fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Se eu posso, você também pode

Redação de Redação
30 de agosto de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Ecommerce, Varejo Digital
0
Se eu posso, você também pode

Essa frase foi dita por Abilio Diniz, em sua apresentação no Latam Retail Show, maior evento de varejo da América Latina. Pra quem não conferiu, ainda dá tempo, o evento ocorrerá até amanhã, 31 de agosto, no Expor Center Norte.

No primeiro dia já tivemos muita troca de conhecimento, experiências e conteúdo. É o local perfeito para nos oxigenarmos de ideias e voltarmos com tudo para as nossas empresas. No artigo de hoje vou me limitar na análise de duas palestras em específico: Nizan Guanaes e Abílio Diniz.

O conteúdo do Nizan foi totalmente focado ao mercado digital, e assim como o dele, muitos outros painéis do Latam tratarão esse tema (não percam na quinta-feira, dia 31, às 14h – Omnichannel na Prática: lições de quem já aplica com excelência – painel em que sou a curadora). Algumas reflexões importantes para nós profissionais do digital ou do varejo.

#1 Digital é cultura e vira departamento

Todos nós como consumidores já somos digitais (sejam nativos ou imigrantes), porém nossas empresas ainda não são. Fazemos um esforço imenso para implantar iniciativas digitais: e-commerce, digitalizar a loja física, app para o time de vendas, etc… porém mesmo as empresas que conseguem incorporar isso aos seus negócios, poucas são as que conseguem incorporar na sua cultura. E isso faz toda diferença…

#2 O Futuro é Digital: ele é considerado despesa ou investimento?

Assim, como é sabido por todos que os consumidores já são digitais, também é unânime entre os gestores que o futuro está nas estratégias digitais. E como tratamos esses esforços no nosso dia a dia? Priorizamos da forma como deveríamos? Enxergamos esse desenvolvimento como investimento (em termos contábeis, recursos financeiros, visão de longo prazo e talentos apropriados)? Se a resposta é não, vejam a próximo insight…

#3 Se o Futuro é Digital, quem está cuidando dele na nossa empresa?

Esse é um ponto muito importante e por vezes pouco valorizado pelos gestores da companhia. Temos que buscar criar equipes multidisciplinares, cooperando entre si, para atuarem em todas as esferas da empresa pensando no digital (não só no departamento!!). O digital tem que estar no RH, na controladoria, nos processos, temos que de fato implantar o digital como cultura, incorporado em todos aspectos da empresa, não apenas como canal e marketing. O digital tem que estar presente principalmente nos gestores e decisores da empresa, é o mindset deles que irá contaminar o time.

#4 Os KPIs são controlados separadamente?

Essa questão é um desdobramento das demais. Enquanto consideramos o digital como departamento ou despesa e de responsabilidade, muitas vezes, de apenas uma pessoa, suas metas e indicadores também serão tratados de forma apartada. Todos têm que ser responsáveis pelos resultados do digital e o digital deve ser responsável pelos outros resultados. Exemplo simples: uma das iniciativas omnichannel mais implantadas no Estados Unidos e agora também no Brasil é o “retira em loja”, ou seja, compra na loja online e retira no ambiente físico. Como vamos continuar tratando de forma segregada os resultados de loja e do e-commerce se direta, e indiretamente, todos agregam para a experiência do cliente e criação de valor?

Nizan termina com o 5º trend:

#5 Vamos cuidar do digital com mais tempo e mais dedicação

Acho que essa foi uma aula com muitos insights para pensarmos e refletirmos sobre a atuação das nossas empresas e até mesmo a nossa, como executivos, nesse mundo com consumidores digitais que estão ávidos para que nossos negócios se digitalizem sem precisar mais ter uma relação de consumo analógica com a gente.

Retomando o título do artigo, Abílio Diniz iniciou muito bem sua apresentação dizendo: “Se eu posso, você também pode”. Portanto, mudar o rumo dos nossos negócios depende só de nós.

 

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Alexandre Cobra, CEO da Adriana Degreas, fala sobre Internacionalização no Latam Retail Show 2017

Próxima Postagem

Missguided: o varejo ultra-fast-fashion

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta
Destaque do dia

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice
Artigos

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento
Destaque do dia

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021
PicPay
Destaque do dia

Com crédito pessoal, PicPay se consolida como marketplace financeiro no País

26 de fevereiro de 2021
Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual
Destaque do dia

Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual

26 de fevereiro de 2021
lojas-americanas
Destaque do dia

BR Distribuidora fecha parceria com Lojas Americanas para lojas de conveniência

25 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Missguided: o varejo ultra-fast-fashion

Missguided: o varejo ultra-fast-fashion

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

26 de fevereiro de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021
Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: