos abordar, mas considero estas três – o modelo mental, o modelo de negócios e o modelo financeiro –, altamente significativas.

Além disso, a esta altura, já dei o braço a torcer para o meu amigo, fã do Churchill. E para o deleite dele, terminarei com uma última frase:

“O sucesso não é definitivo, o fracaso não é letal. O que realmente conta é a coragem para seguir em frente”
(Winston Churchill)

 

Imagens: Freepik

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

#eufaçovarejo Concurso Cultural te leva para o Latam Retail Show

Próxima Postagem

Sonho de consumo dos pais é um smartphone, revela pesquisa Ipsos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Centauro
Destaque do dia

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta
Destaque do dia

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice
Artigos

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento
Destaque do dia

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021
PicPay
Destaque do dia

Com crédito pessoal, PicPay se consolida como marketplace financeiro no País

26 de fevereiro de 2021
Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual
Destaque do dia

Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual

26 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Sonho de consumo dos pais é um smartphone, revela pesquisa Ipsos

Sonho de consumo dos pais é um smartphone, revela pesquisa Ipsos

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular

Méliuz fecha compra do controle da plataforma Picodi.com por R$ 120 mi

27 de fevereiro de 2021
Centauro

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

26 de fevereiro de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: