Eduardo Yamashita e Luiz Alberto Marinho destacam o conceito de multipolarização para o varejo durante o Retail Trends

Durante o Retail Trends, evento organizado pela GS&MD, em São Paulo, no Expo Center Norte, Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS& e Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS& Malls realizaram uma apresentação sobre as mudanças e adaptações que o varejo está realizando para atender às novas exigências do consumidor atual e se destacar perante os concorrentes. O conceito de multipolarização aborda como o varejo deve usar valor, diferenciação e solução para posicionar-se de maneira relevante para o omniconsumidor.

Um estudo global indica que a preferência dos consumidores por preço e acesso está crescendo, no entanto eles desejam isso sem abrir mão da qualidade. A experiência de compra diferenciada é importantíssima. Conforme destacou Marinho, “quem só vende fica para trás”.

Yamashita contou sobre o exemplo da rede Trader Joe’s, que a delegação da GS&MD visitou em Nova York. “A produtividade deles é o dobro da Whole Foods (rede de supermercados de produtos naturais). Eles vendem o dobro da Whole Foods por metro quadrado.” Os enormes corredores das unidades da Trader Joe’s chamam a atenção. Isso é feito para que os clientes passem mais de uma vez por eles, comprando mais.

“Perguntamos para eles qual o maior desafio que enfrentam. Pensamos que responderiam suprimento ou qualquer outra coisa. A resposta surpreendeu: crowd control (controle de multidão). Isso acontece porque eles vendem produtos 20, 30, até 50% mais barato. Eles têm marcas próprias e investem nisso de forma agressiva.”

Marinho e Yamashita comentaram ainda outros exemplos que visitaram em Nova York. A rede Target, que funciona como um misto de loja de departamento com supermercado, tem funcionários que trabalham em torno de 5 horas por dia, quando realmente há clientes para atender. Outro exemplo é o da Lego, que tem vendedores que são verdadeiros embaixadores da marca, além de uma flagship store em que é possível fazer produtos personalizados.

Marinho destacou: “No entanto, é preciso, antes de mais nada, fazer bem o básico, oferecer preço e qualidade.”

A grande oportunidade está na oferta de serviços e soluções. “Este é um terceiro nicho, além de valor e diferenciação, sendo cada vez mais buscado pelo consumidor”, falou Marinho.

Retail Trends GS&MD

7 de fevereiro de 2018

Horário: 9h às 17 horas

Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 –  Vila Guilherme – São Paulo

 

Redação

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