fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os restaurantes Fast Casual estão cada vez mais entre nós!

Marcos Hirai de Marcos Hirai
11 de janeiro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Foodservice, Pontos Comerciais
0
Os restaurantes Fast Casual estão cada vez mais entre nós!

Uma nova categoria de restaurantes começa a fazer parte do nosso cotidiano e, dado o surgimento de diversas redes nos últimos anos, tudo indica que vieram para ficar.

Estes restaurantes se parecem com as redes de Fast Food, mas possuem algo diferente. Também lembram os restaurantes Casual Dining, com algumas particularidades… Enfim, esta nova modalidade de restaurantes, denominada Fast Casual, é a que mais cresce no mundo e possui entre seus principais expoentes as redes americanas Chipotle, Peiwei, Five Guys, Shake Shack, Au Bon Pain e Panera Bread, entre outras.

O conceito do Fast Casual é simples: unir boa comida (regada a produtos de boa qualidade e produção cuidadosa) à casualidade do Fast Food, onde o cliente faz o pedido no caixa, pega uma senha e retira no balcão. Além disso, a cozinha é aberta e o cliente vê o preparo do seu prato na hora. Este conceito cai como uma luva para os Millennials, ou geração Y, nascidos entre 1980 e 1995 e que valorizam, sobretudo, conveniência, praticidade e qualidade.

Economicamente, o conceito Fast Casual é interessante para o público, pois proporciona a experiência da comida “gourmet” com tíquete médio um pouco mais baixo do que o de um restaurante à la carte com força gastronômica (mas ainda assim, um pouco acima dos Fast Foods). Para os proprietários, este modelo é bem-visto, pois a ausência dos garçons ajuda a baratear os custos do negócio, além do conceito ter mais força que o de um Fast Food comum, o que os deixa à frente dos concorrentes.

O desenvolvimento deste setor é impressionante: só nos Estados Unidos, restaurantes Fast Casual obtiveram um crescimento de 550% desde 1999, dez vezes mais em relação aos Fast Food durante o mesmo período. A mesma pesquisa, realizada pela Euromonitor, mostra que apenas em 2014 os norte-americanos gastaram mais de US$ 21 bilhões em restaurantes Fast Casual.

Aqui no Brasil algumas redes têm feito muito sucesso partindo deste modelo: as hamburguerias gourmet Bullguer e Burger Joint, a pizzaria cool Bráz Elettrica, o japonês Sukiya, a kebaberia Laffa, a rede alemã de comida italiana Vapiano, os novos restaurantes do Wendy´s…  Além destes, algumas redes de Fast Food já estão se rendendo ao novo conceito – marcas como Bob´s, Giraffa´s e Spoleto já possuem lojas reformadas utilizando-se deste modelo.

Para redes tradicionais como o Bob´s, este assunto é de vital importância estratégica. Depois das primeiras experiências com lojas reformadas, os resultados foram tão bons (aumento médio de 20% nas vendas) que agora pretendem transformar todas as lojas até 2019.

O conceito de personalização e liberdade de escolha dos ingredientes, a partir do momento que passou a permitir a customização dos lanches que antes eram padronizados, foi um sucesso. Atualmente, o cliente pode retirar ou dobrar a quantidade de ingredientes, como molhos e acompanhamentos, sem custo adicional – os únicos ingredientes que ainda são imutáveis são o pão e a carne do hambúrguer. Além disso, eles investiram em tecnologia. Totens de autoatendimento instalados nas lojas permitem que o cliente faça pedidos, monte seu lanche e pague a conta sozinho. Na arquitetura e layout das lojas, cadeiras e mesas padronizadas, típicas de praças de alimentação, foram aposentadas. Agora, as lojas possuem diversos tipos de mobiliários, desde mesas grandes para grupos de amigos até banquetas individuais.

Muitos especialistas arriscam dizer que em poucos anos, todas as redes de Fast Food migrarão para o Fast Casual e, portanto, este será o novo padrão de comida rápida no mundo. Vamos esperar para ver.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Comércio varejista apresenta bons resultados no final do ano

Próxima Postagem

Adidas, Leesa e Bvlgari no primeiro dia de visitas técnicas pelas lojas inovadoras de Nova York

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionada Posts

AliExpress freta quatro voos semanais para o Brasil e promete entregas em 10 dias
Destaque do dia

Lojistas que usam plataforma Nuvemshop podem vender produtos do AliExpress

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil
Artigos

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos
Destaque do dia

Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista
Artigos

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021
KFC deverá inaugurar 500 novas unidades até 2027
Foodservice

IMC consegue decisão favorável em disputa com rede KFC na Justiça

1 de março de 2021
São Paulo autua mais de 40 estabelecimentos por descumprimento do toque de restrição
Foodservice

São Paulo autua mais de 40 estabelecimentos por descumprimento do toque de restrição

28 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Adidas, Leesa e Bvlgari no primeiro dia de visitas técnicas pelas lojas inovadoras de Nova York

Adidas, Leesa e Bvlgari no primeiro dia de visitas técnicas pelas lojas inovadoras de Nova York

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

AliExpress freta quatro voos semanais para o Brasil e promete entregas em 10 dias

Lojistas que usam plataforma Nuvemshop podem vender produtos do AliExpress

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

1 de março de 2021

iFood se compromete a oferecer formação em tecnologia para 25 mil pessoas

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021
Litro da gasolina fica acima de R$ 5 pela primeira vez na média nacional

Ticket Log: Preço da gasolina sobe 8,65% nos dois primeiros meses de 2021

1 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: