Saiba como o setor de Foodservice mudou na crise
Talvez o aspecto mais importante para entender o que aconteceu no 2º trimestre de 2017 no setor de Foodservice (Alimentação Fora do Lar) não seja analisar os dados de 2017, mas sim os dados de 2016.
O ano de 2016 não só fez parte da pior crise da história do Brasil, mas o 2º trimestre de 2016 se mostrou como o pior trimestre para o Foodservice nessa crise recente, com drástica queda no número de visitas dos consumidores aos restaurantes, enorme pressão da inflação aumentando o ticket médio, desemprego galopante e o pior nível de confiança do consumidor da história. Aliás, não é nada trivial explicar para os nossos clientes estrangeiros as drásticas mudanças no cenário econômico, político e nos hábitos de consumo dos brasileiros.
Naturalmente, esse cenário desafiador impactou diretamente o setor do Foodservice e todas as comparações com o 2º trimestre de 2016 mostram uma forte recuperação do mercado, porém esse crescimento é alavancado pela base fraca comparação, visto que na comparação contra o 1º trimestre de 2017 fica evidente que há uma recuperação do mercado, porém mais tímida do que na comparação anual.
VAMOS AOS DADOS
Os dados a seguir são da Pesquisa CREST, maior e mais robusta pesquisa do setor de Foodservice no Brasil e no mundo, com 72.000 entrevistados por ano apenas no Brasil.
O 2º trimestre de 2017 mostrou crescimento de faturamento do setor de 14% na comparação anual, que veio em parte pelo crescimento do tráfego de pessoas de 5,1%, mas principalmente pelo aumento do ticket médio de 8,5% ainda refletindo a forte inflação do período. Por outro lado, na comparação com o trimestre anterior (1º tri de 2017) o crescimento do faturamento foi de 3,5%, crescimento que veio apenas do aumento do tráfego de clientes de 4,4%, uma vez que o ticket médio caiu -0,9% no período.
É NA CRISE QUE AS CARTAS SÃO REDISTRIBUÍDAS
Observamos também mudanças importantes na participação de mercado das principais redes, onde aqueles operadores que estão estruturados e capitalizados estão investindo forte na expansão e no marketing apresentam crescimento de até 31% no faturamento (ano contra ano) e de 19% no tráfego de clientes (ano contra ano), enquanto existem redes locais e internacionais que apresentam o movimento inverso, perdendo share de até -3,5% no faturamento (comparação anual) e de até -13,1% no fluxo de clientes (comparação anual).
Notamos também que algumas mudanças no comportamento dos consumidores iniciadas em 2016 ainda se mostram presentes como a redução do fluxo de grandes grupos (5 ou mais pessoas), redução na presença de crianças nos grupos e também a racionalização das ocasiões de consumo.
VAMOS CONTINUAR ESSE PAPO?
Entre os dias 29 e 31 de Agosto acontece o LATAM RETAIL SHOW, maior evento de varejo da América Latina, que terá uma trilha de palestras dedicas ao Foodservice, mais informações no site latamretailshow.com.br