fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Cases

Propósito como fator indispensável para orientar os rumos do varejo foi tema de palestra no Retail Trends

Redação de Redação
9 de novembro de 2020
no Cases, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
0
Propósito como fator indispensável para orientar os rumos do varejo foi tema de palestra no Retail Trends

Empresas com propósito foi o temas da apresentação de Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls e Lyana Bittencourt, sócia-diretora da Bittencourt. A palestra aconteceu nesta quarta-feira durante o Retail Trends, evento organizado pela GS&MD no Expo Center Norte, em São Paulo.

“Propósito tem a ver com o porquê da empresa existir. Algo que vá além de simplesmente gerar lucro,” disse Lyana. Conforme a frase do escritor Mark Twain, “os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu, e o dia em que você descobre o porquê”.

Ela lembrou que os consumidores preferem consumir de empresas que tem propósito claro, uma preocupação com as pessoas e estão cada vez mais exigentes neste sentido. No entanto, menos de 35% das empresas possuem. E este é um problema grave: “quem não tem propósito, não tem alma. As companhias que tem são as mais perenes”, destacou.

Lyana e Marinho trouxeram vários exemplos de corporações com propósito. A americana CVS Pharmacy se comprometeu a eliminar produtos com tabaco do seu portfólio, já que vende qualidade de vida e saúde. Os resultados puderam ser mensurados: 8 meses depois, a imprensa retratava a rede como sendo criativa e verdadeira. E o mais importante: 260 mil pessoas procuraram ajuda para parar de fumar. A CVS demonstrou estar mais preocupada com o bem estar do consumidor do que com o lucro.

Marinho esclareceu que normalmente as empresas com propósito tem valores em comum com as pessoas, busca se conectar emocionalmente e melhorar a vida delas. Ele trouxe para ilustrar o exemplo da American Girl, que tem como propósito empoderar as meninas, permitindo que construam bonecas como quiserem. Exibiu o vídeo emocionante de uma menina que ganha uma boneca com perna mecânica, assim como ela.

Outro exemplo é o da flagship da Adidas. “A marca defende que pessoas que praticam esportes são mais felizes. Eles têm uma quadra de basquete, pista de corrida. No lugar do café há um juice bar. Ou seja, quer que as pessoas tenham um estilo de vida mais saudável,” disse Marinho. O especialista chamou a atenção para algo muito importante: o propósito tem que ser realmente colocado em prática, não ficar apenas na teoria. “O propósito não é para ficar escrito em um quadro na parede. Tem que estar em todos os lugares, ser realmente percebido pelo consumidor,” declarou.

A rede de calçados, óculos, bolsas e roupas Toms tem o slogan “One for One”. Cada produto vendido ou consumidor na loja traz uma contrapartida para melhorar a vida de alguém em algum lugar. “Cada café tomado na loja gera água potável em algum lugar do mundo. Cada óculos vendido dá um óculos para alguém que precisa. Eles tem ações para minimizar o bullying, ou seja, o objetivo da loja é oferecer ajuda para alguém que precisa,” disse Marinho.

Lyana também trouxe o exemplo de Arianna Huffington. A fundadora do The Huffington Post e da Thrive Global tomou para si a missão de ajudar as pessoas a ter maior qualidade de vida, após um burnout.

Para concluir Lyana lembrou: “A nova geração vai exigir cada vez mais das empresas a preocupação com algo além do lucro. Marcas sem propósito são marcas sem alma. Corra atrás para definir o seu.”

 

Próximas edições Retail Trends GS&MD:

Porto Alegre

Data: 21 de fevereiro de 2018

Horário: 14h às 18 horas

Endereço: Teatro Unisinos – Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640 – bairro Boa Vista – Porto Alegre

 

Salvador

Data: 28 de fevereiro de 2018

Horário: 9h às 12h30

Endereço: Casa do Comércio – Av. Tancredo Neves, 1109 – bairro Pituba – Salvador

 

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

As startups como modelo de inovação sustentável no varejo

Próxima Postagem

Planejamento: o Calcanhar de Aquiles do Gerente de Loja

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva
Economia

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016
Economia

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF
Foodservice

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021
Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta
Destaque do dia

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento
Destaque do dia

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021
PicPay
Destaque do dia

Com crédito pessoal, PicPay se consolida como marketplace financeiro no País

26 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Planejamento: o Calcanhar de Aquiles do Gerente de Loja

Planejamento: o Calcanhar de Aquiles do Gerente de Loja

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021
Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: