Alibaba lança plano de pesquisa e desenvolvimento no exterior avaliado em US$15 bi

Academia “Damo” vai lançar oito bases na China, Israel, Estados Unidos, Rússia e Cingapura e está contratando 100 pesquisadores

A principal empresa de varejo online chinesa, o Alibaba Group Holding, está lançando um plano de 15 bilhões de dólares para construir centros de pesquisa no exterior, com a empresa buscando competir com líderes globais no comércio eletrônico, logística e tecnologia de computação em nuvem.

A academia “Damo” vai lançar oito bases na China, Israel, Estados Unidos, Rússia e Cingapura e está contratando 100 pesquisadores para trabalhar com inteligência artificial (IA), computação quântica e fintech, disse a empresa em comunicado nesta quarta-feira.

“A Alibaba Damo Academy estará na vanguarda do desenvolvimento da próxima geração de tecnologias que impulsionará o crescimento da Alibaba e de nossos parceiros”, disse o diretor de tecnologia, Jeff Zhang.

A gigante chinesa e suas afiliadas passaram por um rápido processo de expansão no ano passado, o que as levou a uma competição direta com a varejista online norte-americana Amazon.com e com empresas globais de pagamentos, nuvem e logística.

O investimento também acontece no momento em que Pequim está dando prioridade ao financiamento estatal em computação quântica, inteligência artificial e processamento de grande volume de dados (big data), ao pedir que governos de províncias, universidades, Exército e empresas particulares desempenhem um papel maior no desenvolvimento dessas tecnologias em áreas em que a China está atrás de países desenvolvidos.

O Alibaba atualmente emprega 25 mil engenheiros na equipe e disse que a nova infraestrutura de pesquisas irá ajudá-lo a atingir a meta de dois bilhões de clientes em duas décadas.

Fonte: Reuters

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist